PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 31 de janeiro de 2009

50 anos do primeiro título mundial de basquete do Brasil

Santiago, capital do Chile, seidou a edição de 1959 do Campeonato Mundial de Basquete Masculino. Aquela era a terceira edição do torneio e o Brasil ainda vivia seus melhores tempos no esporte inventado por James Naismith no final do século XIX. Inicialmente, o torneio estava marcado para acontecer no outono de 1958, mas o atraso nas obras da arena onde seriam disputados os jogos empurrou o início do mundial para o ano seguinte.

Treze países participaram do torneio. No grupo A ficaram Argentina, Egito, Estados Unidos e Formosa; no grupo B ficaram Brasil, Canadá, México e URSS; no grupo C ficaram Bulgária, Filipinas, Porto Rico e Uruguai; o Chile avançou automaticamente para a fase seguinte por ser o país-sede. Do grupo A avançaram Estados Unidos e Formosa e do grupo C avançaram Bulgária e Porto Rico.

Wlamir MarquesNo grupo B o Brasil estreou no dia 16 de janeiro com vitória sobre o Canadá por 69-52. A segunda partida da seleção brasileiro foi diante da forte URSS no dia seguinte e os brasileiros saíram derrotados por 73-64. Era necessária uma vitória na partida decisiva diante do México para que o Brasil avançasse e o feito foi conquistado sem muita dificudade: 78-50 na partida final do grupo. Brasil e URSS passaram, assim, para a segunda fase.

A fase final seria então composta pelos seis países classificados mais o Chile. Infelizmente, por não reconhecer e não querer enfrentar Formosa, URSS e Bulgária foram punidas com derrotas por WO nas partidas contra aquele país e impedidas de disputar o restante da competição. O Brasil estreou nesta fase com vitória sobre Formosa pelo placar de 94-76, seguida da outra vitória, desta vez sobre a Bulgária por 62-53. O terceiro jogo foi diante da URSS e novamente o Brasil caiu diante dos soviéticos: 66-63. A recuperação viria na partida seguinte contra Porto Rico, com vitória por 99-71.

foto do time campeão
(Foto: arq./Ag. O Globo - Da esquerda para a direita: Rosa Branca, Waldemar, Edson, Otto, Amaury Pasos, Waldir (em pé); Wlamir Marques, Algodão, Zezinho, Fernando, Jatyr e Pecente (agachados))

Caso vencesse os Estados Unidos na penúltima rodada o Brasil conquistaria o inédito título mundial Os americanos começaram bem, colocando uma vantagem de 10-2 logo no início, mas os brasileiros tomaram o domínio da partida e lideravam no intervalo por 40-37. Com um placar de 12-2 no início do segundo tempo o Brasil abria uma boa vantagem e seguiria rumo à vitória por 81-67. O Brasil ainda derrotaria o Chile por 73-49 na partida final, disputada há exatos 50 anos, no dia 31 de janeiro de 1959, conquistando a medalha de ouro, ficando a prata com os Estados Unidos e o bronze com os anfitriões chilenos.

Wlamir Marques foi o cestinha do Brasil no mundial com média de 18,6 pontos por partida. Outro brasileiro de grande destaque foi Amaury Pasos, que fez parte da seleção dos melhores daquele mundial ao lado de Oscar Robertson e Jerry West, estrelas da NBA, e dos portorriquenhos Juan Vicéns e Juan Báez.

Referências: USA Basketball, Todor Krastev e Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

29 de janeiro - Este dia no esporte

Fatos marcantes do dia 29 de janeiro na história do esporte:

29/01/1936 - São eleitos os primeiros jogadores para o Hall da Fama do Baseball: Ty Cobb, Babe Ruth, Honus Wanger, Christy Matthewson e Walter Johnson.

29/01/1963 - Jim Thorpe é eleito para o Hall da Fama da NFL.

29/01/1964 - Ocorre no estado da Louisiana o jogo com a maior diferença de pontos na história do basquete colegial (high school) dos Estados Unidos. Placar: 211-29.

29/01/1965 - Nasce o goleiro de hockey Dominik Hasek, em Pardubice, República Tcheca. Jogou no Chicago Blackhawks, no Buffalo Sabres, no Ottawa Senators e no Detroit Red Wings e encerrou sua carreira em 2008.

Dominik Hasek
29/01/1984 - A 34ª edição do All-Star Game da NBA ocorre em Denver e termina com o incrível placar de 154-145 após a prorrogação.

29/01/1988 - Ocorre o maior público da história da NBA na partida entre Detroit Pistons e Boston Celtics: 61.938 espectadores. Detroit venceu a partida por 125-108, com 22 pontos de Adrian Dantley e 20 pontos de Joe Dumars. Larry Bird marcou 25 pontos e pegou 11 rebotes pela equipe de Boston.


Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Estréia da NASCAR Strictly Stock Series em 1949


NASCAREm 1949 foi disputada a primeira temporada da Strictly Stock Series da NASCAR, atual Sprint Cup Series. O primeiro campeão, após uma temporada de apenas oito corridas, foi Red Byron, pilotando um Oldsmobile e conquistando duas vitórias. No total, seus prêmios somaram 5.800 dólares.

Diferentemente dos dias de hoje, muitos dos pilotos não competiam em todas as corridas devido a vários fatores, tais como custos, danos nos equipamentos, despesas de transporte, etc. Por esse motivo, sete dos oito primeiros colocados participaram de seis das oito corridas e apenas dois dos outros cinqüenta pilotos que pontuaram no campeonato participaram de mais do que quatro eventos.

Red ByronApós três corridas, Red Byron liderava o campeonato, apesar de vir de um 22º lugar em Hillsboro, Carolina do Norte. A quarta etapa realizava-se em Langhorne, Pennsylvania, e Byron manteve-se firme até a bandeirada final, terminando em terceiro lugar. Na corrida seguinte, em Hamburg, Nova York, nenhum dos líderes (Red Byron, Lee Petty, Bob Flock, Curtis Turner e Bill Blair) estava na pista. Somente em Martinsville, a três corridas do fim, a disputa entre eles voltou.

Byron dominou a corrida no circuito de Martinsville e cruzou a linha três voltas à frente do segundo colocado, Lee Petty, enquanto o pole position Curtis Turner teve problemas e ficou apenas em nono lugar. Bill Blair ainda seguia com chances de brigar pelo título ao terminar em quinto nesta etapa. Em Pittsburgh, na penúltima prova da temporada, Lee Petty alcançaria a vitória e também entraria à briga pelo título.

Red Byron e seu Oldsmobile 1949
A última prova aconteceria em North Wilkesboro, Carolina do Norte. Bob Flock, Lee Petty e Fonty Flock deram o máximo para manter suas esperanças e acabaram terminando nas três primeiras posições. Entretanto, para Red Byron bastava apenas terminar entre os dez primeiros para garantir o título da primeira temporada da Strictly Stock Series naquele ano de 1949. E foi o que aconteceu. Byron ficou com o título ao conquistar 843 pontos ao final da temporada, com Lee Petty ficando em Segundo com 725 pontos, Bob Flock em terceiro com 704, Bill Blair em quarto com 568 e Curtis Turner em quinto com 430.

Referência: NASCAR.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Estaduais 2009 - Região Norte

Confira como serão campeonatos estaduais de 2009 nos estados da região Norte do Brasil:

CAMPEONATO ACREANO


Início: 1º de março
Clubes: 10 (ADESG, Andirá, Atlético, Independência, Juventus, Nauás, Plácido de Castro, Rio Branco, São Francisco e Vasco)
Regulamento: As equipes são divididas em dois grupos de cinco, jogando apenas em turno único. Os dois primeiros de cada grupo classificam-se para as semifinais e os vencedores destas disputam o título.

CAMPEONATO AMAPAENSE


Início: Previsão para o segundo semestre.
Clubes: Ainda não definidos pela Federação.
Regulamento: Ainda não definido pela Federação.

CAMPEONATO AMAZONENSE


Início: 7 de março
Clubes: 10 (América, Fast, Holanda, Manicoré, Nacional, Peñarol, Princesa do Solimões, Rio Negro, São Raimundo e Sul América)
Regulamento: Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único e ganha quem somar mais pontos. Na segunda fase, as equipes se dividem em dois grupos, onde os times de um grupo enfrentam os do outro, classificando-se às semifinais os dois primeiros de cada. Os campeões dos dois turnos decidem o título.

CAMPEONATO PARAENSE


Início: Em andamento desde 23 de novembro
Clubes: 14 (Águia de Marabá, Ananindeua, Bragantino, Castanhal, Paysandu, Pedreira, Pinheirense, Remo, São Raimundo, Sport Belém, Time Negra, Tiradentes, Tuna Luso e Vila Rica)
Regulamento: Na primeira fase, nove times se enfrentam em ida e volta para disputar quatro vagas e se juntarem a Águia de Marabá, Ananindeua, Paysandu e Remo. Na segunda fase, os oito clubes se enfrentam em dois turnos independentes, com semifinais e finais cada um. Os campeões de cada turno decidem o título.

CAMPEONATO RONDONIENSE


Início: 15 de março
Clubes: 8 (Ariquemes, Espigão, Gênus, Jaruense, Pimentense, Rolim de Moura, Shallon e Vilhena).
Regulamento: As equipes se enfrentam dois turnos, classificando-se os quatro primeiros colocados para as semfinais. Os vencedores das semifinais disputam o título.

CAMPEONATO RORAIMENSE


Início: 28 de fevereiro.
Clubes: 6 (Atlético, Baré, GAS, Progresso, Rio Negro e São Raimundo)
Regulamento: Os seis clubes serão divididos em dois grupos. No 1º turno as equipes se enfrentam dentro de seus grupos, classificando-se as duas primeiras para as semifinais e os vencedores destas para a final do turno. O mesmo se repete no 2º turno, mas com as equipes de um grupo enfrentando as do outro. Os vencedores de cada turno decidem o título.

CAMPEONATO TOCANTINENSE


Início: 14 de fevereiro
Clubes: 11 (Alvorada, Araguaína, Gurupi, Ipiranga, Intercap, Juventude, Kaburé, Palmas, Tocantinópolis, Tocantins e Tubarão)
Regulamento: Na 1ª fase as equipes se enfrentam turno e returno, classificando-se as seis primeiras colocadas para a 2ª fase. Nesta fase as equipes se enfrentam em partidas eliminatórias, classificando-se as três vencedores e uma melhor por índice técnico para as semifinais. Os vencedores das semifinais disputam o título.

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Estaduais 2009 - Região Centro-Oeste

Confira como serão campeonatos estaduais de 2009 nos estados da região Centro-Oeste do Brasil:

CAMPEONATO BRASILIENSE


Início: 18 de janeiro
Clubes: 8 (Brasília, Brasiliense, Brazlândia, Ceilândia, Dom Pedro/Bandeirante, Gama, Legião e Luziânia)
Regulamento: As equipes se enfrentam em dois turnos, classificando-se as quatro melhores para a segunda fase. Será disputado então um quadrangular em dois turnos, classificando-se os dois melhores para a decisão.

CAMPEONATO GOIANO


Início: 25 de janeiro
Clubes: 12 (Anapolina, Anápolis, Aparecidense, Atlético, CRAC, Goiás, Itumbiara, Jataiense, Mineiros, Santa Helena, Trindade e Vila Nova)
Regulamento: Na primeira fase, os times se dividem em dois grupos de seis e se enfrentam em três turnos: no primeiro, os clubes de um grupo enfrentam os do outro; no segundo, os jogos se repetem, invertendo-se os mandos de campo; no terceiro, os times se enfrentam dentro dos próprios grupos, apenas em jogo de ida. Os dois primeiros de cada grupo, somando os três turnos, avançam às semifinais. Os vencedores das semifinais decidem o título.

CAMPEONATO MATOGROSSENSE


Início: 24 de janeiro
Clubes: 16 (Araguaia, Barra do Garças, Cáceres, Cacerense, CRAC, Grêmio Jaciara, Luverdense, Mixto, Operário, Palmeiras, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará, União, Vila Aurora)
Regulamento: As equipes são divididas em dois grupos de oito e jogam, na 1ª fase, em ida e volta dentro do próprio grupo, classificando-se os quatro primeiros. Na 2ª fase os classificados enfrentam-se novamente em ida e volta dentro de seus grupos, classificado-se os dois melhores de cada. Os quatro remanescentes se enfrentam nas semifinais em sistema eliminatório e os vencedores disputam o título.

CAMPEONATO SUL-MATOGROSSENSE


Início: 31 de janeiro
Clubes: 18 (Águia Negra, Aquidauanense, CENE, Comercial, Corumbaense, Costa Rica, Coxim, Itaporã, Ivinhema, Maracaju, Misto, Naviraiense, Nova Andradina, Operário, Pantanal, Rio Verde, Sete de Setembro e União)
Regulamento: As equipes são divididas em dois grupos de nove e jogam, na 1ª fase, em ida e volta dentro do próprio grupo, classificando-se os cinco primeiros. Na 2ª fase, as equipes classificadas de um grupo enfrentam as do outro em ida e volta, classificando-se os quatro melhores, independente do grupo. Os quatro clubes enfrentam-se em turno e returno e as duas melhores disputam as finais.


Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Estaduais 2009 - Região Nordeste

Confira como serão campeonatos estaduais de 2009 nos estados da região Nordeste do Brasil:

CAMPEONATO ALAGOANO


Início: 14 de janeiro
Clubes: 10 (ASA, Capelense, Corinthians, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Igaci, Ipanema e Murici)
Regulamento: Os clubes se dividem em dois grupos de cinco, com dois turnos independentes. No 1º turno as equipes se enfrentam dentro de seus grupos em ida e volta e, no 2º turno, enfrentam as equipes do outro grupo, sempre com semifinais e finais. Os campeões de cada turno decidem o título.

CAMPEONATO BAIANO


Início: 18 de janeiro
Clubes: 12 (Atlético, Bahia, Camaçari, Colo Colo, Feirense, Fluminense, Ipitanga, Itabuna, Madre de Deus, Poções, Vitória e Vitória da Conquista)
Regulamento: Na 1ª fase os clubes se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros classificam-se às semifinais e os vencedores das mesmas disputam o título.

CAMPEONATO CEARENSE


Início: 10 de janeiro
Clubes: 10 (Boa Viagem, Ceará, Ferroviário, Fortaleza, Guarany de Sobral, Horizonte, ICASA, Itapipoca, Maranguape e Quixadá)
Regulamento: As equipes se enfrentam em dois turnos, em ida e volta. Cada turno terá semifinais e finais para decidir o campeão. Os vencedores dos turnos disputam o título.

CAMPEONATO MARANHENSE


Início: Ainda não definido pela Federação
Clubes: 10 (Bacabal, IAPE, Imperatriz, Itinga, JV Lideral, Maranhão, Moto Club, Nacional-MA, Sampaio Corrêa e São José de Ribamar)
Regulamento: Ainda não definido pela Federação.

CAMPEONATO PARAIBANO


Início: 18 de janeiro
Clubes: 8 (Botafogo, Campinense, Esporte, Internacional, Nacional de Patos, Queimadense, Sousa e Treze)
Regulamento: As equipes se enfrentam em dois turnos, em ida e volta. Cada turno terá semifinais e finais para decidir o campeão. Os vencedores dos turnos disputam o título.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO


Início: 11 de janeiro
Clubes: 12 (Cabense, Central, Náutico, Petrolina, Porto, Salgueiro, Santa Cruz, Sete de Setembro, Serrano, Sport, Vitória e Ypiranga).
Regulamento: As equipes se enfrentam em dois turnos e os campeões de cada turno decidem o título.

CAMPEONATO PIAUIENSE


Início: 15 de fevereiro
Clubes: 12 (4 de Julho, Barras, Caiçara, Comercial, Cori-Sabbá, Flamengo, Oeiras, Parnahyba, Piauí, Picos, Princesa do Sul River)
Regulamento: Os doze clubes são divididos em três grupos e jogam, na 1ª fase, em ida e volta dentro dos grupos. Os dois melhores de cada grupo e outros dois melhores pelo índice técnico classificam-se para a 2ª fase. As oito equipes disputam as quartas-de-final e seguem em sistema eliminatório até as finais do campeonato.

CAMPEONATO POTIGUAR


Início: 21 de janeiro
Clubes: 12 (ABC, Alecrim, América-RN, ASSU, Baraúnas, Coríntians-RN, Independente, Macau, Potiguar de Mossoró, Potyguar de Currais Novos, Santa Cruz-RN e São Gonçalo)
Regulamento: No 1º turno as equipes jogam entre si apenas em jogos de ida, classificando-se para o 2º turno as seis melhores. No 2º turno as equipes jogam em ida e volta e as duas melhores ao final deste turno disputam o título.

CAMPEONATO SERGIPANO


Início: 18 de janeiro
Clubes: 10 (América-SE, Canindé, Confiança, Guarany-SE, Itabaiana, Olímpico, São Cristóvão-SE, São Domingos, Sergipe e Sete de Junho)
Regulamento: Os clubes se enfrentam em ida e volta na 1ª fase, classificando-se os quatro primeiros colocados para a fase seguinte, sendo que o primeiro leva dois pontos extras, e o segundo, um ponto extra para o quadrangular. Os campeões de cada fase disputam o título.

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Estaduais 2009 - Região Sudeste

Confira como serão campeonatos estaduais de 2009 nos estados da região Sudeste do Brasil:

CAMPEONATO CAPIXABA


Início: 10 de janeiro
Clubes: 10 (Colatinense, Desportiva, Grêmio Laranjeiras, Jaguaré, Linhares, Rio Bananal, Rio Branco, São Mateus, Serra e Vilavelhense)
Regulamento: As equipes se enfrentam em dois turnos, classificando-se às semifinais os quatro primeiros. Os vencedores das semifinais decidem o título.

CAMPEONATO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO


Início: 24 de janeiro
Clubes: 16 (Americano, Bangu, Boavista, Botafogo, Cabofriense, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Mesquita, Resende, Tigres do Brasil, Vasco e Volta Redonda)
Regulamento: As equipes se dividem em dois grupos de oito. No primeiro turno (Taça Guanabara), os clubes jogam dentro dos grupos. No segundo turno (Taça Rio de Janeiro), as equipes de um grupo enfrentam as do outro. Em cada turno classificam-se os dois primeiros de cada grupo para as semifinais e os vencedores disputam a final. Os campeões de cada turno decidem o título.

CAMPEONATO MINEIRO


Início: 25 de janeiro
Clubes: 12 (América, Atlético, Cruzeiro, Democrata (GV), Guarani, Ituiutaba, Rio Branco, Social, Tupi, Uberaba, Uberlândia e Villa Nova)
Regulamento: Na fase preliminar as equipes se enfrentam em turno único. Classificam-se para as quartas-de-final as oito melhores equipes, que se enfrentam em fases eliminatórias, em jogos de ida e volta, até as finais.

CAMPEONATO PAULISTA


Início: 21 de janeiro
Clubes: 20 (Botafogo, Bragantino, Corinthians, Grêmio Barueri, Guarani, Guaratinguetá, Ituano, Marília, Mirassol, Mogi Mirim, Noroeste, Oeste, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Santo André, Santos, São Caetano e São Paulo)
Regulamento: As equipes se enfrentam em turno único, classificando-se às semifinais as quatro primeiras colocadas. Os vencedores das semifinais decidem o título.

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Estaduais 2009 - Região Sul

Confira como serão campeonatos estaduais de 2009 nos estados da região Sul do Brasil:

CAMPEONATO PARANAENSE


Início: 24 de janeiro
Clubes: 15 (Atlético, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Iguaçu, Iraty, J. Malucelli, Londrina, Nacional, Paraná, Paranavaí, Rio Branco e Toledo)
Regulamento: Na primeira fase as equipes se enfrentam em turno único, classificando-se para a segunda fase as oito que somarem mais pontos. Na segunda fase do as oito equipes se enfrentam em turno único. Todas as equipes iniciam a segunda fase com pontos zerados, excetuando-se a melhor classificada na 1ª fase, que inicia com dois pontos, e a segunda melhor classificada na 1ª fase, que inicia a segunda fase com um ponto. A equipe que somar mais pontos na 2ª fase será campeã.

CAMPEONATO GAÚCHO


Início: 21 de janeiro
Clubes: 16 (Avenida, Brasil de Pelotas, Caxias, Esportivo, Grêmio, Internacional, Internacional-SM, Juventude, Novo Hamburgo, Santa Cruz, São José (POA), São Luiz, Sapucaiense, ULBRA, Veranópolis e Ypiranga)
Regulamento: As equipes estão divididas em dois grupos. No 1º turno as equipes jogam contra os adversários do outro grupo e os quatro primeiros se classificam para o enfrentamento em jogo único até a final. O mesmo ocorre no 2º turno, mas com as equipes se enfrentando no mesmo grupo. Os campeões dos turnos decidirão o título em duas partidas.

CAMPEONATO CATARINENSE


Início: 17 de janeiro
Clubes: 10 (Atlético Tubarão, Avaí, Brusque, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Hermann Aichinger, Joinville, Marcílio Dias e Metropolitano)
Regulamento: As equipes se enfrentam em dois turnos, classificando-se para a fase seguinte quatro equipes: as campeãs de cada turno e as duas melhores na classificação geral (caso um mesmo clube vença os dois turnos, classificar-se-ão três equipes por índice técnico). As duas melhores equipes no quadrangular disputarão as finais em duas partidas.

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Acessos e descensos para os campeonatos de 2009


Veja aqui os clubes que foram rebaixados para a 2ª divisão e aqueles que obtiveram acesso à 1ª divisão nos campeonatos estaduais de 2009*, assim como as mudanças de divisão no Campeonato Brasileiro:

Campeonato Brasileiro - Série A
- Campeão em 2008: São Paulo
- Rebaixados para a Série B: Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga
Campeonato Brasileiro - Série B
- Campeão em 2008: Corinthians
- Promovidos para a Série A: Corinthians, Santo André, Avaí e Grêmio Barueri
- Rebaixados para a Série C: Marília, Criciúma, Gama e CRB
Campeonato Brasileiro - Série C
- Campeão em 2008: Atlético-GO
- Promovidos para a Série B: Atlético-GO, Guarani, Campinense e Duque de Caxias

AL - Campeonato Alagoano
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Santa Rita e Penedense
- Promovidos para a 1ª Divisão: Capelense e CSE
AM - Campeonato Amazonense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Libermorro e Rio Negro
- Promovidos para a 1ª Divisão: Rio Negro, Peñarol e Manicoré
BA - Campeonato Baiano
- Rebaixado para a 2ª Divisão: Juazeiro
- Promovido para a 1ª Divisão: Madre de Deus
CE - Campeonato Cearense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Guarani de Juazeiro e Uniclinic
- Promovidos para a 1ª Divisão: Maranguape e Guarany de Sobral
DF - Campeonato Brasiliense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Unaí/Itapuã e Esportivo
- Promovidos para a 1ª Divisão: Brasília e Luziânia
ES - Campeonato Capixaba
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Pinheiros e CTE Marilândia
- Promovidos para a 1ª Divisão: São Mateus e Laranjeiras
GO - Campeonato Goiano
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Novo Horizonte e Canedense
- Promovidos para a 1ª Divisão: Santa Helena e Aparecidense
MA - Campeonato Maranhense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Santa Quitéria e Chapadinha
- Promovidos para a 1ª Divisão: IAPE e JV Lideral
MG - Campeonato Mineiro
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Ipatinga e Democrata-SL
- Promovidos para a 1ª Divisão: América e Uberlândia
MS - Campeonato Sul-Matogrossense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Aquidauanense e Coxim (Ponta Porã e Paranaibense desistiram de participar da 1ª divisão em 2008)
- Promovidos para a 1ª Divisão: Itaporã e Nova Andradina
MT - Campeonato Matogrossense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Nova Xavantina, Ação, Parecis e Primavera
- Promovidos para a 1ª Divisão: Palmeiras e Cáceres
PB - Campeonato Paraibano
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Desportiva, Cruzeiro e Atlético Cajazeirense
- Promovido para a 1ª Divisão: Internacional
PE - Campeonato Pernambucano
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Vera Cruz e Centro Limoeirense
- Promovidos para a 1ª Divisão: Vitória e Cabense
PI - Campeonato Piauiense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: –
- Promovidos para a 1ª Divisão: Flamengo, Cori-Sabbá, Princesa do Sul e Oeiras
RJ - Campeonato Estadual do Rio de Janeiro
- Rebaixados para a 2ª Divisão: América e Cardoso Moreira
- Promovidos para a 1ª Divisão: Bangu e Tigres do Brasil
RN - Campeonato Potiguar
- Rebaixado para a 2ª Divisão: Potiguar de Parnamirim
- Promovido para a 1ª Divisão: Independente
RS - Campeonato Gaúcho
- Rebaixados para a 2ª Divisão: 15 de Novembro e Guarany de Bagé
- Promovidos para a 1ª Divisão: Ypiranga e Avenida
RO - Campeonato Rondoniense
- Rebaixado para a 2ª Divisão: União Cacoalense
- Promovidos para a 1ª Divisão: Espigão e Shallon
SC - Campeonato Catariense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Guarani, Juventus e Brusque
- Promovido para a 1ª Divisão: Brusque
SE - Campeonato Sergipano
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Pirambu e Boca Júnior
- Promovidos para a 1ª Divisão: Sete de Junho e Canindé
SP - Campeonato Paulista
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Juventus, Rio Preto, Sertãozinho e Rio Claro
- Promovidos para a 1ª Divisão: Santo André, Oeste, Mogi Mirim e Botafogo

* Alguns estados não possuem mais de uma divisão.

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO