PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

História do Torneio Rio-São Paulo

Contaremos a partir de hoje a história do Torneio Rio-São Paulo desde a primeira edição, em 1933, até a última, em 2002. Nas próximas postagens veremos com foi a campanha dos campeões de todas as 28 edições do torneio.

O Torneio Rio-São Paulo foi um torneio de futebol interestadual disputado por clubes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Foi realizado pela primeira vez em 1933, mas somente passou a ser disputado de forma anual a partir de 1950. Em 1954, o torneio passou a ser oficialmente chamado “Torneio Roberto Gomes Pedrosa”, ainda contando apenas com clubes dos dois estados. Em 1967 foi ampliado, vindo a contar com a participação de clubes de outros estados, abandonando o nome popular “Rio-São Paulo” e passando a ser chamado apenas de Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata, a partir de 1968, quando foi encampado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), embrião do Campeonato Brasileiro. A rigor, portanto, pode-se dizer que o Torneio Rio-São Paulo tem importância história fundamental no desenvolvimento do Campeonato Brasileiro como conhecemos hoje.

A edição de 1933 contou com a participação de doze clubes, sendo cinco do Rio de Janeiro e sete de São Paulo. Os jogos dos campeonatos estaduais de profissionais contaram também para o Rio-São Paulo e o torneio foi longo e cansativo. Uma segunda edição do torneio chegou a ser planejada em 1934 e, para torná-lo mais curto, foi criada uma fase classificatória, com um grupo paulista e outro carioca. Porém, com a desistência de Palestra Itália (atual Palmeiras), Vasco e Corinthians, que ingressaram na Confederação Brasileira de Desportos após esta aceitar o regime profissional, o torneio foi interrompido.

A segunda edição só ocorreria em 1940. Entretanto, o torneio acabou sendo suspenso, não havendo campeão. Somente em 1950 a competição foi retomada de fato. O torneio passou a ser realizado anualmente até 1966, com exceção de 1956, quando foi disputado apenas por clubes paulistas e foi considerado sem efeito. Quanto à forma de disputa, a partir também de 1950, a competição foi disputada em turno único com pontos corridos, exceto em 1961, 1962 e 1965, quando houve alterações no regulamento.

Em 1966 as equipes de Botafogo, Corinthians, Santos e Vasco terminaram empatadas em primeiro lugar, o que forçaria a realização de um quadrangular extra (também chamado na época de “supercampeonato”). Todavia, devido aos preparativos da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 1966 que convocou 47 atletas para treinar, os quatro clubes foram declarados campeões por medida administrativa pelas Federações de Rio de Janeiro e São Paulo, embora como em 1940, o regulamento previsse a conclusão do torneio.

Em 1993, o torneio Rio-São Paulo voltou a ser realizado e teve como campeão o Palmeiras. A competição retornou sua regularidade, todavia, somente em 1997. Desde então, oito equipes participaram de todas as edições: élo Rio de Janeiro, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco; por São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.

Em 2002, foi criado o Torneio Rio-São Paulo com 16 clubes, com o objetivo de suprimir, ou pelo menos simplificar, os Campeonatos Estaduais. Este modelo foi disputado pelas equipes titulares dos clubes enquanto, no caso do Rio de Janeiro, os reservas disputavam com as equipes menores o Estadual. No caso de São Paulo, o Estadual foi disputado apenas por clubes pequenos que não estavam no Torneio Rio-São Paulo. Naquela edição, as piores equipes de Rio de Janeiro e São Paulo seriam “rebaixadas” aos Campeonatos Estaduais, e seriam substituídas pelos melhores dos estaduais Paulista e Carioca. No entanto, a disputa, a partir do ano seguinte, foi suspensa e o torneio não mais voltou a ser disputado.

A partir da próxima postagem, falaremos sobre os campeões do Torneio Rio-São Paulo e suas campanhas.

Referências: Wikipedia e NetVasco

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO