PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Taça Libertadores da América 1993: o segundo título do São Paulo

Em 1993 foi disputada a 34ª edição da Libertadores da América e, pela segunda vez na história, 30 anos depois, um clube brasileiro conseguia conquistar duas vezes consecutivas o maior torneio do futebol sul-americano. Tendo entrado já nas oitavas-de-final por ter sido campeão no anterior, o São Paulo teve o caminho para o bicampeonato encurtado para oito partidas.

São Paulo (1993)
Na oitavas-de-final os tricolores reviveram a decisão de 1992 ao enfrentarem novamente o Newell’s Old Boys (ARG). A derrota por 2x0 fora de casa deixou dúvidas quanto à possibilidade de classificação, mas a goleada de 4x0 no Morumbi mostrou a força da equipe. Nas quartas-de-final, confronto doméstico contra o Flamengo (BRA), com empate no Maracanã e vitória em casa por 2x0. Nas semifinais foi a vez de enfrentar o Cerro Porteño (PAR). Foram jogos duros e os são-paulinos suaram para vencer por 1x0 no Brasil e segurar um empate em Assunção. Na outra semifinal o Universidad Católica (CHI) empatava o jogo de volta com o América (COL) em Cali em 2x2, garantindo a vaga na decisão por ter vencido em casa por 1x0.

Mas os chilenos não foram páreo para o São Paulo, que jogou a primeira partida da decisão em casa. No Morumbi lotado com 99 mil torcedores, o clube brasileiro esmagou o Universidad Católica (CHI) por 5x1, sendo que os chilenos só foram descontar aos 40 minutos do segundo tempo. Estava nas mãos o bicampeonato da Libertadores. Em Santiago, mesmo com a derrota por 2x0, com gols de Lunari e Almada quando eram decorridos apenas 15 minutos de jogo, o São Paulo administrou a vantagem e garantiu seu segundo título na história do torneio.

São Paulo F. C.
Oitavas-de-Final
07/04, Newell’s Old Boys (ARG) 2x0 São Paulo
14/04, São Paulo 4x0 Newell’s Old Boys (ARG)

Quartas-de-Final
21/04, Flamengo (BRA) 1x1 São Paulo
28/04, São Paulo 2x0 Flamengo (BRA)

Semifinais
05/05, São Paulo 1x0 Cerro Porteño (PAR)
12/05, Cerro Porteño (PAR) 0x0 São Paulo

Finais
19/05, São Paulo 5x1 Universidad Católica (CHI)
26/05, Universidad Católica (CHI) 2x0 São Paulo

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Nacional (Santiago, Chile)
Data: 26 de maio de 1993
Público: 45.000
Gols:
9’ - UCA 1x0 SP (Lunari)
15’ - UCA 2x0 SP (Almada)

Universidad Católica: Wirth; Romero, Vazquez, Contreras (Cardozo) e Tupper (Reinoso); Parraguez, Leppe, Lunari e Pérez; Almada e Berrer – Técnico: Ignácio Prietto
São Paulo: Zetti; Vítor (Toninho Cerezo), Válber, Gilmar e Marcos Adriano; Pintado, Dinho, Raí e Palhinha; Cafu e Müller – Técnico: Telê Santana

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Universo Tricolor / Placar

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO