Liga dos Campeões 1991-92: o primeiro título do Barcelona
Os deuses do esporte sorriram para o Barcelona em 1992, uma vez que a capital catalã acolheu os Jogos Olímpicos e a Copa dos Campeões, que, a partir daquela temporada, teria sua estrutura modificada e era adotado seu novo nome: Liga dos Campeões da Europa. Mas se o resto da Espanha reclamou a primeira competição como sua, já o troféu do principal torneio de clubes europeu era propriedade exclusiva do vencedor, o Barcelona. A equipe dirigida por Johan Cruyff possuía grandes talentos nacionais e internacionais – com os catalães Albert Ferrer e Josep Guardiola, o dinamarquês Michael Laudrup e o búlgaro Hristo Stoitchkov. Mas foi outro astro, o holandês Ronald Koeman, que marcou o único gol de uma final de grande qualidade frente à Sampdoria do brasileiro Toninho Cerezo, já na prorrogação, através de uma cobrança de falta sem chance de defesa para Gianluca Pagliuca.
A derrota foi um desfecho cruel para a equipa italiana, também derrotada pela Barcelona na final da Recopa Europeia em 1988. O clube de Gênova vencera um dos dois grupos da fase semifinal introduzida pela UEFA para substituir as quartas-de-final e as semifinais, levando a melhor sobre o Estreka Vermelha (IUG), o Anderlecht (BEL) e o Panathinaikos (GRE). Sem surpresa, foram os detentores do título, os iugoslavos, aqueles que constituíram a maior ameaça. Mas forçados a jogar os seus jogos fora de Belgrado devido à guerra nos Balcãs, a defesa do título terminou com uma derrota em “casa” por 3x1 frente à equipe dirigida pelo compatriota Vujadin Boskov, em Sófia.
Do outro lado, o Barcelona garantiu a classificação para essa mesma fase graças aos golos marcados fora de casa nos acréscimos contra o Kaiserslautern (AL.OC.). A única mancha no percurso catalão foi a derrota por 1x0 em Praga diante do Sparta, mas, mesmo assim, a equipe terminou à frente do próprio Sparta Praga (TCH), do Benfica (POR) e do Dinamo Kiev (URS). Depois veio a citada vitória por 1x0 na decisão diante da Sampdoria, em Londres, para garantir pela primeira vez o título máximo do futebol europeu ao Barcelona.
1ª Fase
18/09/91, Barcelona 3x0 Hansa Rostock (AL.OR.)
02/10/91, Hansa Rostock (AL.OR.) 1x0 Barcelona
2ª Fase
23/10/91, Barcelona 2x0 Kaiserslautern (AL.OC.)
06/11/91, Kaiserslautern (AL.OC.) 3x1 Barcelona
Fase Semifinal
27/11/91, Barcelona 3x2 Sparta Praga (TCH)
11/12/91, Benfica (POR) 0x0 Barcelona
04/03/92, Dinamo Kiev (URS) 0x2 Barcelona
18/03/92, Barcelona 3x0 Dinamo Kiev (URS)
01/04/92, Sparta Praga (TCH) 1x0 Barcelona
15/04/92, Barcelona 2x1 Benfica (POR)
Final
20/05/92, Barcelona 1x0 Sampdoria (ITA)
FICHA TÉCNICA DA FINAL
Estádio: Wembley (Londres, Inglaterra)
Data: 20 de maio de 1992
Público: 70.827
Gol:
112’ - BAR 1x0 SAM (R. Koeman)
Barcelona: Zubizarreta; Eusébio, Ferrer, R. Koeman, Nando e Juan Carlos; Baquero, Guardiola (Alexanco) e M. Laudrup; Salinas (Goicoechea) e Stoichkov – Técnico: Johan Cruyff
Sampdoria: Pagliuca; Mannini, Lanna, Vierchowod e Katanec; Lombardo, Pari, Toninho Cerezo, Bonetti (Invernizzi); Vialli e Mancini – Técnico: Vujadin Boskov
Referências: RSSSF e UEFA
Foto: UEFA.com
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário