Super Bowl X
O Super Bowl X, disputado no Orange Bowl em 19 de janeiro de 1976, é considerado como um dos maiores de todos os tempos. O Pittsburgh Steelers, dirigido por Chuck Noll, chegava pela segunda vez consecutiva à grande decisão, desta vez contra o Dallas Cowboys de Tom Landry. As grandes atrações seriam os quarterbacks Terry Bradshaw, de Pittsburgh, e Roger Staubach, de Dallas, contra duas grandes defesas. Pittsburgh havia conquistado o título da AFC novamente contra o Oakland Raiders, vencendo por 16-10, enquanto Dallas venceu com facilidade o Los Angeles Rams por 37-7 para chegar ao título da NFC.
Dallas foi quem marcou primeiro na partida após um fumble recuperado por sua defesa. Staubach fez um passe de 14 jardas que encontrou Drew Pearson e os Cowboys fizeram 7-0. Mas Bradshaw respondeu rapidamente e finalizou a campanha seguinte com um passa para TD de 7 jardas para o TE Randy Grossman: 7-7. No início do segundo quarto Toni Fritsch chutou um field goal de 36 jardas para colocar Dallas na frente outra vez por 10-7, mas outra vez Bradshaw respondeu. Ele conectou um passe de 53 jardas para Lynn Swann, o que posicionou a equipe para um field goal que não foi convertido.
O chutador dos Steelers estava num péssimo dia e perdeu outro field goal, de apenas 33 jardas, no início do segundo tempo. A quatro minutos do fim do terceiro período um punt bloqueado acabou gerando um safety a favor de Pittsburgh, que encostou no placar: 10-9. Roy Gerela teve outra oportunidade de chutar a bola e, desta vez, não errou, colocando Pittsburgh à frente por 12-10. Logo depois, o safety Mike Wagner interceptou Staubach e posicionou a equipe para um novo field goal: 15-10.
Com pouco mais de três minutos por jogar no último quarto, Swann recebeu um passe de 64 jardas de Bradshaw e marcou um touchdown, colocando Pittsburgh à frente por 21-10, com os Steelers não convertendo o ponto extra. Dallas ainda respirou com um passe de Staubach de 34 jardas para o touchdown de Percey Howard, deixando o placar em 21-17, mas Staubach foi interceptado na sua última tentativa de virar o placar. Pittsburgh era bicampeão e Lynn Swann estabelecia um recorde com 161 jardas recebidas num jogo de Super Bowl.
» Leia AQUI sobre o Super Bowl IX
» No Canal #Sports:
Referências: NFL.com, Wikipedia e About.com
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário