PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Taça Libertadores da América 1964: o primeiro título do Independiente

Em 1964, pela primeira vez, o torneio contou com a participação de clubes de todos os dez países afiliados à CONMEBOL. Pela primeira vez, também, a Libertadores da América foi conquistada por um clube argentino. O Independiente passou sem muita dificuldade na 1ª fase pelo Millonarios (COL) e pelo Alianza (PER) e teria pela frente nas semifinais o Santos, atual bicampeão da competição.

Independiente (1964)
Entretanto, os argentinos não tomaram conhecimento da equipe brasileira, que tentava o inédito tricampeonato sul-americano. Na primeira partida, no Brasil, a equipe de Avellaneda venceu por 3x2 e, uma semana depois, venceu também a segunda partida, em território argentino, pelo placar de 2x1. Nas finais, dois jogos muito disputados e apenas um gol marcado diante do Nacional de Montevidéu, treinado pelo brasileiro Zezé Moreira. O primeiro jogo no Uruguai terminou sem gols. No jogo de volta Mário Rodríguez marcou o único gol da partida aos 31 minutos e deu o título ao Independiente diante de 80 mil espectadores. Seria apenas o primeiro de um total de sete títulos conquistados pela equipe vermelha de Avellaneda.

Independiente
1ª Fase
31/05, Independiente 4x0 Alianza (PER)
04/06, Alianza (PER) 2x2 Independiente
07/06, Independiente 5x1 Millonarios (COL)
08/07, Millonarios (COL) x Independiente - WO*
* Partida não realizada devido a divergências entre a CONMEBOL e a Federação Colombiana de Futebol. O Independiente foi declarado vencedor por 2x0.

Semifinais
15/07, Santos (BRA) 2x3 Independiente
22/07, Independiente 2x1 Santos (BRA)

Finais
06/08, Nacional (URU) 0x0 Independiente
12/08, Independiente 1x0 Nacional (URU)

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: La Doble Visera (Avellaneda, Argentina)
Data: 12 de agosto de 1964
Público: 80.000
Gol:
31' - IND 1x0 NAC (M. Rodríguez)

Independiente: Santoro, Guzmán, Rolan, Ferreiro, Acevedo, Maldonado, Bernao, Prospitti, Suárez, M. Rodríguez e Savoy – Técnico: Manuel Giudice
Nacional: Sosa, Baeza, Emilio Álvarez, Ramos, Elisio Álvarez, Méndez, Oyarbide, Douksas, Jaburú, D. Pérez, Urruzmendi (Bergará) – Técnico: Zezé Moreira

Referências: RSSSF e Wikipedia

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO