PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

História da Esgrima - Parte 1


EsgrimaA esgrima é um esporte latino e seu nome provém de "escrime", com origem na palavra germânica "skirmjan". Pode-se dizer que a esgrima é a "arte de duelar com as armas brancas". As armas convencionais são florete, espada e sabre. O objetivo da esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo está proibido em quase todo o mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através de movimentos ordenados.

A história da esgrima é muito rica e seu desenvolvimento está ligado à guerras, ao aperfeiçoamento das armas brancas e ao surgimento da pólvora. Pode-se dividi-la em três etapas: Esgrima Antiga, Esgrima Moderna e Esgrima Contemporânea.

A Esgrima Antiga

O período antigo foi marcado pela esgrima de impacto, que era causado pelo choque de espadas muito pesadas sobre o corpo do oponente, o que o levava ao chão. Naquela época eram utilizadas grandes e resistentes armaduras com um pulôver tecido em fios de ferro e aço que, usado por baixo, protegia o corpo durante os combates e duelos, contra as flechas e auxiliava nos confrontos contra machados, bastões e lanças.

No século XI eram realizados torneios, que eram considerados um exercício de nobres, onde só os homens representantes da nobreza poderiam participar. O torneio era uma festa solene onde os cavaleiros mostravam sua agilidade e vigor nos jogos e combates corteses com armas brancas. Eram um divertimento em que os cavaleiros podiam dar provas de bravura mantendo, mesmo em tempos de paz, a evolução das artes de combates, entre elas a esgrima.

Esgrima AntigaOs juízes, nomeados "Marechais de Campo", eram auxiliados pelos conselheiros, que tinham seus lugares marcados no campo de batalha para manter as leis da cavalaria e dar conselho e socorro aos que precisassem. As regras da esgrima atual são as que mais se aproximam das regras dos duelos, que aprimoraram a arte de lutar e matar seu adversário, mesmo no tempo das armaduras. Devido à indumentária que usava o cavaleiro tornava-se extremamente pesado. A espada era usada para derrubar o oponente que, uma vez caído, dificilmente levantava-se, ficando à mercê do seu adversário que, para este momento, guardava técnicas apuradas para uma morte lenta e com muito sofrimento. Para tentar evitar este problema os soldados romanos, por exemplo, não se separavam de suas armas e couraça. Este hábito era tamanho que fazia com que eles nem percebessem mais o peso da indumentária, tornando a armadura quase como uma peça integrante ao corpo.

A Esgrima Moderna

Segundo o documento "A História da Esgrima" (EsEFEx, 1989), "um manuscrito datado de 1410 descreve a esgrima como esporte na Alemanha. Sendo assim, deve ter aparecido 50 ou 60 anos antes, anulando a concepção de que teria sido criada na Itália no século XV. O guia "Max Bruder", de Lowenberg, publicado em Frankfurt, em 1383, descreve uma organização da esgrima bem desenvolvida para a época.

Esgrima Medieval
Com a descoberta da pólvora e o desenvolvimento das armas de fogo, a vantagem das armaduras foi desaparecendo e só os "Grandes Senhores" continuavam usando-a, muito mais por tradição do que por necessidade. Contudo, o uso de couraça para o tronco e do capacete continuaram. A espada usada no início da pratica da esgrima alemã feita em ligas de bronze e ferro e, geralmente, de dois gumes, cortando quando caía e subia, era pesada e grosseira. Além disso, não tinha proteção para as mãos; o "copo", que tinha esta finalidade, só foi inventado pelo espanhol Gonzalo de Córdoba, falecido em 1515.

FloreteOs italianos aperfeiçoaram o Florete, arma fina e longa, logo aceita pelos alemães, que abandonaram suas incomodas lâminas. Na França usava-se uma espada curta que, muitas vezes, confundia-se com uma adaga ou punhal pequeno. As armas na Inglaterra eram longas, largas e pesadas. Já na Espanha, os espadachins ora usavam o florete italiano, ora a espada curta francesa e ainda as longas e pesadas inglesas.

Ainda na Antiguidade pode-se citar alguns tipos de espadas: a estocada, arma grande de lâmina forte e chata, com corte dos dois lados; o espadão, usado com as duas mãos por ser pesado e de lâmina chata, larga e longa; a braquelarda, com aproximadamente 80cm de lâmina chata, ponta arredondada e também com corte dos dois lados; a rapieira, similar ao que temos hoje, tinha lâmina longa , entre 1m e 1,10m, com corte dos dois dlados e feria com a ponta, possuindo "copo" e sendo a arma mais usada nos duelos; a colimarda, espécie de rapieira com largo talão e de cômodo manejo.

O sabre, arma de hoje, reto ou curvo, com corte lateral, é uma arma tipicamente oriental e foi introduzida na Europa pelos húngaros.

Fonte: Cola da Web

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO