PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

História do Handebol no Brasil

Leia AQUI sobre a história do handebol no mundo.

CBHbApós a Primeira Guerra Mundial um grande número de imigrantes alemães vieram para o Brasil, estabelecendo-se na região sul por conta das semelhanças climáticas. Desta forma os brasileiros passaram a ter um maior contato com a cultura, a tradição folclórica e, por extensão, as atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre as quais o então handebol de campo. Foi em São Paulo que ele teve seu maior desenvolvimento, principalmente quando, em 26 de fevereiro de 1940, foi fundada a Federação Paulista de Handebol, tendo como seu primeiro presidente Otto Schemelling.

O handebol de salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol que foi jogado em campo improvisado ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal (40m x 20m e balizas com caibros de madeira 3m x 2m).

Handebol no BrasilEste handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos, órgão que congregava nacionalmente os esportes amadores, criou um departamento de handebol, possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina. Contudo, a grande difusão do handebol em todos os estados adveio com a sua inclusão nos III Jogos Estudantis Brasileiros, realizados em Belo Horizonte em julho de 1971 ,como também nos Jogos Universitários Brasileiros realizados em Fortaleza em julho de 1972. Como ilustração, nos JEB's/72 o handebol teve a participação de 10 equipes femininas e 12 masculinas. Já em 1973 nos IV JEB's em Maceió foram 16 equipes femininas e 20 masculinas.

A atual Confederação Brasileira de Handebol foi fundada em 1º de junho de 1979, tendo como primeira sede São Paulo e o primeiro presidente foi o professor Jamil André.

No Canal #Sports:
Handebol do Brasil no #Sports





Fonte: CHBb

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

1 Comentário:

P. L. F. V. disse...

Handebol entre seleções por exemplo é até legalzinho de assistir, mas não curto jogar não =[

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO