PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

domingo, 8 de julho de 2007

Primórdios da World Series

Programa da World Series, 1903


Em 1903, num esforço para terminar com a rivalidade e promover uma espécie de unificação no baseball norte-americano, a Liga Nacional e a recém-criada Liga Americana decidiram estabelecer uma novidade: uma decisão entre seus campeões. Nove anos antes, os dois melhores times da Liga Nacional fizeram a final do campeonato, numa espécie de “evento experimental”, ocasião na qual o Boston Beaneaters derrotou o Pittsburgh Pirates por 5 vitórias a 3.

Antes de continuar a história, convém lembrar que, ao contrário do mito que se estabeleceu, a World Series não tem seu nome derivado do jornal New York World, que teria sido o patrocinador das primeiras decisões. Na verdade, originalmente o evento denominava-se “Championship of the World” ou “World’s Championship Series”, nome que foi encurtado para “World’s Series” e, finalmente, para “World Series”.

Voltando a 1903, novamente equipes de Boston e Pittsburgh se enfrentavam na grande decisão, agora valendo oficialmente para determinar o grande campeão do baseball dos Estados Unidos. Mas somente em agosto daquele ano saiu o acordo entre as ligas para que a decisão ao final da temporada regular acontecesse.

Cy Young e Bill DineenPittsburgh venceu o primeiro jogo da melhor-de-nove por 7-3, liderado pelo pitcher Deacon Phillippe. No dia seguinte Boston empatou a série com uma vitória por 3-0. Phillippe novamente jogou na partida número três e liderou a sua equipe na vitória por 4-2. Depois de um dia de descanso e um dia chuvoso impedindo a realização da partida seguinte, os Pirates conquistaram sua terceira e última vitória na série, outra vez liderados por Phillippe: 5-4.

Foto do Jogo Final, 1903 (Corbis/Bettmann)A virada da equipe da Nova Inglaterra teve início no quinto jogo, com uma vitória por 11-2, com grande atuação de Cy Young. No sexto jogo Dineen liderou Boston na vitória por 6-3. Com a série empatada, Cy Young teve novamente a incumbência de iniciar a partida para a equipe de Boston, que acabou vencendo por 7-3 e tomando a liderança da série após sete partidas. Uma vitória no oitavo jogo daria o título da primeira World Series para Boston. Bill Dineen foi o arremessador que começou a partida para a equipe e segurou Pittsburgh, não sofrendo nenhuma corrida. O placar final foi 3-0 e vitória por 5-3 na série. O grande destaque foi a atuação dos pitchers, o que se nota pelo aproveitamento dos jogadores no bastão: Boston com .252 e Pittsburgh com .237, apesar da presença do grande Honus Wagner.


Fontes: MLB.com, Baseball Almanac e RoadSidePhotos.com


CanalSports.com.br - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC

2 Comentários:

Anônimo disse...

:)
world series, muito bom!

P. L. F. V. disse...

~ @ _ @ ~
o cao

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO