PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Temporada 1973-74 da NBA: título dos Celtics em nova era

Novos ares tomariam conta da NBA a partir desta temporada, com a aposentadoria de Wilt Chamberlain e com a última temporada a ser disputada por grandes jogadores como Willis Reed, Jerry Lucas, Jerry West e Oscar Robertson. Despois de desapontar na decisão da Conferência do Leste na temporada anterior, Dave Cowens e os Celtics chegariam novamente ao topo do basquete norte-americano disputando a final pela primeira vez desde 1969.

Boston Celtics (escudo antigo)

A equipe dirigida por Red Auerbach, que, além de Cowens, contava com os talentos de Paul Silas e John Havlicek, venceram a Divisão do Atlântico com uma campanha de 56-26, seguidos pelo envelhecido Knicks, com 49-33. Após derrotar os Buffalo Braves em seis partidas, novamente encontraram os Knicks na decisão do Leste. Porém, Boston levou a melhor desta vez, fazendo 4-1 na série. Na Conferência do Oeste, Milwaukee dominou o cenário com 59-23, seguido por Chicago, com 54-28. Os Bucks deixaram os Lakers pelo caminho em cinco partidas e, na decisão da Conferência, passaram fácil pelo Chicago Bulls com uma varrida: 4-0.

Boston Celtics (1973-74)
As duas melhores equipes da temporada chegavam à decisão. No primeiro jogo, em Milwaukee, apesar dos 35 pontos de Kareem Abdul-Jabbar, os Celtics venceram com certa tranquilidade por 98-83. No segundo jogo, os 36 pontos de Jabbar, desta vez, valeram muito na vitória por 105-96 na prorrogação. Boston deu o troco vencendo também em casa o terceiro jogo (95-83), mas Milwaukee empatou a série com uma vitória por 97-89 na quarta partida. Havlicek e Cowens marcaram 28 pontos no quinto jogo e lideraram os Celtics na vitória por 96-87, que deixou a equipe a uma vitória do título, vencendo a série por 3-2. Boston poderia levar a taça no sexto jogo, em casa, mas Jabbar marcou 34 pontos, inclusive a cesta da vitória por 102-101 na prorrogação. A decisão iria para o jogo 7 em Milwaukee. Com o mando de quadra influindo tão pouco nesta série, Boston novamente levaria a melhor, conquistando mais uma vez o título da NBA. Com 28 pontos e 14 rebotes para Cowens, os 26 pontos de Jabbar não foram suficientes e Boston venceu por 102-87, nesta que seria a última participação dos Bucks nas finais da NBA até o momento.

Referências: NBA.com e Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO