Taça Libertadores da América 1963: o bicampeonato do Santos
A quarta edição do torneio teve a participação de equipes de nove países, tendo a presença de clubes de todas as confederações filiadas à CONMEBOL, com exceção da Venezuela, exatamente como no ano anterior. O Santos, como detentor do título, entraria apenas na fase semifinal, e seria novamente um dos candidatos ao título sul-americano. Peñarol (URU), Boca Juniors (ARG) e Botafogo (BRA) eram outras equipes fortes que entravam na disputa pelo título naquele ano.
Nas semifinais o Santos enfrentou o outro representante brasileiro na competição: o Botafogo de Nilton Santos e Garrincha. Era o maior clássico do futebol brasileiro. A primeira partida foi disputada em São Paulo e terminou empatada em 1x1. Os cariocas estavam confiantes na classificação no Maracanã, mas tiveram pela frente uma equipe inspirada e o Santos atropelou o Botafogo com uma goleada de 4x0. Na final o adversário seria o Boca Juniors, que eliminara o Peñarol. O primeiro jogo foi disputado no Maracanã e foi uma grande partida com cinco gols: vitória de 3x2 para o Santos, com dois gols de Coutinho. Em Buenos Aires Coutinho e Pelé foram os responsáveis por virar o placar, que tinha sido aberto por Sanfilippo no início do 2º tempo, e dar a vitória por 2x1 ao Santos, que conquistava o bicampeonato do torneio.
Semifinais
22/08, Santos 1x1 Botafogo (BRA)
28/08, Botafogo (BRA) 0x4 Santos
Finais
03/09, Santos 3x2 Boca Juniors (ARG)
11/09, Boca Juniors (ARG) 1x2 SantosFICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: La Bombonera (Buenos Aires, Argentina)
Data: 11 de setembro de 1963
Público: 50.000
Gols:
46' - BOC 1x0 SAN (Sanfilippo)
50' - BOC 1x1 SAN (Coutinho)
82’ - BOC 1x2 SAN (Pelé)
Boca Juniors: Errea, Magdalena, Orlando, Simeone, Rattín, Silveyra, Grillo, Rojas, Menéndez, Sanfilippo e A. González – Técnico: Aristóbulo Deambrosi
Santos: Gilmar, Mauro, Geraldino, Dalmão, Zito, Calvet, Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe – Técnico: Lula
Referências: RSSSF e Wikipedia
Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário