Taça Libertadores da América 1962: o primeiro título do Santos
A terceira edição do torneio teve novamente a participação de equipes de nove países, contando com a presença de clubes de todas as confederações filiadas à CONMEBOL, com exceção da Venezuela. A equipe uruguaia do Peñarol defendia seu bicampeonato e entrava como um dos favoritos ao título. No entanto, naquele ano aparecia uma equipe que roubaria a cena também no cenário internacional: o Santos de Pelé. A equipe brasileira passou sem dificuldades pelos adversários da 1ª fase, Cerro Porteño (PAR) e Municipal (BOL).
Nas semifinais o Santos enfrentou seu primeiro grande desafio na competição. O Universidad Católica (CHI) vendeu caro a eliminação após empate por 1x1 em Santiago e vitória apertada dos santistas por 1x0 no jogo de volta. Depois de passar pelo grande rival Nacional, o Peñarol faria grande duelo na final contra o Santos. No primeiro jogo, vitória santista em Montevidéu por 2x1 de virada, com dois gols de Coutinho. Parecia tudo tranquilo para o jogo de volta no Brasil, mas os gols de Dorval e Mengálvio não foram suficientes e o Peñarol se superou para vencer por 3x2. O resultado obrigou a um jogo desempate em Buenos Aires em 30 de agosto de 1962. Desta vez o Santos dominou a partida e passou fácil pelos uruguaios com o placar de 3x0, com dois gols de Pelé e um gol contra de Caetano logo aos 11 minutos, que parece ter desestabilizado a equipe. Era assim conquistado pela primeira vez por um clube brasileiro o título da Taça Libertadores da América.
1ª Fase
18/02, Municipal (BOL) 3x4 Santos
21/02, Santos 6x1 Municipal (BOL)
25/02, Cerro Porteño (PAR) 1x1 Santos
28/02, Santos 9x1 Cerro Porteño (PAR)
Semifinais
08/07, Universidad Católica (CHI) 1x1 Santos
12/07, Santos 1x0 Universidad Católica (CHI)
Finais
28/07, Peñarol (URU) 1x2 Santos
02/08, Santos 2x3 Peñarol (URU)
30/08, Santos 3x0 Peñarol (URU)FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Monumental de Nuñez (Buenos Aires, Argentina)
Data: 30 de agosto de 1962
Público: 60.000
Gols:
11' - SAN 1x0 PEN (Caetano - contra)
48' - SAN 2x0 PEN (Pelé)
89’ - SAN 3x0 PEN (Pelé)
Santos: Gilmar, Lima, Mauro, Dalmão, Zito, Calvet, Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe – Técnico: Lula
Peñarol: Maidana, Lezcano, Cano, E. González, Gonçalves, Caetano, Rocha, Matosas, Spencer, Sasía e Joya – Técnico: Bela Guttmann
Referências: RSSSF e Wikipedia
Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário