PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

História da Copa do Mundo de Rugby às vésperas da próxima edição


William Webb EllisEnquanto vinte seleções do mundo inteiro fazem seus últimos preparativos para a Copa do Mundo de Rugby, que terá início no dia 7 de setembro deste ano com a partida entre França, dona da casa, e Argentina no Estádio de Saint-Denis, o Canal #Sports relembra a primeira edição deste que é o principal torneio mundial do esporte. Apesar de a origem do esporte ser creditada a William Webb Ellis em 1823, o que torna o rugby um dos esportes mais antigos dentre os praticados hoje em dia, a primeira Copa do Mundo aconteceu apenas em 1987.

Final da Copa do Mundo de Rugby, 1987Nova Zelândia e Austrália foram as sedes conjuntas do evento, que ocorreu entre 23/05 e 20/06 daquele ano e contou com a participação de 16 países. O Grupo 1 reunia Austrália, EUA, Inglaterra e Japão; o Grupo 2 tinha País de Gales, Irlanda, Canadá e Tonga; o Grupo 3 tinha Nova Zelândia, Fiji, Itália e Argentina; e o Grupo 4 reunia França, Escócia, Romênia e Zimbábue. As duas melhores seleções de cada grupo avançaram às quartas-de-final, originando os seguintes emparelhamentos: Nova Zelândia vs Escócia, País de Gales vs Inglaterra, França vs Fiji e Austrália vs Irlanda. Nas semifinais os australianos foram derrotados em casa pelos franceses por 30-24 no Estádio Concord Oval, em Sydney, com tries marcados por Lorieux, Sella, Lagisquet e Blanco. Na outra semifinal, massacre neozelandês sobre a equipe do País de Gales: 49-6. Os destaques foram John Kirwan e Wayne Shelford, cada um com dois tries.

Capitão John Kirk levanta a taçaAssim, a grande final da primeira Copa do Mundo de Rugby seria disputada entre Nova Zelândia e França no Eden Park, em Auckland, sob a arbitragem do australiano Kerry Fitzgerald. A 20 de junho de 1987, diante de 46 mil espectadores, a seleção neozelandesa não decepcionou seus torcedores. Com grande atuação de Grant Fox, que converteu quatro penalidades, além de tries marcados por Michael Jones, John Kirwan e David Kirk, os All Blacks venceram a França, que teve apenas um try marcado por Pierre Berbizier, pelo placar de 29-9.


Fontes: Wikipedia e IRB

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

2 Comentários:

P. L. F. V. disse...

Canal #Sports sempre fazendo uma enorme cobertura hein ow
Do futebol ao rugby
E agora com a Tv Canal #Sports a cobertura é maior ainda! xD

Anônimo disse...

Grande Canal #Sport, sempre presente em todos os esportes.
Mas nunca consigo entender Rugby, também nunca vi jogo algum né, espero um dia compreendê-lo.

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO