Mais um aniversário da primeira grande final
Foi no dia 30 de julho de 1930 que se decidiu a primeira Copa do Mundo, no Uruguai, com a partida entre dois países sul-americanos: a seleção do país-sede e a Argentina. Foi o ponto culminante da primeira edição do torneio, que teve a participação de treze países divididos em quatro grupos.
Na primeira fase classificaram-se Argentina, eliminando Chile, França e México no Grupo 1; Iugoslávia, eliminando Brasil e Bolívia no Grupo 2; Uruguai, eliminando Romênia e Peru no Grupo 3; e Estados Unidos, eliminando Paraguai e Bélgica no Grupo 4. As semifinais emparelharam, de um lado, Argentina e Iugoslávia, e, de outro, Uruguai e Estados Unidos. Os argentinos não tiveram dificuldades e golearam a Iugoslávia por 6x1, e os donos da casa repetiram o placar diante dos Estados Unidos. A grande rivalidade entre argentinos e uruguaios seria um dos principais ingredientes para a finalíssima.
Campeã nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, e Amsterdã, em 1928, a seleção do Uruguai, também pelo fato de jogar em casa, tinha um certo favoritismo. O palco era o Estádio Centenário, construído para a Copa e tendo recebido este nome em homenagem à comemoração pelo centenário da independência do país. O Uruguai entrou em campo com Ballestero, Mascheroni, Nasazzi, Andrade, Fernández, Gestido, Dorado, Scarone, Castro, Cea e Iriarte. A Argentina entrou com Botasso, Della Torre, Paternoster, J. Evaristo, Monti, Arico, Suárez, Peucelle, Varallo, Stábile, Ferreira e M. Evaristo.
Os uruguaios saíram na frente com Dorado, aos 12 minutos. A virada argentina aconteceu com gols de Peucelle, aos 20, e Stábile, o artilheiro da Copa com oito gols, aos 38. No segundo tempo a virada foi uruguaia, começando com o gol de Cea aos 13 minutos. Iriarte marcou o terceiro aos 23 e Castro fechou o placar de 4x2 aos 44 minutos, para grande festa dos mais de 80 mil espectadores presentes.
Fontes: Wikipedia, RSSSF e BBC
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!