Frigorífico Atlético Clube
Na última sexta-feira, dia 23/05, a reportagem do Canal #Sports esteve na cidade de Mendes, interior do estado do Rio de Janeiro. Como não poderia deixar de ser, o principal motivo da visita à pequena cidade no Vale do Paraíba foi a visita ao Estádio Zé Magro, pertencente ao Frigorífico Atlético Clube.
O clube foi fundado em 7 de setembro de 1917 por funcionários da Brazilian Meat Company. A origem do nome está ligada ao surgimento do Frigorífico Anglo que, por sua vez, tem ligação com o ciclo do gado e com a Companhia Paulista de Estradas-de-Ferro. Em 1909 teve início a sua construção, sendo inaugurado em 1913, com a denominação de Cia. Frigorífica e Pastoril. A companhia inglesa West Smithfeld, empresa de sucesso no ramo de carnes, comprou uma antiga cervejaria situada na cidade, transformando-se em Matadouro Frigorífico, constituindo-se a mencionada Brazilian Meat Company.
Infelizmente o estádio apresenta-se atualmente em estado de abandono, embora o gramado e as balizas ainda sejam mantidos com algum cuidado, assim como parte das pinturas. As arquibancadas estão em estado muito precário, bem como os bancos de reservas.
A reportagem do Canal #Sports não encontrou ninguém que pudesse falar sobre o clube, o estádio e suas histórias. Pudemos constatar, através de pesquisas, que o nome do estádio é uma homenagem a um grande jogador que vestiu a camisa alvinegra do Frigorífico no passado, conhecido como Zé Magro.
As tradições e glórias do passado do Frigorífico A. C. chegaram ao seu ponto máximo no ano de 1955, quando a equipe conquistou o título da 2ª Zona do Campeonato Fluminense (não foi título estadual, como costuma ser divulgado). O campeonato estadual foi organizado entre os campeões de Niterói, Campos e Vale do Paraíba, sendo esta última região aquela da qual fazia parte o Frigorífico. Veja abaixo a campanha vitoriosa do clube naquele ano, quando enfrentou as seguintes equipes: Coroados (Valença), Royal (Barra do Piraí), 1º de Maio (Piraí), Benfica (Valença), Valenciano (Valença), Barra Mansa (Barra Mansa), Guarani (Volta Redonda) e Comercial (Volta Redonda).
Primeira Fase:
Frigorífico 1x3 Coroados
Frigorífico 5x1 Royal
Frigorífico 1x2 1º de Maio
Frigorífico 2x2 Valenciano
Frigorífico 4x0 Benfica
Frigorífico 4x1 Coroados
Frigorífico 1x3 Royal
Frigorífico 3x1 1º de Maio
Frigorífico 3x0 Valenciano
Frigorífico WO Benfica
Segunda Fase:
Frigorífico 2x2 Comercial
Frigorífico 0x2 Barra Mansa
Frigorífico 2x1 Guarani
Frigorífico 5x2 Coroados
Frigorífico 5x2 Royal
Frigorífico 1x1 Comercial
Frigorífico 1x1 Barra Mansa
Frigorífico 0x0 Guarani
Frigorífico 1x0 Coroados
Frigorífico 4x3 Royal
Frigorífico e Barra Mansa classificaram-se para o Campeonato Fluminense, ficando ambos no Grupo A ao lado do Cruzeiro, de Niterói. Infelizmente o alvinegro terminou em último lugar neste grupo e não seguiu adiante na competição.
Referências: RSSSF Brasil e Wikipedia
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!
3 Comentários:
Frigorífico um dos maiores do estado do RJ hein ow ;x
Acho que vocês não leram a RSSSF direito, embora tenham citado a fonte...
O Frigorífico enquanto campeão do DEP (Departamento ESTADUAL de Profissionais) é sim campeão fluminense de 1955, reconhecido assim pela FFD em 1962, após alguns anos de confusão. A disputa entre o campeão do DEP e os "rebeldes" campeões de Niterói e Campos passaram a ser considerados supercampeonatos ou campeonatos extras, também válidos como títulos fluminenses.
abs,
Fantástico como uma equipe de reportagem vai a uma cidade e não encontra ninguém para falar da cidade ou de seu clube de futebol ! mais espantoso ainda é a audácia da mesma equipe, de certo no afã de cumprir metas editoriais se dispoõe a escrever sobre o que não conhece e maltrata a verdade. O Frigorífico A.C> foi sim campeão da 2a. divisão do D
EP (op que o articulista chamou de 1a. fase) e depois venceu o campeonato de profissionais do DEP, sagrando-se assim campeão fluminense de 55 (lo que o articulista chamou de 2a. fase) Só quem ignora a confusão que era a organização dos campeonatos da FFD daquela época, onde Niterói e Campos não participavam, é que pode pensar em negar este título.
Postar um comentário