PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

domingo, 12 de junho de 2011

Taça Libertadores da América 1972: o terceiro título do Independiente

A 13ª edição da Libertadores da América, disputada em 1972, contou com a participação de 20 equipes e teve a volta do Independiente de Avellaneda ao topo do torneio sul-americano. Por ter sido campeão na edição anterior, o Nacional do Uruguai avançou diretamente para a segunda fase da competição.

Independiente (1972)
Na primeira fase a esquadra vermelha enfrentou os compatriotas do Rosário Central e os colombianos do Independiente Santa Fé e do Atlético Nacional, de Medellín, e avançou invicto com a primeira colocação do grupo. Com isso, se juntou aos outros quatro líderes dos grupos da primeira fase e aos atuais campeões do Nacional de Montevidéu, formando dois grupos de três equipes na segunda fase. Barcelona (EQU) e São Paulo (BRA) foram os adversários e, na última rodada, os brasileiros precisavam de um empate em Avellaneda para avançar para a final, mas o Independiente venceu a partida por 2x0 e assumiu a ponta do grupo, ganhando a vaga na final.

Pela primeira vez chegava à final uma equipe peruana. O surpreendente Universitário deixou para trás os uruguaios do Nacional e do Peñarol em seu grupo e enfrentava na decisão o Independiente, que buscava seu terceiro título. No primeiro jogo, em Lima, nenhum gol marcado: 0x0. O jogo decisivo seria em território argentino, com o estádio recebendo 55 mil espectadores. Logo aos seis minutos, alegria da torcida da casa com Maglioni abrindo o placar para o Independiente. Maglioni marcaria outra vez no 2º tempo, deixando os argentinos na frente por 2x0. Aos 34 o último suspiro dos peruanos, com gol de Rojas, diminuindo para 2x1, mas não conseguiram fazer mais do que isso. Chegava assim ao seu terceiro título no torneio a equipe do Independiente, que nos anos seguintes alcançaria o incrível, e até hoje não igualado, feito de conquistar a Libertadores da América quatro vezes consecutivas.

Independiente
1ª Fase
16/02, Rosário Central (ARG) 2x2 Independiente
22/02, Atlético Nacional (COL) 1x1 Independiente
24/02, Independiente Santa Fé (COL) 2x4 Independiente
09/03, Independiente 2x0 Rosário Central (ARG)
21/03, Independiente 2x0 Independiente Santa Fé (COL)
23/03, Independiente 2x0 Atlético Nacional (COL)

Fase Semifinal
06/04, Barcelona (EQU) 1x1 Independiente
18/04, Independiente 1x0 Barcelona (EQU)
27/04, São Paulo (BRA) 1x0 Independiente
04/05, Independiente 2x0 São Paulo (BRA)

Finais
17/05, Universitário (PER) 0x0 Independiente
24/05, Independiente 2x1 Universitário (PER)

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Libertadores de América (Avellaneda, Argentina)
Data: 24 de maio de 1972
Público: 55.000
Gols:
6’ - IND 1x0 UNI (Maglioni)
61’ - IND 2x0 UNI (Maglioni)
79’ - IND 2x1 UNI (Rojas)


Independiente: Santoro, Commisso, Sá, Garisto, Pavoni, Pastoriza, Raimondo, Semenewicz, Balbuena, Maglioni e Saggioratto (Mircoli) – Técnico: Pedro Dellacha
Universitario: Ballesteros, Soría, Cuellar, Chumpítaz, Luna, Techera (Alva), Cruzado, Castañeda, Munante, Rojas e Ramírez (Bailetti) – Técnico: Marcos Calderón

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO