PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 31 de janeiro de 2009

50 anos do primeiro título mundial de basquete do Brasil

Santiago, capital do Chile, seidou a edição de 1959 do Campeonato Mundial de Basquete Masculino. Aquela era a terceira edição do torneio e o Brasil ainda vivia seus melhores tempos no esporte inventado por James Naismith no final do século XIX. Inicialmente, o torneio estava marcado para acontecer no outono de 1958, mas o atraso nas obras da arena onde seriam disputados os jogos empurrou o início do mundial para o ano seguinte.

Treze países participaram do torneio. No grupo A ficaram Argentina, Egito, Estados Unidos e Formosa; no grupo B ficaram Brasil, Canadá, México e URSS; no grupo C ficaram Bulgária, Filipinas, Porto Rico e Uruguai; o Chile avançou automaticamente para a fase seguinte por ser o país-sede. Do grupo A avançaram Estados Unidos e Formosa e do grupo C avançaram Bulgária e Porto Rico.

Wlamir MarquesNo grupo B o Brasil estreou no dia 16 de janeiro com vitória sobre o Canadá por 69-52. A segunda partida da seleção brasileiro foi diante da forte URSS no dia seguinte e os brasileiros saíram derrotados por 73-64. Era necessária uma vitória na partida decisiva diante do México para que o Brasil avançasse e o feito foi conquistado sem muita dificudade: 78-50 na partida final do grupo. Brasil e URSS passaram, assim, para a segunda fase.

A fase final seria então composta pelos seis países classificados mais o Chile. Infelizmente, por não reconhecer e não querer enfrentar Formosa, URSS e Bulgária foram punidas com derrotas por WO nas partidas contra aquele país e impedidas de disputar o restante da competição. O Brasil estreou nesta fase com vitória sobre Formosa pelo placar de 94-76, seguida da outra vitória, desta vez sobre a Bulgária por 62-53. O terceiro jogo foi diante da URSS e novamente o Brasil caiu diante dos soviéticos: 66-63. A recuperação viria na partida seguinte contra Porto Rico, com vitória por 99-71.

foto do time campeão
(Foto: arq./Ag. O Globo - Da esquerda para a direita: Rosa Branca, Waldemar, Edson, Otto, Amaury Pasos, Waldir (em pé); Wlamir Marques, Algodão, Zezinho, Fernando, Jatyr e Pecente (agachados))

Caso vencesse os Estados Unidos na penúltima rodada o Brasil conquistaria o inédito título mundial Os americanos começaram bem, colocando uma vantagem de 10-2 logo no início, mas os brasileiros tomaram o domínio da partida e lideravam no intervalo por 40-37. Com um placar de 12-2 no início do segundo tempo o Brasil abria uma boa vantagem e seguiria rumo à vitória por 81-67. O Brasil ainda derrotaria o Chile por 73-49 na partida final, disputada há exatos 50 anos, no dia 31 de janeiro de 1959, conquistando a medalha de ouro, ficando a prata com os Estados Unidos e o bronze com os anfitriões chilenos.

Wlamir Marques foi o cestinha do Brasil no mundial com média de 18,6 pontos por partida. Outro brasileiro de grande destaque foi Amaury Pasos, que fez parte da seleção dos melhores daquele mundial ao lado de Oscar Robertson e Jerry West, estrelas da NBA, e dos portorriquenhos Juan Vicéns e Juan Báez.

Referências: USA Basketball, Todor Krastev e Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO