PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Taça Libertadores da América 1973: o quarto título do Independiente

A 14ª edição da Libertadores da América foi disputada em 1973 e contou com representantes de todos os países afiliados à CONMEBOL, com exceção dos venezuelanos, que desistiram da competição. Pela primeira vez uma equipe alcançava seu quarto título no torneio e o Independiente tornava-se, assim, o maior vencedor do competição sul-americana. Como foram campeões no ano anterior, os vermelhos avançaram diretamente para a segunda fase.

Independiente (1973)
Os campeões dos cinco grupos da primeira fase juntaram-se ao Independiente e formaram dois grupos de três equipes cada na fase seguinte. O time de Avellaneda passou pelos compatriotas do San Lorenzo e pelos colombianos do Millonarios para garantir mais uma vez sua vaga na final. No outro grupo ficaram Botafogo (BRA), Cerro Porteño (PAR) e Colo Colo (CHI). O Colo Colo chegou em vantagem à última rodada, quando torcia por um tropeço do Cerro Porteño diante do Botafogo na Maracanã para chegar pela primeira vez à final da Libertadores. Com a vitória alvinegra por 2x0, o clube brasileiro, já eliminado, deixou também de fora os paraguaios.

Os jogos decisivos foram muito equilibrados. O primeiro jogo terminou empatado em 1x1 na Argentina, com gols marcados somente depois dos 25 minutos do 2º tempo. No Estádio Nacional, em Santiago, novo empate, agora por 0x0. Com isso, a decisão era levada para o jogo desempate em Montevidéu, no dia 6 de junho de 1973. O Independiente saiu na frente com gol de Mendoza aos 25 minutos do 1º tempo. Caszely encarregou-se de empatar o jogo 14 minutos depois. Assim como nas duas partida anteriores, houve muito equilíbrio e novamente o jogo terminou empatado, sendo necessária uma prorrogação. O gol salvador para os argentinos saiu aos 12 minutos do tempo extra, por intermédio de Giachello, que havia substituído Mendoza, pondo números finais à partida. O Independiente vencia por 2x1 e conquistava seu segundo bicampeonato, num total de quatro títulos.

Independiente
Fase Semifinal
06/04, Millonarios (COL) 1x0 Independiente
26/04, Independiente 2x0 Millonarios (COL)
05/05, San Lorenzo (ARG) 2x2 Independiente
09/05, Independiente 1x0 San Lorenzo (ARG)

Finais
22/05, Independiente 1x1 Colo Colo (CHI)
29/05, Colo Colo (CHI) 0x0 Independiente
06/06, Independiente 2x1 Colo Colo (CHI)

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Centenário (Montevidéu, Uruguai)
Data: 6 de junho de 1973
Público: 50.000
Gols:
25’ - IND 1x0 COL (Mendoza)
39’ - IND 1x1 COL (Caszely)
107’ - IND 2x1 COL (Giachello)

Independiente: Santoro, Commisso, Sá, López, Pavoni, Semenewicz, Raimondo, Galván, Bertoni, Maglioni (Bochini) e Mendoza (Giachello) – Técnico: Humberto Maschio
Colo Colo: Nef, Galindo, Herrera, González, Silva (Castañeda), Valdés, Páez, Messen, Caszely, Ahumada e Véliz (Lara) – Técnico: Luís Álamos

Referências: RSSSF e Wikipedia

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO