PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Taça Libertadores da América 1977: o primeiro título do Boca Juniors

Mais uma edição da Taça Libertadores da América foi disputada em 1977, a 18ª da história, e um dos times mais tradicionais do futebol argentino conquistava o torneio naquele ano pela primeira vez. O Boca Juniors derrotava na final o Cruzeiro, que tentava o bicampeonato e havia se classificado diretamente para a segunda fase por terem conquistado o torneio no ano anterior.

Boca Juniors (1977)
O grupo na primeira fase era forte, tendo como adversários o rival River Plate (ARG), o Peñarol (URU) e o Defensor (URU). Mas o clube azul e amarelo passou invicto, vencendo quatro jogos e empatando dois, classificando-se para a segunda fase, onde foi alocado no mesmo grupo de Libertad (PAR) e Deportivo Cali (COL). Novamente o Boca passou sem ser derrotado e garantiu vaga na final diante do Cruzeiro (BRA), que eliminou em seu grupo o Internacional (BRA) e a Portuguesa (VEN), também sem perder qualquer dos quatro jogos disputados.

Nas finais, equilíbrio total. Em La Bombonera, na primeira partida, vitória dos argentinos por 1x0, com gol de Veglio logo aos três minutos de jogo. Em Belo Horizonte, vitória dos brasileiros pelo mesmo placar, com Nelinho marcando o gol da vitória aos 31 minutos do 2º tempo. Assim, a decisão seria no jogo desempate em campo neutro, três dias depois, em Montevidéu. No tempo normal e na prorrogação, nenhum gol. O placar de 0x0 levava, pela primeira vez, a decisão da Libertadores da América para os pênaltis. Para o Boca Juniors converteram todos os batedores: Mouzo, Tesare, Zanabria, Pernía e Felman. Para o Cruzeiro converteram Darcy Menezes, Neca, Morais e Lívio, mas Vanderley perdeu sua cobrança e o Boca saiu com a vitória por 5x4, garantindo seu primeiro título no torneio.

Boca Juniors (escudo antigo)
1ª Fase
09/03, Boca Juniors 1x0 River Plate (ARG)
14/04, Defensor (URU) 0x0 Boca Juniors
20/04, Peñarol (URU) 0x1 Boca Juniors
28/04, Boca Juniors 2x0 Defensor (URU)
11/05, Boca Juniors 1x0 Peñarol (URU)
18/05, River Plate (ARG) 0x0 Boca Juniors

Fase Semifinal
14/07, Boca Juniors 1x0 Libertad (PAR)
20/07, Libertad (PAR) 0x1 Boca Juniors
03/08, Deportivo Cali (COL) 1x1 Boca Juniors
16/08, Boca Juniors 1x1 Deportivo Cali (COL)

Finais
06/09, Boca Juniors 1x0 Cruzeiro (BRA)
11/09, Cruzeiro (BRA) 1x0 Boca Juniors
14/09, Boca Juniors 0x0 Cruzeiro (BRA) [pênaltis: 5x4]

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Centenário (Montevidéu, Uruguai)
Data: 14 de setembro de 1977
Público: 60.000

Boca Juniors: Gatti, Pernía, Tesare, Mouzo, Tarantini, Benítez (Ribolzi (Pavón)), Suñé, Zanabria, Mastrángelo, Veglio e Felman – Técnico: Juan Carlos Lorenzo
Cruzeiro: Raul Plassman, Nelinho (Mariano), Morais, Darcy Menezes, Vanderley, Zé Carlos, Eduardo, Ely Carlos (Lívio), Ely Mendes, Neca e Joãozinho – Técnico: Yustrich

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO