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segunda-feira, 20 de agosto de 2007

NASCAR: Evolução da Stock Car americana - Parte 2

Clique AQUI para ler a parte 1

NASCARTudo começou com as corridas no famoso circuito de rua/praia em Daytona no final dos anos 40. Por algum tempo funcionou bem e, com o suporte dos torcedores, pilotos e montadoras, o sistema continuou a prosperar. Mas a variedade de circuitos e o nível de competição necessitavam de algumas modificações. Enquanto muitas delas foram instituídas “pelo interesse da segurança”, as montadoras encontraram maneiras de unir a alta performance aos principais avanços de suas linhas de produção, fazendo, assim, com que estas novas peças pudessem ser utilizadas nas corridas da Grand National, precursora da Nextel Cup Series.

Um dos primeiros itens produzidos especificamente para as corridas de stock car foram os pneus da Pure Oil Company, em 1952. Até então eram usados pneus comuns, os únicos disponíveis também para as competições. Os rádios de comunicação foram utilizados pela primeira vez na NASCAR também em 1952, em Daytona Beach, e foi sendo utilizado cada vez mais até se tornar um equipamento fundamental nos carros de corrida.

Hudson (NASCAR, 1953)Uma das primeiras grandes mudanças ocorreu um ano depois, quando as montadoras Oldsmobile, Lincoln e Hudson introduziram componentes na suspensão como resposta às recorrentes falhas nos eixos dos carros. As montadoras também estavam descobrindo como poderiam introduzir equipamentos de alta performance aos carros comuns de forma a torná-los aptos à competição nos circuitos. Por exemplo, o carburador “Twin H” da Hudson foi uma inovação que ajudou seus carros a vencerem 22 das 37 corridas na temporada de 1953.

Chevrolet (NASCAR, 1955)Em 1955 a Chevrolet introduziu uma das mudanças mais significativas nos stock cars: o motor V8 de 355 polegadas cúbicas que, com algumas poucas alterações, ainda hoje é usado pelos carros de corrida da General Motors nos Estados Unidos. Em 1957 a inovação foi da Buick, criando os tambores de freio de alumínio. O carro, que Fireball Roberts tornou famoso, usava um sistema de freios que dissipava o calor de maneira mais eficiente devido ao uso do alumínio e ao seu novo design.

Paul GoldsmithNo final da década de 1950, quando chegava a era dos “superspeedways”, como Talladega, a General Motors novamente mudou o design dos carros em 1958. Com isso, poucos dos seus carros foram usados naquele ano, pois os pilotos preferiam continuar com algo que lhes fosse familiar. No entanto, o mecânico Henry “Smokey” Yunick entendeu bem o novo sistema e o piloto Paul Goldsmith venceu a última corrida em Daytona em 1958 pilotando um Pontiac com o novo design, que seria uma nova porta aberta para a NASCAR a partir dos anos 60.

Fonte: NASCAR.com


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2 Comentários:

P. L. F. V. disse...

Bisonhos aqueles dois carros das fotos ali 0_0

Bia disse...

Gostaria de saber o e-mail de contato do site para enviar um Release sobre o MediaZone.com


Obrigada
bia@caquicom.com

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