Temporada 1965-66 da NBA: Celtics pelo oitavo ano seguido
Pela oitava vez consecutiva, o Boston Celtics conquistava o título da NBA na temporada 1965-66. Contudo, não sem uma dose maior de esforço do que nos anos anteriores. Os sinais de mudança no panorama surgiram ainda na temporada regular, quando os 76ers derrotaram os Celtics seis vezes em dez partidas, com grandes atuações de Wilt Chamberlain e do novato Billy Cunningham.
Pela primeira vez em dez anos os Celtics não foram os líderes do Leste na temporada regular, tendo vencido 55 partidas, uma a menos que os 76ers. Isto obrigou a equipe a jogar os playoffs de divisão contra o Cincinnati Royals, que os Celtics venceram por 3-2. Na final do Leste, no entanto, a equipe embalou e não deu chance à equipe liderada pelo astro Wilt Chamberlain, derrotando os rivais por fáceis 4-1 na série. Enquanto isso, os Lakers suavam duro para derrotar o St. Louis Hawks na final do Oeste em sete partidas. Pela quarta vez em cinco temporadas, a o campeão da NBA sairia do duelo entre Celtics e Lakers.
Com uma vitória na prorrogação (133-129), os Lakers venceram a primeira partida em Boston, ligando o sinal de alerta para a quebra da hegemonia dos Celtics. No entanto, o time de Red Auerbach não era heptacampeão por acaso, não permitindo que a pressão externa influenciasse no estilo de jogo da equipe. Com três vitórias consecutivas, Boston tomou a liderança da série. Com duas vitórias apertadas nos jogos seguintes, Los Angeles manteve viva a esperança o título. O sétimo e decisivo jogo foi disputado até o fim, quando prevaleceu mais uma vez a equipe dos Celtics, com uma vitória por 95-93. Auerbach anunciava sua aposentadoria e também que o astro Bill Russell seria o seu sucessor: o primeiro técnico afro-americano nos esportes profissionais norte-americanos.
Referências: NBA.com e Wikipedia
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário