PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 18 de abril de 2012

História da Eurocopa

As competições entre seleções em outros continentes já existia quando, na década de 1950, começou a tomar forma uma competição similar disputada entre as seleções europeias. Um dos motivos que fez com que demorasse tanto tempo para a criação do torneio foi o receio de que uma competição dessa natureza ameaçasse, em termos de importância, a Copa do Mundo, organizada pela FIFA.

UEFAEm 1954 o jornal francês L’Equipe propôs uma competição com jogos eliminatórios, em ida e volta, e tinha como principal apoio o desejo de Henri Delaunay, primeiro Secretário-Geral da UEFA e ex-Secretário-Geral da Federação Francesa de Futebol. Ainda naquele ano, após a assembleia inaugural da UEFA, em Basiléia (Suíça), Delaunay informou que uma comissão de três membros teria a incumbência de analisar a possibilidade de promover a competição, que deveria ser aberta a todas as federações do continente. Ele fez a ressalva de que não poderia ser uma competição longa e que não deveria interferir com a Copa do Mundo.

Após a morte de Henri Delaunay, em 1955, Pierre Delaunay, seu filho, juntou-se aos jornalistas franceses na luta pelo início da chamada “Copa das Nações Europeias”. Ele foi então nomeado secretário do Comitê de Organização da competição e pôde observar de perto o nascimento da competição que seu pai tanto desejara. A taça entregue aos campeões, inclusive, leva o nome de Henri Delaunay, em sua homenagem.

O torneio inaugural contou com a participação, desde as fases eliminatórias, de 17 seleções. O primeiro jogo propriamente dito foi disputado em 28 de Setembro de 1958 no Estádio Central de Moscou, quando a União Soviética derrotou a Hungria por 3x1. A fase final do torneio ocorreu em 1960, na França, com União Soviética e Iugoslávia disputando a primeira grande final do torneio continental. Em 10 de julho daquele ano os soviéticos conquistaram o primeiro título da Eurocopa, então Copa das Nações Europeias, com uma vitória por 2x1 sobre os iugoslavos no Estádio Parque dos Príncipes.

Confira abaixo todos os campeões, os resultados das finais e o país-sede da fase final. Para ver mais detalhes de cada competição, basta clicar no ano de realização da mesma.

1960 - União Soviética 2x1 Iugoslávia (França)
1964 - Espanha 2x1 União Soviética (Espanha)
1968 - Itália 2x0 Iugoslávia (Itália)
1972 - Alemanha Oc. 3x0 Uniáo Soviética (Bélgica)
1976 - Tchecoslováquia 2x2 Alemanha Oc. [pênaltis: 5x3] (Iugoslávia)
1980 - Alemanha Oc. 2x1 Bélgica (Itália)
1984 - França 2x0 Espanha (França)
1988 - Holanda 2x0 União Soviética (Alemanha Oc.)
1992 - Dinamarca 2x0 Alemanha (Suécia)
1996 - Alemanha 2x1 Rep. Tcheca (Inglaterra)
2000 - França 2x1 Itália (Bélgica/Holanda)
2004 - Grécia 1x0 Portugal (Portugal)
2008 - Espanha 1x0 Alemanha (Áustria/Suíça)

Referência: UEFA.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO