PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 28 de setembro de 2013

História do Campeonato Mundial de Basquete Masculino

Esta é a primeira postagem sobre a história do Campeonato Mundial de Basquete Masculino. Falaremos hoje sobre a origem e a estrutura da competição e, nas próximas postagens, sobre os campeões e suas campanhas, desde a primeira edição, vencida pela Argentina em 1950.

O Campeonato Mundial de Basquete é uma competição organizada pela FIBA entre seleções nacionais masculinas de basquete. Após a primeira edição, disputada na Argentina em 1950, o torneio foi disputado em 1954, no Brasil, depois em 1959, no Chile, voltando, então, a ser disputado a cada quatro anos. Depois da edição de 1967, no entanto, houve uma mudança no calendário, com a sexta edição sendo disputada apenas três anos depois, na Iugoslávia, em 1970. A partir de então o torneio voltou a ser disputado sempre a cada quatro anos, até o ano que vem, 2014. Haverá nova mudança, com a 18ª edição sendo disputada em 2019 e voltando a ter um espaço de quatro anos entre as competições, de modo que não haja mais coincidência com a Copa do Mundo de futebol no mesmo ano.

FIBA
A competição foi concebida após o Congresso da FIBA no Jogos Olímpicos de Londres, em 1948. O secretário-geral da entidade à época, Renato William Jones, sugeriu que a FIBA criasse o torneio e adotasse um modelo similar ao da Copa do Mundo de futebol, sendo disputado a cada quatro anos, nos intervalos entre as Olimpíadas. Notando o sucesso da competição da basquete nos Jogos Olímpicos, a proposta foi aceita pela FIBA. A Argentina foi o país escolhido para sediar o primeiro evento, principalmente porque foi o único a se habilitar para tal. As quatro edições seguintes também foram disputadas na América do Sul e as seleções do continente americano dominaram o pódio nestes primeiros anos.

Contudo, a partir de 1963, as seleções do leste europeu, principalmente União Soviética e Iugoslávia, começaram a se destacar a ter papel fundamental no torneio, além da seleção norte-americana. Estas três seleções, e posteriormente Croácia e Sérvia, antigas repúblicas da Iugoslávia, têm dominado o cenário do basquete masculino mundial. Vale ressaltar que, a partir de 1994, jogadores profissionais passaram a competir. Apesar de os Estados Unidos inicialmente dominarem o torneio com os jogadores integrantes da NBA, outras nações passaram a se utilizar destes jogadores para finalmente chegarem entre os quatro melhores.

Depois da edição de 2014 o torneio, que vem sendo disputado por 24 seleções desde 2006, passará a contar com a participação de 32 países, tornando ainda mais difícil a tarefa de conquistar o Troféu Naismith (homenagem a James Naismith, inventor do basquete e entregue ao vencedor desde 1967). Atualmente as vagas são distribuídas da seguinte forma:

• FIBA EuroBasket (Europa) – 6 vagas
• FIBA Africa Championship (África) – 3 vagas
• FIBA Asia Championship (Ásia) – 3 vagas
• FIBA Americas Championship (Américas do Norte, Central e do Sul) – 4 vagas
• FIBA Oceania Championship (Oceania) – 2 vagas
• Atual Campeão Olímpico – 1 vaga
• Seleção do País-Sede – 1 vaga
• Seleções Convidadas pela FIBA – 4 vagas

Referência: Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO