Taça Libertadores da América 1994: o título do Vélez Sarsfield
A 35ª edição da Libertadores da América, disputada em 1994, viu o futebol argentino voltar a conquistar o título após oito anos. O Vélez Sarsfield foi o responsável pelo feito ao conquistar seu primeiro troféu e derrotar na decisão o São Paulo (BRA), que vinha de dois títulos consecutivos e procurava o tricampeonato.
Na primeira fase o clube azul e branco teve adversários difíceis: Boca Juniors (ARG), Palmeiras (BRA) e Cruzeiro (BRA), mas conseguiu garantir a primeira posição do grupo com uma rodada de antecedência. Nas oitavas-de-final o adversário foi o Defensor (URU), quando houve dois empates e o Vélez classificou-se na disputa de pênaltis. Avançando para as quartas-de-final, teriam pela frente o Minervén (VEN). Um empate e uma vitória decretaram a passagem para as semifinais, onde enfrentariam o Atlético Junior (COL). Mais uma vez a classificação veio de forma dramática, nos pênaltis, o mesmo ocorrendo na outra semifinal, em que o São Paulo (BRA) passou pelo Olimpia (PAR) na segunda partida, em Assunção.
O primeiro jogo da decisão foi marcado para Buenos Aires, no Estádio José Amalfitani. A equipe argentina, dirigida por Carlos Bianchi, saiu na frente com um gol de Asad, aos 35 minutos do primeiro tempo. O placar não mais foi alterado e o Vélez foi para São Paulo com uma vantagem de um gol. No Morumbi, diante de 90 mil torcedores, o São Paulo devolveu na mesma moeda e venceu por 1x0, com gol de Müller aos 33 minutos da etapa inicial. Com isso, a decisão do título ia para a disputa de pênaltis. Todos os cinco jogadores do Vélez Sarsfield converteram suas cobranças, mas Palhinha perdeu a sua para o São Paulo. Com isso, o Vélez vencia por 5x3 e conquistava o título fora de casa, calando um estádio lotado por torcedores adversários.
1ª Fase
13/02, Vélez Sarsfield 1x1 Boca Juniors (ARG)
09/03, Cruzeiro (BRA) 1x1 Vélez Sarsfield
17/03, Vélez Sarsfield 1x0 Palmeiras (BRA)
23/03, Boca Juniors (ARG) 1x2 Vélez Sarsfield
31/03, Vélez Sarsfield 2x0 Cruzeiro (BRA)
07/04, Palmeiras (BRA) 4x1 Vélez Sarsfield
Oitavas-de-Final
20/04, Defensor (URU) 1x1 Vélez Sarsfield
27/04, Vélez Sarsfield 0x0 Defensor (URU) [pênaltis: 4x2]
Quartas-de-Final
27/07, Minervén (VEN) 0x0 Vélez Sarsfield
03/08, Vélez Sarsfield 2x0 Minervén (VEN)
Semifinais
10/08, Atlético Junior (COL) 2x1 Vélez Sarsfield
17/08, Vélez Sarsfield 2x1 Atlético Junior (COL) [pênaltis: 5x4]
Finais
24/08, Vélez Sarsfield 1x0 São Paulo (BRA)
31/08, São Paulo (BRA) 1x0 Vélez Sarsfield [pênaltis: 3x5]FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Morumbi (São Paulo, Brasil)
Data: 31 de agosto de 1994
Público: 90.000
Gol:
33’ - SP 1x0 VEL (Müller)
São Paulo: Zetti; Vítor (Juninho Paulista), Júnior Baiano, Gilmar e André Luiz; Válber, Axel, Cafu e Palhinha; Euller e Müller – Técnico: Telê Santana
Vélez Sarsfield: Chilavert; Zandoná, Trotta, Almandoz e Cardozo; Basualdo (Pompei), Gomez, Bassedas e Pellegrino; Turu Flores (Husain) e Asad – Técnico: Carlos Bianchi
Referências: RSSSF e Bola na Área
Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário