PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Taça Libertadores da América 1987: o quinto título do Peñarol

Em 1987 foi disputada a 28ª edição da Libertadores da América, que voltou, depois de cinco anos, a ter um clube uruguaio como campeão. O Peñarol alcançou seu quinto título na história do torneio em decisão diante do América (COL), que mais uma vez era derrotado na decisão. O River Plate (ARG), por ter sido campeão no ano anterior, avançou diretamente para a segunda fase da competição.

Peñarol (1987)
O Peñarol terminou sua participação na primeira fase invicto, vencendo quatro e empato duas partidas diante dos seguintes adversários: Progreso (URU), Alianza (PER) e Colégio San Agustín (PER). A primeira colocação do grupo lhe garantiu a classificação para a fase seguinte, onde ficou no mesmo grupo dos argentinos Independiente (ARG) e River Plate (ARG). Os uruguaios garantiram sua classificação com uma rodada de antecedência, ao obter uma grande vitória por 4x2 sobre o Independiente em Avellaneda. No outro grupo, o América de Cali (COL) garantia sua vaga na decisão pela terceira vez seguida ao deixar pelo caminho Cobreloa (CHI) e Barcelona (EQU). A goleada por 4x0 sobre os equatorianos na última rodada deu o saldo de gols necessário para o time colombiano avançar no torneio.

O Estádio Pascual Guerrero foi mais uma vez o palco da primeira partida da decisão e, desta vez, o América largou na frente ao vencer por 2x0 com gols de Battaglia e Cabañas. Como o saldo de gols ainda não era critério de desempate na decisão, o Peñarol precisava de uma vitória simples para forçar a terceira partida. E a vitória veio de forma dramática no Estádio Centenário. A partida estava empatada em 1x1 até os 42 minutos do segundo tempo, quando Villar marcou o gol da virada e deu a vitória aos uruguaios por 2x1. O jogo desempate seria três dias depois, em Santiago. Novamente a vitória uruguaia veio de modo dramático. Depois de 0x0 no tempo normal, o jogo foi para a prorrogação. No último minuto o atacante Aguirre marcou o gol que garantiu pela quinta vez o título do Peñarol na Taça Libertadores da América.

Peñarol
1ª Fase
06/05, Peñarol 3x2 Progreso (URU)
18/05, Alianza (PER) 0x1 Peñarol
21/05, Colégio San Agustín (PER) 1x1 Peñarol
26/05, Progreso (URU) 1x1 Peñarol
02/06, Peñarol 2x0 Alianza (PER)
05/06, Peñarol 2x0 Colégio San Agustín (PER)

Fase Semifinal
03/09, Peñarol 3x0 Independiente (ARG)
16/09, Peñarol 0x0 River Plate (ARG)
30/09, Independiente (ARG) 2x4 Peñarol
07/10, River Plate (ARG) 1x0 Peñarol

Finais
21/10, América (COL) 2x0 Peñarol
28/10, Peñarol 2x1 América (COL)
31/10, Peñarol 1x0 América (COL)

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Monumental de Nuñez (Buenos Aires, Argentina)
Data: 31 de outubro de 1987
Público: 25.000
Gol:
120’ - PEN 1x0 AME (Aguirre)

Peñarol: Pereira, Herrera, Rotti, Trasante, Domínguez, Perdomo (Gonçálvez), Da Silva, Vidal (Villar), Viera, Cabrera e Aguirre – Técnico: Oscar Tabárez
América: Falcioni, Valencia, Espinosa, Aponte, Ampudia, Luna, Santín, Cabañas, Ortíz, Gareca (Esterilla) e Battaglia – Técnico: Gabriel Ochoa Ubire

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO