PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 23 de abril de 2011

Taça Libertadores da América 1970: o tricampeonato do Estudiantes

A edição de número onze da Taça Libertadores da América, disputada em 1970, voltou a ter a participação dos clubes argentinos já na primeira fase. Entretanto, mais uma vez os clubes brasileiros não disputaram a competição. Os clubes foram divididos em quatro grupos na primeira fase e os bicampeões do Estudiantes mais uma vez foram direto para a fase semifinal do torneio.

Estudiantes (1970)
Em regulamento idêntico ao do ano anterior, os dois melhores de cada grupo passaram para a segunda fase e foram divididos em três grupos: um grupo com duas equipes e dois grupos com três. Os primeiros colocados de cada grupo, Universidad de Chile (CHI), River Plate (ARG) e Peñarol (URU), se juntaram ao Estudiantes para a disputa das semifinais. De um lado, os rivais argentinos; do outro, Peñarol e Universidad de Chile. O Peñarol se classificou após vencer o jogo de volta por 2x0 em casa, revertendo a vantagem obtida pelos chilenos em Santiago com uma vitória por 1x0. Já entre os argentinos, os Estudiantes levaram clara vantagem ao vencer ambos os confrontos. Primeiro no Monumental de Nuñez, por 1x0, e depois em La Plata, por 3x1.

Mais uma vez o Estudiantes enfrentava um clube uruguaio na decisão, mas desta vez era o Peñarol. O primeiro jogo foi disputado em La Plata e, quando parecia que os uruguaios levariam para o segundo jogo uma certa vantagem após empatar por 0x0 fora de casa, apareceu Togneri para deixar os argentinos em vantagem já aos 42 minutos do segundo tempo. A segunda partida em Montevidéu terminou empatada, desta vez sim, sem gols. O resultado foi suficiente para garantir o inédito tricampeonato da Libertadores para a equipe do Estudiantes de La Plata: 1968/69/70.

Estudiantes (escudo antigo)
Semifinais
07/05, River Plate (ARG) 0x1 Estudiantes
15/05, Estudiantes 3x1 River Plate (ARG)

Finais
21/05, Estudiantes 1x0 Peñarol (URU)
27/05, Peñarol (URU) 0x0 Estudiantes

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Centenário (Montevidéu, Uruguai)
Data: 27 de maio de 1970
Público: 60.000

Peñarol: Pintos, Soria (Speranza), Figueroa, Peralta, Martínez, Viera, Goncalves, Lamas, E. Onega, Lamberck e Acuña – Técnico: Roque Gastón Máspoli
Estudiantes: Errea, Pagnanini, Spadaro, Togneri, Medina, Bilardo, Pachamé, Solari, Conigliaro (Aguilar), Echecopar (Rudzki) e Verón – Técnico: Osvaldo Zubeldía

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO