PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Regas do Tênis – Parte 2

Leia AQUI a primeira parte

Pontos – Quando está sacando, o tenista ganha ponto se a bola sacada atingir o corpo do adversário, antes de tocar o solo. Ganha também se o adversário não conseguir devolvê-la ou ela bater no chão duas vezes. O jogador também ganha ponto se o adversário cometer dois erros seguidos no saque ou se sua devolução atinge o solo, uma instalação permanente ou outro objeto fora da quadra. O adversário também ganha ponto se o jogador golpear a bola conduzindo-a com sua raquete.

Pontuação e Contagem
Contagem – A contagem dos pontos no tênis é feita da seguinte forma: 15, 30, 40 e game. Vencendo o quarto ponto, o tenista ganha o game, desde que não haja empate no terceiro ponto, ocasião em que a disputa do game vai para o “deuce” e o jogador necessita de uma vantagem de dois pontos para vencer o game. Os pontos do sacador são sempre anunciados em primeiro lugar.

Contagem no Set – O jogador que primeiro conquistar seis games vence um set, desde que mantenha uma vantagem de pelo menos dois games sobre o adversário. Em caso de empate, é jogado um “tiebreak” (desempate). A contagem, nesse caso, é feita em seqüência. Ganha quem fizer sete pontos primeiro. Em caso de empate em 6-6, a disputa vai a oito e assim sucessivamente, até que o jogador obtenha uma vantagem de dois pontos sobre o adversário.

Jogo de DuplasJogo de Duplas – O sistema de contagem dos pontos nos jogos de duplas é o mesmo das partidas de simples. Nesta disputa, o tenista pode devolver a bola para o adversário e rebatê-la mesmo que seu companheiro não tenha batido na bola. Não é permitido que os dois tenistas da dupla façam a devolução. Se isso acontecer, a dupla adversária ganha o ponto. Ao sacar, o jogador precisa observar a ordem correta de saque. Se um jogador sacar fora da ordem, esse erro deve ser corrigido assim que for descoberto, mas os pontos conquistados são mantigos.

Continuidade do Jogo – Uma partida deve ser contínua do início ao fim. Para tanto, a comissão de arbitragem precisa estar atenta ao cumprimento dos tempos estipulados para a troca de lados, que pode ser de no máximo um minuto e meio. Além disso, os jogadores não podem retardar a execução do saque. É importante notar que o jogo nunca pode ser suspenso ou interrompido com a finalidade de permitir ao tenista recuperar suas forças, respiração ou condição física.

Código de Conduta – Todos os jogadores de tênis devem respeitar as regras do jogo, o adversário e as pessoas envolvidas na realização de uma partida. Além disso, os tenistas têm que terminar um jogo, a menos que estejam incapacitados de fazê-lo. Nenhum jogador pode sair da quadra durante a partida (incluindo o aquecimento) sem autorização do juiz de cadeira ou do árbitro auxiliar. O adversário ganha ponto se o jogador obstruí-lo de forma intencional. Porém, se o gesto for involuntário, o ponto é repetido.

Funções dos Árbitros – A formação da comissão de arbitragem muda conforme o torneio. Nos principais torneios do mundo, o número de juízes pode chegar a onze. A comissão é composta por: um juiz de cadeira, nove juízes de linha e um juiz de rede. O árbitro geral coordena todos os acontecimentos durante o torneio e suas decisões são soberanas. O juiz de cadeira comanda o jogo sentado numa cadeira colocada ao lado da rede. Ele tem a funções de corrigir as marcações dos juízes de linha, anunciar os jogadores, registrar os pontos, marcar o tempo de descanso e punir os tenistas em caso de indisciplina. O juiz de rede fica ao lado da quadra, na direção da rede, e marca as bolas que tocam a rede durante a execução do saque. Os juízes de linha observam as linhas de saque e aquelas que delimitam a quadra. Eles apontam em voz alta as bolas que vão para fora (out). Os juízes de linha de base, além de apontarem as bolas que vão para fora, também marcam quando o sacador comete invasão.


Fonte: Tênis - Manual de Esportes (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) / Lance!

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!



1 Comentário:

P. L. F. V. disse...

Humm, blz hein ow xD
agora só falta eu arrumar um jeito de assistir tenis ehushuUHSHUuhshu mas acho que em breve vai da xD

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO