PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 16 de fevereiro de 2008

História do Boliche


BolicheConta-se que um arqueólogo inglês encontrou numa tumba de uma criança egípcia pinos e bolas que poderiam ser de um jogo, talvez até um tipo de boliche primitivo. Recentemente, em maio de 2007, uma equipe de arqueólogos descobriu, após escavações realizadas na área de Kom Madim, província de Al Faiyum, a 100km da capital do Egito, uma espécie de sala de um jogo bastante similar ao boliche. Essa sala não tem teto e o chão é coberto por blocos de granito. Neste local, cientistas italianos encontraram duas bolas de granito, utilizadas no jogo. Os arqueólogos afirmam que é a primeira vez que se descobre uma construção com essas características no Egito. O achado data da dinastia grega dos Ptolomeus (332 a.C. - 30 d.C.), conforme informações da Mena, agência egípcia de notícias.

Outra lenda, um tanto macabra, conta que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvo de crânios, que eram lançados colocando-se o polegar e outro dedo nas cavidades dos olhos. Já no século XII, surgiu na Inglaterra um jogo de boliche na grama, que tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo, porém, sem derrubá-lo. A popularidade desse jogo chegou ao ponto de o Rei Eduardo proibir a sua prática, pois temia que ele superasse o arco e flecha, esporte que tinha maior importância militar.

Todavia, a versão moderna do boliche nasceu por volta dos séculos III ou IV na Alemanha. Nessa época tinha conotação religiosa e era jogado com 9 pinos colocados em forma de losango. Os fiéis jogavam pedras em direção a um bastão, denominado "kegel", que carregavam para se proteger. O kegel representava o céu e, dessa forma, quem conseguisse derrubá-lo, estaria livrando-se dos pecados.

BolicheForam encontradas várias referências ao boliche em toda a Idade Média na Alemanha. Até leis que limitavam as apostas em partidas de boliche foram promulgadas em 1325. Um importante festival em Frankfurt tinha o boliche como a principal atração. A partir daí essa modalidade esportiva se espalhou pela Europa. As primeiras regras do boliche foram desenvolvidas na Holanda por volta de 1650. Convencionou-se a disposição dos nove pinos na pista em forma de diamante. Ainda hoje essa versão é disputada, principalmente na Europa.

Bola de BolicheA versão com os 10 pinos ("ten-pin") dispostos na forma triangular é a que mais conhecemos e foi criada nos Estados Unidos no século XIX. As regras atuais do boliche de 10 pinos ("ten-pin bowling") foram criadas em 1875 com o surgimento da Associação Nacional de Boliche dos Estados Unidos, porém ela durou pouco tempo, da mesma forma que a sua sucessora, a União Americana de Boliche Amador. No entanto, essas duas entidades ajudaram a consolidar o boliche nos Estados Unidos e, mais ainda, a difundir a modalidade de dez pinos também na Europa no início do século XX.

Em 9 de setembro de 1895 foi organizado em Nova York o Congresso Americano de Boliche com o objetivo de aplicar medidas corretivas contra os excessos de jogatina e aperfeiçoar ainda mais as regras. O equipamento de boliche foi então totalmente padronizado para que os jogadores de todo o mundo pudessem competir em igualdades de condições.

Seis nações (Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e Estados Unidos) fundaram, em 1926, a Associação Internacional de Boliche. A entidade máxima desse esporte é a FIQ (Federation Internationale de Quilleurs), que foi fundada em 1952 e atualmente está sediada em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

Hoje existem mais de 65 milhões de praticantes somente nos Estados Unidos, onde as premiações chegam aos milhares de dólares, tanto para os profissionais como para os amadores. No mundo, atualmente, existem cerca de 250.000 pistas de boliche e mais de 100 milhões de praticantes em mais de 90 países.

Fonte: Boliche On-Line

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO