PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Taça Libertadores da América 1974: o quinto título do Independiente

Em 1974 foi disputada a 15ª edição da Libertadores da América e, pela segunda vez na história, um clube conquistava três títulos consecutivos. No caso, ainda mais: era o quinto título do Independiente, recordista em títulos na competição. Como foram campeões no ano anterior, os vermelhos avançaram diretamente para a segunda fase.

Independiente (1974)
Os campeões dos cinco grupos da primeira fase juntaram-se ao Independiente e formaram dois grupos de três equipes cada na fase seguinte. O time de Avellaneda passou pelos compatriotas do Huracán e pelos uruguaios do Peñarol para garantir mais uma vez sua vaga na final. No outro grupo ficaram São Paulo (BRA), Millonarios (COL) e Defensor (PER). O São Paulo chegou à última rodada precisando apenas de um empate para chegar à final e acabou goleando o Defensor por 4x0, chegando assim à final da Libertadores pela primeira vez em sua história.

No primeiro jogo da decisão, no Morumbi, Rocha e Mirandinha marcaram os gols que deram ao São Paulo a vitória de virada por 2x1. Mas os brasileiros não conseguiram segurar a vantagem e perderam o segundo jogo na Argentina por 2x0, com gols de Bochini e Balbuena. Isto forçava um terceiro jogo para decidir o campeão e a partida foi marcada pra dali a três dias, em Santiago. Aos 37 minutos do primeiro tempo, no Estádio Nacional, o único gol da partida foi marcado por Pavoni. O Independiente venceu a partida por 1x0 e ficou com seu quinto título sul-americano, enquanto as equipes brasileiras já amargavam onze anos sem título.

Independiente
Fase Semifinal
04/09, Huracán (ARG) 1x1 Independiente
18/09, Peñarol (URU) 2x3 Independiente
20/09, Independiente 3x0 Huracán (ARG)
02/10, Independiente 1x1 Peñarol (URU)

Finais
12/10, São Paulo (BRA) 2x1 Independiente
16/10, Independiente 2x0 São Paulo (BRA)
19/10, São Paulo (BRA) 0x1 Independiente

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Nacional (Santiago, Chile)
Data: 19 de outubro de 1974
Público: 55.000
Gols:
37’ - SP 0x1 IND (Pavoni)

Independiente: Gay, Commisso, Sá, López, Pavoni, Galván, Raimondo, Semenewicz, Balbuena (Carrica), Bochini e Bertoni (Giribet) – Técnico: Roberto Ferreiro
São Paulo: Valdir Peres, Forlán, Paranhos, Arlindo, Gilberto (Nelson), Chicão, Zé Carlos (Silva), Rocha, Mauro, Mirandinha e Piau – Técnico: José Poy

Referências: RSSSF e Wikipedia

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO