PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

terça-feira, 16 de outubro de 2007

1950-51: os negros têm vez na NBA

Em sua quinta temporada a NBA diminuiu a quantidade de equipes, saindo de 17 para 11, divididas em duas divisões. Minneapolis Lakers, Rochester Royals e Fort Wayne Pistons passaram para a Divisão Oeste, juntando-se a Indianapolis Olympians e Tri-Cities Blackhawks. A Divisão Leste permanecia com Boston Celtics, New York Knicks, Philadelphia Warriors, Syracuse Nationals, Baltimore Bullets e Washington Capitols. Esta última equipe abandonaria a liga após disputar 35 partidas, tendo vencido apenas dez.

Nat CliftonEsta temporada foi também importante por marcar, pela primeira vez, a participação de jogadores negros na NBA. Chuck Cooper tornou-se o primeiro jogador negro a ser escolhido no draft, indo para a equipe dos Celtics; Nat Clifton, por sua vez, foi o primeiro a assinar um contrato, juntando-se aos Knicks; e Earl Lloyd foi o primeiro a realmente jogar uma partida na liga, pois participou do jogo de abertura da temporada com sua equipe, os Capitols.

Rochester RoyalsCom 40 vitórias e 26 derrotas, os Philadelphia Warriors terminaram em primeiro no Leste, mas foram logo eliminados nos playoffs pelo Syracuse Nationals. Este time, por sua vez, perderia a final do Leste para os Knicks em cinco partidas: 3-2. No Oeste os Lakers terminaram na frente com 44 vitórias e 24 derrotas, mas também não conquistaram vaga na final. Rochester Royals, que anos mais tarde tornar-se-ia o atual Sacramento Kings, passou pelos Pistons e pelos Lakers em seu caminho rumo às finais da NBA.

Quando Rochester venceu as três primeiras partidas da série final (92-65, 99-84 e 78-71), tudo parecia prestes a terminar numa varrida. Mas os Knicks conseguiram uma reviravolta e venceram as três partidas seguintes (79-73, 92-89 e 80-73), empatando a série e levando à realização da sétima e decisiva partida em Rochester. Neste jogo os Royals chegaram a liderar por 16 pontos, mas os Knicks reagiram e empataram o jogo a 40 segundos do fim. Foi quando Bob Davies sofreu uma falta, converteu os lances livres e pôs os Royals de novo à frente. A equipe venceria por 79-75 e conquistaria seu único título na NBA.

Royals campeão em 1950-51
Fontes: NBA.com e Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO