PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

domingo, 22 de setembro de 2013

Taça Libertadores da América: Boca Juniors campeão em 2001

Pela primeira vez desde 1993 a Taça Libertadores da América, que era disputada em sua 42ª edição, via uma equipe ser bicampeã. O Boca Juniors (ARG) conquistou pela quarta vez o título do torneio numa decisão que, pela primeira vez, contou com a participação de um clube de um país não filiado à CONMEBOL, caso do Cruz Azul (MEX), naquele ano.

Boca Juniors (ARG)
Na primeira fase o Boca enfrentou em seu grupo Cobreloa (CHI), Deportivo Cai (COL) e Oriente Petrolero (BOL), ficando na primeira colocação com cinco vitórias em seis partidas. Assim, chegou como favorito para o confronto com o Atlético Junior (COL) e avançou para as quartas-de-final, apesar das dificuldades nas duas partidas. Já nas quartas-de-final, contra o Vasco (BRA), os argentinos tiveram um poucos problemas, vencendo ambas as partidas e não sofrendo gols. Nas semifinais o adversário era o mesmo da decisão do ano anterior: o Palmeiras (BRA). E parecia que era um filme se repetindo, com dois empates e uma nova disputa de pênaltis no jogo em São Paulo. Novamente o Boca levou a melhor sobre o alviverde paulista e venceu por 3x2 nos pênaltis, garantindo vaga na decisão diante do Cruz Azul (MEX), que havia eliminado outro clube argentino, o Rosario Central (ARG).

No primeiro jogo, na Cidade do México, vitória do Boca Juniors com um gol marcado já aos 35 minutos do 2º tempo, o que dava a crer que os argentinos não teriam dificuldades em confirmar o favoritismo e garantir o título em Buenos Aires. Mas a história do jogo de volta foi oposta à da primeira partida. Com um gol de Palencia nos acréscimos no 1º tempo, o Cruz Azul venceu a partida por 1x0 e forçou uma decisão nos pênaltis. Riquelme, Serna e Delgado marcaram para o Boca – apenas Bermúdez perdeu – enquanto o Cruz Azul somente converteu uma cobrança. Resultado final: Boca Juniors 3x1 nos pênaltis e o quarto título da Taça Libertadores da América confirmado.

Boca Juniors (2001)
Campanha:

1ª Fase
21/02, Boca Juniors 2x1 Oriente Petrolero (BOL)
28/02, Cobreloa (CHI) 0x1 Boca Juniors
07/03, Boca Juniors 2x1 Deportivo Cali (COL)
20/03, Boca Juniors 1x0 Cobreloa (CHI)
04/04, Oriente Petrolero (BOL) 0x1 Boca Juniors
02/05, Deportivo Cali (COL) 3x0 Boca Juniors

Oitavas-de-Final
10/05, Atlético Junior (COL) 2x3 Boca Juniors
16/05, Boca Juniors 1x1 Atlético Junior (COL)

Quartas-de-Final
23/05, Vasco (BRA) 0x1 Boca Juniors
30/05, Boca Juniors 3x0 Vasco (BRA)

Semifinais
07/06, Boca Juniors 2x2 Palmeiras (BRA)
13/06, Palmeiras (BRA) 2x2 Boca Juniors [pênaltis: 2x3]

Finais
20/06, Cruz Azul (MEX) 0x1 Boca Juniors
27/06, Boca Juniors 0x1 Cruz Azul (MEX) [pênaltis: 3x1]

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO

BOCA JUNIORS (ARG) 0x1 CRUZ AZUL (MEX)
Estádio: La Bombonera (Buenos Aires, Argentina)
Data: 6 de junho de 2000
Público: 60.000
Gol:
49’/1ºT - BOC 0x1 CRU (Palencia)
Pênaltis: BOC 3x1 CRU

Boca Juniors: Córdoba; Ibarra, Matellán, Bermúdez e Rodríguez; Villarreal (Giménez), Serna, Traverso e Riquelme; Gaitán e Delgado – Técnico: Carlos Bianchi
Cruz Azul: Pérez; Angeles, Almaguer, Brown e Galdames; Hernández, Gutiérrez, Julio Pinheiro e Campos (Mora); Cardozo e Palencia – Técnico: José Luís Trejo

Foto: todofutbolpasion.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO