PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Stanley Cup: o início


O mais importante troféu do hockey no gelo sem dúvida é a Stanley Cup, o troféu de campeão da NHL. Mas quem foi este tal de Stanley e como começou a disputa pelo troféu?

Lord StanleySeu nome era Frederick Arthur Stanley, nascido em Londres a 15 de janeiro de 1841. Era o filho mais novo de Edward George Geoffrey Stanley, então Primeiro-Ministro da Inglaterra, e também optou por uma carreira política. Foi inclusive Secretário de Estado para as Colônias entre 1885 e 1886. Encurtando um pouco a história, que pode ser lida integralmente em inglês no link http://www.nhl.com/cup/cupearly.html, ele foi o responsável pela criação do troféu, que seria entregue ao melhor time amador de hockey no gelo, e que jamais seria de propriedade definitiva de nenhuma equipe, por determinação do próprio Lord Stanley.

Inicialmente chamada de Dominion Hockey Challenge Cup, a taça foi comprada pelo Capitão Colville pelo equivalente a pouco menos de 50 dólares. Logo a taça passou a ser conhecida como Stanley Cup, embora Lord Stanley jamais tenha assistido a nenhuma final de campeonato, nem tenha sido dono de nenhuma equipe e tenha retornado à Inglaterra em 1893 após a morte de seu irmão.

Primeiro Campeão: Montreal HCFoi justamente em 1893 que a taça foi entregue pela primeira vez. E o campeão foi o Montreal Hockey Club, que conquistou o título da extinta AHAC, Associação de Hockey Amador do Canadá. Cinco equipes estavam na disputa naquele ano, sendo três de Montreal, uma de Ottawa e uma de Quebec, e o título foi ganho pela melhor campanha, sem ter havido uma final que decidisse o campeonato. E até 1910 o troféu foi dado a equipes amadoras campeãs de diversas ligas diferentes, como a já citada AHAC, CAHL, MHL, FAHL, ECAHA, etc. Neste ano surgiu a NHA, National Hockey Association, o embrião da atual NHL, juntamente com a PCHA. Os campeões dessas duas ligas disputavam as finais para que o vencedor conquistasse a Stanley Cup, o que ocorreu até 1921, quanto então surgiram outras ligas, a WCHL e a WHL.

Somente na temporada 1926-27 o troféu passou a ser entregue exclusivamente para os campeões da NHL. Em breve falarei mais sobre os campeões da Stanley Cup a partir desta temporada, quando surgiram alguns dos times que disputam o campeonato até os dias de hoje.

Fontes: NHL.com e Wikipedia


http://www.canalsports.com.br

4 Comentários:

P. L. F. V. disse...

E o próximo que ganhará esse troféu será o NEW YORK ISLANDERS hehe xD

Anônimo disse...

legal saber como foi que começou =)
espero que o toronto volte a ganhar logo porque já faz tempo q não ganha =/
hehe xD

Anônimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).

Anônimo disse...

Lendo e aprendendo!
:)

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO