Taça Libertadores da América 1985: o título do Argentinos Juniors
Em 1985 foi disputada a 26ª edição da Libertadores da América e o futebol argentino tinha novamente um representante seu como campeão. Pela primeira vez o Argentinos Juniors conquistava o título e precisou eliminar o recordista de títulos, o também argentino Independiente, que havia avançado diretamente para a segunda fase, para que alcançasse o posto máximo do futebol continental.
Na primeira fase o Argentinos Juniors se classificou na primeira posição em seu grupo, que também contava com Ferro Carril Oeste (ARG), Fluminense (BRA) e Vasco (BRA), mas precisou derrotar os rivais argentinos num jogo extra para garantir posição entre os seis clubes que disputariam a fase seguinte. Na segunda fase o Argentinos Juniors ficou no mesmo grupo de Independiente (ARG) e Blooming (BOL) e a vitória sobre o clube de Avellaneda fora de casa por 2x1 na última rodada garantiu a sua vaga na final. O América (COL) foi o primeiro colocado do outro grupo, deixando pelo caminho Peñarol (URU) e El Nacional (EQU). Os colombianos precisavam da vitória no último jogo diante do El Nacional e acabou atropelando o adversário com uma goleada de 5x0.
O equilíbrio marcou os jogos decisivos entre Argentinos Juniors e América de Cali. O primeiro jogo ocorreu na Argentina e o time da casa saiu vitorioso: 1x0 com gol assinalado Comisso aos 40 minutos do 1º tempo. Na Colômbia o América devolveu na mesma moeda e também venceu por 1x0, com gol marcado Ortíz logo aos quatro minutos de jogo. Com isso, a decisão ficou para uma terceira partida, marcada para o Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai. Diante de um público pouco superior a 17 mil espectadores, os argentinos saíram na frente por intermédio de Comisso, aos 38 minutos. Tudo caminhava bem para eles até que Gareca, já aos 42 minutos da etapa final empatou a partida. A definição do título foi para a disputa de pênaltis e os argentinos puseram novamente os nervos no lugar para vencer por 5x4.
1ª Fase
25/07, Argentinos Juniors 0x1 Ferro Carril Oeste (ARG)
02/08, Vasco (BRA) 1x2 Argentinos Juniors
05/08, Fluminense (BRA) 0x1 Argentinos Juniors
09/08, Argentinos Juniors 2x2 Vasco (BRA)
15/08, Ferro Carril Oeste (ARG) 1x3 Argentinos Juniors
20/08, Argentinos Juniors 1x0 Fluminense (BRA)
11/09, Argentinos Juniors 3x1 Ferro Carril Oeste (ARG)
Fase Semifinal
16/09, Argentinos Juniors 2x2 Independiente (ARG)
19/09, Blooming (BOL) 1x1 Argentinos Juniors
01/10, Argentinos Juniors 1x0 Blooming (BOL)
10/10, Independiente (ARG) 1x2 Argentinos Juniors
Finais
17/10, Argentinos Juniors 1x0 América (COL)
22/10, América (COL) 1x0 Argentinos Juniors
24/10, Argentinos Juniors 1x1 América (COL) [pênaltis: 5x4]
FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Defensores del Chaco (Assunção, Paraguai)
Data: 24 de outubro de 1985
Público: 17.200
Gols:
38’ - ARG 1x0 AME (Comisso)
87’ - ARG 1x1 AME (Gareca)
Pênaltis:
- Argentinos Juniors: Olguín (O), Batista (O), Pavoni (O), Borghi (O), Videla (O)
- América: Gareca (O), Cabañas (O), Herrera (O), Soto (O), De Ávila (X)
Argentinos Juniors: Vidallé; Villalba (Mayor), Pavoni, Pellegrini (Lemme) e Domenech; Olguín, Batista e Comisso; Videla, Borghi e Corsi – Técnico: José Yudica
América: Falcioni; Valencia, Soto, Viáfara e Chaparro; Aquino, Sarmiento e Cabañas; Battaglia (Herrera), Gareca e Ortíz (De Ávila) – Técnico: Gabriel Ochoa Ubire
Referências: RSSSF e Bola na Área
Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário