PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 24 de agosto de 2013

Copa Intercontinental: Independiente campeão em 1973

A edição de 1973 da Copa Intercontinental foi disputada entre o campeão sul-americano, o Independiente (ARG), e o vice-campeão europeu, a Juventus (ITA). O Ajax (HOL), que havia conquistado a Copa dos Campeões da Europa vencendo a Juventus por 1x0, alegou motivos financeiros para não viajar até a Argentina. O Independiente, que havia conquistado a Taça Libertadores da América pela quarta vez, desta vez derrotando o Colo Colo (CHI), ainda buscava seu primeiro título da Copa Intercontinental.

Independiente (ARG)
E finalmente parecia que chegava a hora de o Independiente levar o título para Avellaneda. Entretanto, teria que derrotar a equipe adversária praticamente em seu próprio território. Os clubes chegaram a um acordo para decidir a Copa Intercontinental em apenas uma partida, em campo neutro. No entanto, o campo não era tão neutro assim. A partida seria disputada em Roma, capital italiana.

Ricardo Bochini e Daniel Bertoni eram as principais figuras ofensivas do Independiente. Por outro lado, a equipe italiana também contava com grandes nomes em seu elenco, como Zoff, Altafini, Bettega e Morini. Os argentinos, no entanto, não queriam mais um vice-campeonato, como ocorrera em 1964, 1965 e 1972, e, com um gol de Bochini aos 35 minutos do segundo tempo, selaram a vitória que deu ao clube de Avellaneda o primeiro título na Copa Intercontinental.

Independiente (ARG)

FICHA TÉCNICA

INDEPENDIENTE (ARG) 1x0 JUVENTUS (ITA)
Estádio: Olímpico (Roma, Itália)
Data: 28 de novembro de 1973
Público: 22.489
Gol:
35’/2ºT - IND 1x0 JUV (Bochini)

Independiente: Santoro; Commisso, López, Sá e Pavoni; Bochini, Galván e Raimondo); Balbuena, Magglioni e Bertoni (Semenewicz) – Técnico: Roberto Oscar Ferreiro
Juventus: Zoff; Spinosi (Longobucco), Salvadore, Gentile e Morini; Cuccureddu, Marchetti e Causio; Anastasi, Altafini e Bettega (Viola) – Técnico: Cestmír Vycpálek

Foto: IFFHS

Referências: RSSSF, Wikipedia e FIFA.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO