PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Liga dos Campeões 1992-93: o título do Olympique de Marselha

As regras e regulamentos dominaram o início e o final da Liga dos Campeões da Europa na temporada 1992-93. Mas houve também futebol de grande qualidade.

 Olympique de Marselha (1992-93)
Na primeira fase os alemães do Stuttgart haviam escalado um jogador estrangeiro a mais do que o permitido no jogo que perdeu por 4x1, mas em que obteria a classificação pelo gol fora de casa, o que levou, posteriormente, a um jodo de desempate marcado pela UEFA. O Leeds venceu por 2x1 num embate realizado em Barcelona, mas tratou-se apenas de um “adiamento da eliminação”, uma vez que viria a ser eliminado na fase seguinte pelo Rangers (ESC). Os escocesess lutaram, depois, com o Olympique de Marseilha pela supremacia no Grupo 1 da fase semifinal, mas pouco houve a separar as duas equipes, que empataram entre si nos dois encontros realizados. Antes disso o Olympique já havia eliminado o Glentoran (IRN) e o Dinamo Bucareste (ROM). Os franceses ficaram na frente na classificação na última rodada, quando venceram o Brugge (BEL) fora de casa e o Rangers apenas empatou com o CSKA Moscou (RUS) em Glasgow, ficando entre eles uma diferença de um ponto.

No outro grupo da semifinal o Milan (ITA) não teve dificuldades diante de IFK Gotemburgo (SUE), Porto (POR) e PSV Eindhoven (HOL), vencendo todas as seis partidas que disputou. Na grande final, no entanto, pertenceu para o Olympique de Marselha, do controverso proprietário Bernard Tapie. Os “homens do presidente” tornaram-se na primeira equipe francesa a conquistar o torneio, graças ao gol de cabeça marcado por Basile Boli, a um minuto do intervalo. Essas foram as boas notícias, porque as más viriam logo a seguir. O Olympique havia combinado o resultado do jogo contra o Valenciennes (FRA), em jogo que decidia o campeonato nacional, para que pudesse se concentrar na final diante do Milan. Em breve as notícias de corrupção vieram à tona, tendo ao clube francês sido retirado o título de campeão francês, além de ter sido rebaixado e impedido de defender a Copa de França e a Copa Intercontinental, no Japão.

Olympique de Marselha
1ª Fase
16/09/92, Glentoran (IRN) 0x5 Olympique de Marselha
30/09/92, Olympique de Marselha 3x0 Glentoran (IRN)

2ª Fase
21/10/92, Dinamo Bucareste (ROM) 0x0 Olympique de Marselha
04/11/92, Olympique de Marselha 2x0 Dinamo Bucareste (ROM)

Fase Semifinal
25/11/92, Rangers (ESC) 2x2 Olympique de Marselha
09/12/92, Olympique de Marselha 3x0 Brugge (BEL)
03/03/93, CSKA Moscou (RUS) 1x1 Olympique de Marselha
17/03/93, Olympique de Marselha 6x0 CSKA Moscou (RUS)
07/04/93, Olympique de Marselha 1x1 Rangers (ESC)
21/04/93, Brugge (BEL) 0x1 Olympique de Marselha

Final
26/05/93, Olympique de Marselha 1x0 Milan (ITA)

FICHA TÉCNICA DA FINAL
Estádio: Olímpico (Munique, Alemanha)
Data: 26 de maio de 1993
Público: 64.400
Gol:
44’ - OM 1x0 MIL (Boli)

Olympique de Marselha: Barthez, Angloma (Durand), Di Meco, Boli, Sauzee, Desailly, Eydelie, Boksic, Völler (Thomas), Abedi Pelé e Deschamps – Técnico: Raymond Goethals
Milan: Rossi, Tassotti, Maldini, Albertini, Costacurta, Baresi, Lentini, Rijkaard, Van Basten (Eranio), Donadoni (Papin) e Massaro – Técnico: Fabio Capello

Referências: RSSSF e UEFA
Foto: picasaweb.google.com/peter1cousins

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO