PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A façanha de Tony Cloninger

Tony Lee Cloninger, ou simplesmente Tony Cloninger, foi pitcher (arremessador) na Major League Baseball. Ele nasceu em 13/08/1940 e disputou sua primeira partida profissional em junho de 1961. Ele é o único pitcher, até hoje, a ter rebatido dois grand slam home runs numa mesma partida.

Tony Cloninger
E não foi apenas isso. Não somente foi o único pitcher com dois grand slams no mesmo jogo como é também o único pitcher efetivamente a rebater dois grand slams. Tal fato ocorreu quando ele jogava pelo Atlanta Braves no dia 3 de julho de 1966 diante do San Francisco Giants no antigo Candlestick Park, em San Francisco. Os grand slams aconteceram no primeiro e no quarto innings daquele encontro. Além dos dois home runs, ele ainda teve uma rebatida simples que impulsionou uma corrida, totalizando 9 corridas impulsionadas para ele no jogo, o que também é um recorde para um pitcher até hoje na MLB. A partida terminou com vitória dos Braves por 17-3.

Curiosamente, menos de três semanas antes desta partida, Cloninger havia rebatido dois home runs, no dia 16 de junho, num jogo em Atlanta contra o New York Mets. Mas daquela vez não foram grand slams. Cloninger jogou em três equipes durante sua carreira de 12 anos na MLB: Atlanta Braves (1961-68), Cincinnati Reds (1968-71) e St. Louis Cardinals (1972). Obteve 113 vitórias e 97 derrotas, com ERA de 3.58 em 352 partidas.

Fontes: Play Ball: Great Moments & Dubious Achievements in Baseball History e Baseball Reference

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

sábado, 26 de janeiro de 2008

Stanley Cup 1927-28: título dos Rangers

Leia AQUI sobre a temporada 1926-27

NHLA temporada 1927-28 da NHL foi disputada por 10 equipes divididas em duas divisões: Americana (Bruins, Rangers, Pirates, Cougars e Blackhawks) e Canadense (Canadiens, Maroons, Senators, Maple Leafs e Americans). A divisão canadense foi conquistada pelo Montreal Canadiens, que venceu 26 dos 44 jogos que disputou, terminando com 59 pontos. Montreal Maroons, segundo colocado, e Ottawa Senators, terceiro colocado e defendendo seu título, também se classificaram para os playoffs. Na divisão americana, Boston Bruins terminou na frente, conquistando 20 vitórias nos 44 jogos da temporada regular. Também chegaram aos playoffs New York Rangers e Pittsburgh Pirates, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Ottawa, que possuía o menor mercado para a NHL na época, acabou se prejudicando financeiramente com o aumento dos salários dos jogadores. Tiveram de negociar sua maior estrela, Hooley Smith, para o Montreal Maroons e, depois, seu importante jogador de defesa Edwin Gorman. Outro problema era que a torcida tendia a assistir mais aos jogos contra equipes do próprio Canadá do que contra as dos Estados Unidos.

Howie MorenzMas a disputa no gelo também foi muito boa. Howie Morenz, dos Canadiens, marcou 33 gols na temporada e também foi o líder em assistências. Alex Connell, goleiro dos Senators, estabeleceu um recorde na NHL com seis shutouts consecutivos, ficando 460 minutos e 59 segundos sem sofrer gols. Boston Bruins, ajudado pelas atuações de Eddie Shore e Hal Winkler, terminou em primeiro lugar na divisão americana pela primeira vez e já estava na final do lado americano, enquanto os Canadiens estavam na final pelo lado canadense.

Rangers, campeão em 1927-28
Nos playoffs, Ottawa não teve forças para superar os Maroons e foram derrotados, assim como os Pirates foram derrotados pelos Rangers. Agora, de um lado brigavam as duas equipes de Montreal – Maroons e Canadiens – e de outro brigavam os rivais da costa leste – Bruins e Rangers. Na rivalidade canadense, levaram a melhor os Maroons e, na rivalidade americana, levaram a melhor os Rangers. Na disputa da Stanley Cup, em melhor de cinco, os Rangers conquistaram o título com 3-2 na série diante dos Canadiens (0-2, 2-1, 0-2, 1-0 e 2-1). Foi a primeira equipe dos Estados Unidos a conquistar a Stanley Cup desde a formação da NHL e a primeira desde o Seattle Metropolitans, campeão em 1917.

Prêmios da Temporada:
- O’Brien Trophy: Montreal Canadiens
- Prince of Wales Trophy: Boston Bruins
- Hart Memorial Trophy: Howie Morenz (Montreal Canadiens)
- Lady Byng Trophy: Frank Boucher (New York Rangers)
- Vezina Trophy: George Hainsworth (Montreal Canadiens)

Fonte: Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

História da Esgrima - Parte 1


EsgrimaA esgrima é um esporte latino e seu nome provém de "escrime", com origem na palavra germânica "skirmjan". Pode-se dizer que a esgrima é a "arte de duelar com as armas brancas". As armas convencionais são florete, espada e sabre. O objetivo da esgrima atual é preparar o praticante para demonstrações e campeonatos, já que o duelo está proibido em quase todo o mundo. A principal condição para esgrimir corretamente é tocar o adversário sem ser tocado, através de movimentos ordenados.

A história da esgrima é muito rica e seu desenvolvimento está ligado à guerras, ao aperfeiçoamento das armas brancas e ao surgimento da pólvora. Pode-se dividi-la em três etapas: Esgrima Antiga, Esgrima Moderna e Esgrima Contemporânea.

A Esgrima Antiga

O período antigo foi marcado pela esgrima de impacto, que era causado pelo choque de espadas muito pesadas sobre o corpo do oponente, o que o levava ao chão. Naquela época eram utilizadas grandes e resistentes armaduras com um pulôver tecido em fios de ferro e aço que, usado por baixo, protegia o corpo durante os combates e duelos, contra as flechas e auxiliava nos confrontos contra machados, bastões e lanças.

No século XI eram realizados torneios, que eram considerados um exercício de nobres, onde só os homens representantes da nobreza poderiam participar. O torneio era uma festa solene onde os cavaleiros mostravam sua agilidade e vigor nos jogos e combates corteses com armas brancas. Eram um divertimento em que os cavaleiros podiam dar provas de bravura mantendo, mesmo em tempos de paz, a evolução das artes de combates, entre elas a esgrima.

Esgrima AntigaOs juízes, nomeados "Marechais de Campo", eram auxiliados pelos conselheiros, que tinham seus lugares marcados no campo de batalha para manter as leis da cavalaria e dar conselho e socorro aos que precisassem. As regras da esgrima atual são as que mais se aproximam das regras dos duelos, que aprimoraram a arte de lutar e matar seu adversário, mesmo no tempo das armaduras. Devido à indumentária que usava o cavaleiro tornava-se extremamente pesado. A espada era usada para derrubar o oponente que, uma vez caído, dificilmente levantava-se, ficando à mercê do seu adversário que, para este momento, guardava técnicas apuradas para uma morte lenta e com muito sofrimento. Para tentar evitar este problema os soldados romanos, por exemplo, não se separavam de suas armas e couraça. Este hábito era tamanho que fazia com que eles nem percebessem mais o peso da indumentária, tornando a armadura quase como uma peça integrante ao corpo.

A Esgrima Moderna

Segundo o documento "A História da Esgrima" (EsEFEx, 1989), "um manuscrito datado de 1410 descreve a esgrima como esporte na Alemanha. Sendo assim, deve ter aparecido 50 ou 60 anos antes, anulando a concepção de que teria sido criada na Itália no século XV. O guia "Max Bruder", de Lowenberg, publicado em Frankfurt, em 1383, descreve uma organização da esgrima bem desenvolvida para a época.

Esgrima Medieval
Com a descoberta da pólvora e o desenvolvimento das armas de fogo, a vantagem das armaduras foi desaparecendo e só os "Grandes Senhores" continuavam usando-a, muito mais por tradição do que por necessidade. Contudo, o uso de couraça para o tronco e do capacete continuaram. A espada usada no início da pratica da esgrima alemã feita em ligas de bronze e ferro e, geralmente, de dois gumes, cortando quando caía e subia, era pesada e grosseira. Além disso, não tinha proteção para as mãos; o "copo", que tinha esta finalidade, só foi inventado pelo espanhol Gonzalo de Córdoba, falecido em 1515.

FloreteOs italianos aperfeiçoaram o Florete, arma fina e longa, logo aceita pelos alemães, que abandonaram suas incomodas lâminas. Na França usava-se uma espada curta que, muitas vezes, confundia-se com uma adaga ou punhal pequeno. As armas na Inglaterra eram longas, largas e pesadas. Já na Espanha, os espadachins ora usavam o florete italiano, ora a espada curta francesa e ainda as longas e pesadas inglesas.

Ainda na Antiguidade pode-se citar alguns tipos de espadas: a estocada, arma grande de lâmina forte e chata, com corte dos dois lados; o espadão, usado com as duas mãos por ser pesado e de lâmina chata, larga e longa; a braquelarda, com aproximadamente 80cm de lâmina chata, ponta arredondada e também com corte dos dois lados; a rapieira, similar ao que temos hoje, tinha lâmina longa , entre 1m e 1,10m, com corte dos dois dlados e feria com a ponta, possuindo "copo" e sendo a arma mais usada nos duelos; a colimarda, espécie de rapieira com largo talão e de cômodo manejo.

O sabre, arma de hoje, reto ou curvo, com corte lateral, é uma arma tipicamente oriental e foi introduzida na Europa pelos húngaros.

Fonte: Cola da Web

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

domingo, 20 de janeiro de 2008

Copa do Brasil 2008


CBFOs confrontos da 20ª edição da Copa do Brasil foram definidos pela CBF no último mês de dezembro. Serão novamente 64 equipes de todos os estados do país disputando fases eliminatórias até a grande final.


As datas da primeira fase já foram definidas:

Primeira Fase - Jogos de Ida

13 de fevereiro
1. Barras (PI) x Corinthians (SP)
4. Fast (AM) x Santa Cruz (PE)
5. Grêmio Jaciara (MT) x Grêmio (RS)
6. Ituiutaba (MG) x Atlético (GO)
7. Tuna Luso (PA) x Coritiba (PR)
8. Maranhão (MA) x São Caetano (SP)
11. ULBRA (RO) x Portuguesa (SP)
12. Roma (PR) x Volta Redonda (RJ)
15. Atlético (RR) x Náutico (PE)
22. Chapecoense (SC) x Guarani (SP)
23. Souza (PB) x Vitória (BA)
24. Trem (AP) x Paraná (PR)
25. Itabaiana (SE) x Vasco (RJ)
28. Baraúnas (RN) x Criciúma (SC)
30. Águia Negra (MS) x Paranavaí (PR)
31. Linhares (ES) x Juventude (RS)
27 de fevereiro
2. América (SE) x Fortaleza (CE)
3. Cacerense (MT) x Goiás (GO)
9. Rio Branco (AC) x Botafogo (RJ)
10. Jaguaré (ES) x River (PI)
13. Palmas (TO) x Atlético (MG)
14. Esportivo (DF) x Nacional (AM)
16. Coruripe (AL) x Juventus (SP)
17. CENE (MS) x Palmeiras (SP)
18. Central (PE) x Remo (PA)
19. Imperatriz (MA) x Sport (PE)
20. ULBRA (RS) x Brasiliense (DF)
21. Nacional (PB) x Internacional (RS)
26. Democrata-GV (MG) x Bragantino (SP)
27. ICASA (CE) x Bahia (BA)
29. Corinthians (AL) x Atlético (PR)
32. Madureira (RJ) x ABC (RN)

Primeira Fase - Jogos de Volta*

27 de fevereiro
1. Corinthians (SP) x Barras (PI)
4. Santa Cruz (PE) x Fast (AM)
5. Grêmio (RS) x Grêmio Jaciara (MT)
6. Atlético (GO) x Ituiutaba (MG)
7. Coritiba (PR) x Tuna Luso (PA)
8. São Caetano (SP) x Maranhão (MA)
11. Portuguesa (SP) x ULBRA (RO)
12. Volta Redonda (RJ) x Roma (PR)
15. Náutico (PE) x Atlético (RR)
23. Vitória (BA) x Souza (PB)
24. Paraná (PR) x Trem (AP)
25. Vasco (RJ) x Itabaiana (SE)
30. Paranavaí (PR) x Águia Negra (MS)
31. Juventude (RS) x Linhares (ES)
5 de março
2. Fortaleza (CE) x América (SE)
3. Goiás (GO) x Cacerense (MT)
9. Botafogo (RJ) x Rio Branco (AC)
10. River (PI) x Jaguaré (ES)
13. Atlético (MG) x Palmas (TO)
14. Nacional (AM) x Esportivo (DF)
16. Juventus (SP) x Coruripe (AL)
17. Palmeiras (SP) x CENE (MS)
18. Remo (PA) x Central (PE)
19. Sport (PE) x Imperatriz (MA)
20. Brasiliense (DF) x ULBRA (RS)
21. Internacional (RS) x Nacional (PB)
22. Guarani (SP) x Chapecoense (SC)
26. Bragantino (SP) x Democrata-GV (MG)
27. Bahia (BA) x ICASA (CE)
28. Criciúma (SC) x Baraúnas (RN)
29. Atlético (PR) x Corinthians (AL)
32. ABC (RN) x Madureira (RJ)

Veja a tabela completa AQUI.

* Caso o time visitante vença o jogo de ida por dois ou mais gols de diferença, não haverá jogo de volta.

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Copa das Nações Africanas 2008


Gana 2008
Começa no próximo dia 20 a Copa das Nações Africanas 2008, que será disputada em Gana. Os donos da casa tentam voltar a conquistar o título que não é seu desde 1982, quando também doi o país-sede da competição. Se depender do retrospecto recente dos anfitriões do torneio, certamente os ganeses estão entre os favoritos. Nas últimas duas edições, em 2004, na Tunísia, e em 2006, no Egito, a seleções da casa conquistaram o troféu.

Nesta edição serão novamente 16 as seleções participantes, que serão dividias em quatro grupos com quatro seleções cada. O jogo de abertura será entre Gana e Guiné em Acra, capital do país. A final está marcada também para Acra no dia 10 de fevereiro. Confira os grupos:

» Grupo A: Gana, Marrocos, Guiné e Namíbia
» Grupo B: Nigéria, Costa do Marfim, Mali e Benin
» Grupo C: Egito, Camarões, Zâmbia e Sudão
» Grupo D: Tunísia, Senegal, África do Sul e Angola

Veja a tabela completa da competição:

Grupo A
20/01 - Gana x Guiné (Acra)
21/01 - Namíbia x Marrocos (Acra)
24/01 - Guiné x Marrocos (Acra)
24/01 - Gana x Namíbia (Acra)
28/01 - Gana x Marrocos (Acra)
28/01 - Guiné x Namíbia (Sekondi)

Grupo B
21/01 - Nigéria x Costa do Marfim (Sekondi)
21/01 - Mali x Benin (Sekondi)
25/01 - Costa do Marfim x Benin (Sekondi)
25/01 - Nigéria x Mali (Sekondi)
29/01 - Nigéria x Benin (Sekondi)
29/01 - Costa do Marfim x Mali (Acra)

Grupo C
22/01 - Egito x Camarões (Kumasi)
22/01 - Sudão x Zâmbia (Kumasi)
26/01 - Camarões x Zâmbia (Kumasi)
26/01 - Egito x Sudão (Kumasi)
30/01 - Egito x Zâmbia (Kumasi)
30/01 - Camarões x Sudão (Tamale)

Grupo D
23/01 - Tunísia x Senegal (Tamale)
23/01 - África do Sul x Angola (Tamale)
27/01 - Senegal x Angola (Tamale)
27/01 - Tunísia x África do Sul (Tamale)
31/01 - Tunísia x Angola (Tamale)
31/01 - Senegal x África do Sul (Kumasi)

Quartas-de-Final
03/02 - Jogo 1, 1º A x 2º B (Acra)
03/02 - Jogo 2, 1º B x 2º A (Sekondi)
04/02 - Jogo 3, 1º C x 2º D (Kumasi)
04/02 - Jogo 4, 1º D x 2º C (Tamale)

Semifinais
07/02 - Jogo 5, Vencedor 1 x Vencedor 4 (Acra)
07/02 - Jogo 6, Vencedor 2 x Vencedor 3 (Kumasi)

Disputa do 3º Lugar
09/02 - Perdedor 5 x Perdedor 6 (Acra)

Final
10/02 - Vencedor 5 x Vencedor 6 (Acra)

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

História do Aberto da Austrália


Aberto da AustráliaOrganizado pela Associação de Tênis Nacional, o Aberto da Austrália foi disputado pela primeira vez em 1905, no Warehouseman's Cricket Ground, em Melbourne. No início, o torneio não tinha a mesma tradição e charme de Wimbledon e Roland Garros, nem a universalidade do Aberto dos Estados Unidos. No entanto, aos poucos ele foi ganhando seu próprio brilho.

Durante o século XX, a competição foi realizada em diversos estados australianos. Somente em 1972 os organizadores decidiram concentrar o torneio em um só local, visando a atrair um público maior. O local escolhido foi o Kooyong Lawn Tennis Club, em Melbourne.

Ano a ano o torneio foi crescendo, fazendo com que o governo estadual decidisse construir um complexo digno de uma competição de Grand Slam: o Flinders Park, inaugurado no início de 1988. O público gostou da mudança e, logo na primeira edição do torneio no Flinders Park, ele cresceu 80% em relação ao ano anterior. Em 1996, após a realização de mais melhorias no local, o complexo mudou de nome, passando a ser chamado de Melbourne Park. Hoje, o Aberto da Austrália recebe a devida importância, tanto que os melhores tenistas do mundo viajam no início de cada ano para buscar a taça do primeiro torneio de Grand Slam da temporada.

Rod LaverRodney Heath ganhou a primeira edição da competição. Apenas três anos mais tarde um estrangeiro, o americano Fred Alexander, levou a taça para fora do continente. Grandes nomes do tênis mundial venceram o Aberto nos anos 20 e 30, como o francês Jean Borotra, o inglês Fred Perry e o norte-americano Don Budge. A partir da década de 50, os tenistas da casa passaram a dominar. Ken Rosewall levou cinco títulos. Rod Laver ganhou o torneio nos anos em que também conquistou o Grand Slam, 1962 e 1968. E houve Roy Emerson, o maior em seu país, campeão seis vezes, com cinco títulos entre 1963 e 1967.

A década de 80 foi dominada pelos suecos. Mats Wilander ganhou em 1983, 1984 e 1988, e Stefan Edberg levantou o troféu em 1985 e 1987. O fim do século foi marcado pelo equilíbrio. De 1995 a 1999 foram cinco vencedores diferentes: Andre Agassi, Boris Becker, Pete Sampras, Petr Korda e Yevgeny Kafelnikov.

Margaret CourtEm relação ao torneio feminino, este foi admitido somente em 1922. Daphne Alkhurst dominou nos primeiros anos, com cinco conquistas. Porém, ninguém foi maior do a australiana Margareth Court. Foram ao todo 11 títulos, entre os anos de 1960 e 1973, sendo sete seguidos, de 1960 a 1966. Duas tchecas destacaram-se nos anos 80. Hana Mandlikova foi a campeã em 1980 e 1987, enquanto Martina Navratilova, que depois se naturalizaria norte-americana, levou os títulos de 1981, 1983 e 1985. Depois disso, a alemã Steffi Graf venceu de 1988 a 1990 e a sérvia naturalizada norte-americana Monica Seles, de 1991 a 1993.

Maiores Campeões até 2007:
- Masculino: Andre Agassi (EUA) - 4 títulos
- Feminino: Evonne Goolagong (AUS), Steffi Graf (ALE), Margaret Court (AUS), Monica Seles (EUA) - 4 títulos

Últimos Campeões:
- Masculino: 2003 - Andre Agassi (EUA), 2004 - Roger Federer (SUI), 2005 - Marat Safin (RUS), 2006 - Roger Federer (SUI), 2007 - Roger Federer (SUI)
- Feminino: 2003 - Serena Williams (EUA), 2004 - Justine Henin-Hardenne (BEL), 2005 - Serena Williams (EUA), 2006 - Amélie Mauresmo (FRA), 2007 - Serena Williams (EUA)

Fonte: tenisbr@sil

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Estaduais 2008 - Região Sul

Confira como serão campeonatos estaduais de 2008 nos estados da região Sul do Brasil:

CAMPEONATO PARANAENSE

Início: 9 de janeiro
Clubes: 16 (ADAP/Galo Maringá, Atlético-PR, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Engenheiro Beltrão, Iguaçu, Iraty, J. Malucelli, Londrina, Paraná, Paranavaí, Portuguesa Londrinense, Real Brasil, Rio Branco-PR e Toledo)
Regulamento: Na primeira fase, com dois grupos de oito, os times se enfrentam em um turno dentro de seus grupos, classificando-se os quatro primeiros de cada. Na segunda fase, mais dois grupos de quatro, com ida e volta, avançando os dois primeiros de cada para as semifinais. Os vencedores das semifinais decidem o título.

CAMPEONATO GAÚCHO

Início: 20 de janeiro
Clubes: 16 (15 de Novembro, Brasil de Pelotas, Caxias, Esportivo, Grêmio, Guarany de Bagé, Internacional, Internacional (SM), Juventude, Novo Hamburgo, Santa Cruz-RS, São José (POA), São Luiz, Sapucaiense, ULBRA-RS e Veranópolis)
Regulamento: Na primeira fase os times se dividem em dois grupos de oito, onde se enfrentam em ida e volta, classificando-se os quatro primeiros de cada. A partir daí, serão fases eliminatórias, desde as quartas-de-final até as finais.

CAMPEONATO CATARINENSE

Início: 16 de janeiro
Clubes: 12 (Avaí, Brusque, Chapecoense, Cidade Azul, Criciúma, Figueirense, Guarani-SC, Hermann Ainchinger, Joinville, Juventus-SC, Marcílio Dias e Metropolitano)
Regulamento: Turno e returno independentes, onde todos enfrentam todos. Os dois campeões de turno decidem o título.

Fonte: GloboEsporte.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Estaduais 2008 - Região Sudeste

Confira como serão campeonatos estaduais de 2008 nos estados da região Sudeste do Brasil:

CAMPEONATO CAPIXABA

Início: 12 de janeiro
Clubes: 10 (Colatinense, CTE Colatina, Desportiva, Jaguaré, Linhares, Pinheiros, Rio Bananal, Rio Branco-ES, Serra e Vilavelhense)
Regulamento: As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, classificando-se às semifinais os quatro primeiros. Os vencedores das semifinais decidem o título.

CAMPEONATO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Início: 19 de janeiro
Clubes: 16 (América-RJ, Americano, Boavista, Botafogo, Cabofriense, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Flamengo, Fluminense, Friburguense, Macaé, Madureira, Mesquita, Resende, Vasco e Volta Redonda)
Regulamento: Os times se dividem em dois grupos de oito. No primeiro turno (Taça Guanabara), os clubes jogam dentro dos grupos. No segundo turno (Taça Rio de Janeiro), as equipes de um grupo enfrentam as do outro. Nos dois turnos, haverá semifinais e final. Os campeões de cada turno decidem o título.

CAMPEONATO MINEIRO

Início: 27 de janeiro
Clubes: 12 (Atlético-MG, Cruzeiro, Democrata (GV), Democrata (SL), Guarani-MG, Ipatinga, Ituiutaba, Rio Branco-MG, Social, Tupi, Uberaba e Villa Nova-MG)
Regulamento: Os times se enfrentam em turno único, classificando-se às semifinais os quatro primeiros colocados. Os vencedores das semifinais decidem o título.

CAMPEONATO PAULISTA

Início: 17 de janeiro
Clubes: 20 (Bragantino, Corinthians, Guarani, Grêmio Barueri, Guaratinguetá, Ituano, Juventus, Marília, Mirassol, Noroeste, Palmeiras, Paulista, Ponte Preta, Portuguesa, Rio Claro, Rio Preto, Santos, São Caetano, São Paulo e Sertãozinho)
Regulamento: Os times se enfrentam em turno único, classificando-se às semifinais os quatro primeiros colocados. Os vencedores das semifinais decidem o título.

Fonte: GloboEsporte.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Estaduais 2008 - Região Centro-Oeste

Confira como serão campeonatos estaduais de 2008 nos estados da região Centro-Oeste do Brasil:

CAMPEONATO BRASILIENSE

Início: 19 de janeiro
Clubes: 8 (Brasiliense, Brazlândia, Ceilândia, Dom Pedro, Esportivo-DF, Gama, Legião e Unaí/Itapuã)
Regulamento: Campeonato disputado em pontos corridos em ida e volta. O clube que somar mais pontos leva o título.

CAMPEONATO GOIANO

Início: 20 de janeiro
Clubes: 12 (Anapolina, Anápolis, Atlético-GO, Canedense, CRAC, Goiás, Itumbiara, Jataiense, Mineiros, Novo Horizonte, Trindade e Vila Nova-GO)
Regulamento: Na primeira fase, os times se dividem em dois grupos de seis e se enfrentam em três turnos: no primeiro, os clubes de um grupo enfrentam os do outro; no segundo, os jogos se repetem, invertendo-se os mandos de campo; no terceiro, os times se enfrentam dentro dos próprios grupos, apenas em jogo de ida. Os dois primeiros de cada grupo somando os três turnos avançam às semifinais. Os vencedores das semifinais decidem o título.

CAMPEONATO MATOGROSSENSE

Início: 19 de janeiro
Clubes: 20 (Araguaia, Barra do Garças, Cacerense, Campo Verde, Dom Bosco, Grêmio Jaciara, Luverdense, Juventude-MT, Mixto, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Operário-MT, Palmeiras-MT, Parecis, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará, União-MT e Vila Aurora)
Regulamento: As equipes se dividem em quatro grupos de cinco, onde se enfrentam em ida e volta, classificando-se os três melhores de cada. Na segunda fase, os 12 times se dividem em três grupos de quatro (E, F e G), onde voltam a jogar em ida e volta. As quartas e quintas colocadas de cada grupo na primeira fase disputam uma repescagem em sistema eliminatório. Classificam-se para a terceira fase os campeões dos grupos E, F e G, os dois melhores segundos colocados destes grupos e o campeão da repescagem. Nesta etapa, as seis equipes se dividem em dois grupos de três, onde os times de um grupo enfrentam os do outro em jogos de ida e volta. Finalmente, os campeões destes grupos decidem o título.

CAMPEONATO SUL-MATOGROSSENSE

Início: 13 de janeiro
Clubes: 16 (Águia Negra, Aquidauanense, CENE, Comercial-MS, Corumbaense, Costa Rica, Ivinhema, Maracaju, Misto, Naviraiense, Operário-MS, Pantanal, Paranaibense, Ponta Porã, Rio Verde, União-MS)
Regulamento: Na primeira fase, as equipes se dividem em dois grupos de oito cada, onde se enfrentam em ida e volta, classificando os cinco melhores de cada. Na segunda fase, os dez times se dividem em dois grupos de cinco, onde as equipes de um grupo enfrentam as do outro em ida e volta, avançando os dois melhores de cada. Na terceira fase, os quatro times se enfrentam em ida e volta. Os dois melhores colocados decidem o título.

Fonte: GloboEsporte.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Estaduais 2008 - Região Nordeste

Confira como serão campeonatos estaduais de 2008 nos estados da região Nordeste do Brasil:

CAMPEONATO ALAGOANO

Início: 12 de janeiro
Clubes: 10 (ASA, Corinthians-AL, Coruripe, CRB, CSA, Igaci, Ipanema, Murici, Penedense e Santa Rita)
Regulamento: Os times se dividem em dois grupos de cinco, com dois turnos independentes. Em cada um deles, as equipes se enfrentam dentro de seus grupos em ida e volta, com semifinais e finais. Os campeões de cada turno decidem o título.

CAMPEONATO BAIANO

Início: 9 de janeiro
Clubes: 12 (Atlético-BA, Bahia, Camaçari, Colo Colo, Feirense, Fluminense-BA, Ipitanga, Itabuna, Juazeiro, Poções, Vitória e Vitória da Conquista)
Regulamento: Os times se enfrentam em turno e returno. Os quatro primeiros voltam a se enfrentar em ida e volta na segunda fase, onde o clube que somar mais pontos leva o título.

CAMPEONATO CEARENSE

Início: 5 de janeiro
Clubes: 10 (Boa Viagem, Ceará, Ferroviário, Fortaleza, Guarani-CE, Horizonte, Icasa, Itapipoca, Quixadá e Uniclinic)
Regulamento: Dois turnos independentes, onde todos enfrentam todos, cada um com semifinais e finais. Os dois campeões decidem o título

CAMPEONATO MARANHENSE

Início: 31 de maio
Clubes: 10 (Bacabal, Chapadinha, Imperatriz, Itinga, Maranhão, Moto Club, Nacional-MA, Sampaio Corrêa, Santa Quitéria e São José de Ribamar)
Regulamento: Dois turnos independentes, onde todos enfrentam todos, cada um com semifinais e finais. Os dois campeões decidem o título.

CAMPEONATO PARAIBANO

Início: 20 de janeiro
Clubes: 10 (Atlético-PB, Botafogo-PB, Campinense, Cruzeiro-PB, Desportiva-PB, Esporte, Nacional de Patos, Queimadense, Sousa e Treze)
Regulamento: Dois turnos independentes, onde todos enfrentam todos, cada um com semifinais e finais. Os dois campeões decidem o título.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Início: 13 de janeiro
Clubes: 12 (Central, Centro Limoeirense, Náutico, Petrolina, Porto-PE, Salgueiro, Santa Cruz, Sete de Setembro, Serrano, Sport, Vera Cruz e Ypiranga-PE).
Regulamento: No primeiro turno, as equipes se dividem em três grupos de quatro, tendo Sport, Santa Cruz e Náutico como cabeças-de-chave. Após ida e volta dentro de cada grupo, os cabeças-de-chave se mantém nos grupos, mas os times se redividem de acordo com a classificação geral (GRUPO D: Náutico, 6º colocado, 9º colocado e 12º colocado; GRUPO E: Santa Cruz, 5º colocado, 8º colocado e 11º colocado; GRUPO F: Sport, 4º colocado, 7º colocado e 10º colocado). Após novos jogos de ida e volta, será campeão do turno o time que somar mais pontos somando as duas etapas. No segundo turno, jogarão apenas os seis melhores do primeiro, se enfrentando em ida e volta. Os campeões dos dois turnos decidem o título.

CAMPEONATO PIAUIENSE

Início: 24 de fevereiro
Clubes: 8 (4 de Julho, Barras, Caiçara, Comercial-PI, Piauí, Picos, Parnahyba e River-PI)
Regulamento: Os times se enfrentam em ida e volta, classificando- os quatro primeiros colocados às semifinais. Os vencedores das semifinais decidem o título.

CAMPEONATO POTIGUAR

Início: 12 de janeiro
Clubes: 12 (ABC, Alecrim, América-RN, ASSU, Baraúnas, Coríntians-RN, Macau, Potiguar de Mossoró, Potiguar de Parnamirim, Potyguar de Currais Novos, Santa Cruz-RN e São Gonçalo)
Regulamento: Os times se dividem em dois grupos de seis. No primeiro turno, eles se enfrentam dentro de cada grupo. No segundo, os times de grupo enfrentam os do outro. Em cada turno, haverá semifinais e finais. Os campeões de cada turno decidem o título.

CAMPEONATO SERGIPANO

Início: 13 de janeiro
Clubes: 10 (América-SE, Boca Junior, Confiança, Guarany-SE, Itabaiana, Pirambu, Olímpico, São Cristóvão-SE, São Domingos e Sergipe)
Regulamento: Os times se enfrentam em ida e volta, classificando-se os quatro primeiros colocados, sendo que o primeiro leva dois pontos extras, e o segundo, um ponto à fase final. Os finalistas se enfrentam em ida e volta e o melhor colocado leva o título.

Fonte: GloboEsporte.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Estaduais 2008 - Região Norte

Confira como serão campeonatos estaduais de 2008 nos estados da região Norte do Brasil:

CAMPEONATO ACREANO

Início: 22 de abril
Clubes: 8, mas pode subir para 11 (ADESG, Andirá, Atlético-AC, Independência, Juventus-AC, Rio Branco-AC, São Francisco e Vasco-AC estão confirmados).
Regulamento: O Conselho Arbitral será no dia 14 de janeiro para fazer a definição.

CAMPEONATO AMAPAENSE

Início: Previsão para a segunda quinzena de abril.
Clubes: 10 (Amapá, Cristal, Independente, Macapá, Mazagão, Santos-AP, São José-AP, São Paulo-AP, Trem e Ypiranga-AP)
Regulamento: Na primeira fase, seis times disputam duas ou quatro vagas em um torneio pré-seletivo. Ainda não está decidida a data do Conselho Arbitral, que vai decidir a fórmula da competição.

CAMPEONATO AMAZONENSE

Início: 19 de janeiro
Clubes: 10 (América-AM, CEPE, Fast, Holanda, Libemorro, Nacional-AM, Princesa, Rio Negro, São Raimundo-AM e Sul América)
Regulamento: Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único, e ganha quem somar mais pontos. Na segunda fase, as equipes se dividem em dois grupos, onde os times de um grupo enfrentam os do outro, classificando às semifinais os dois primeiros de cada. Os campeões dos dois turnos decidem o título.

CAMPEONATO PARAENSE

Início: Em andamento desde 23 de novembro
Clubes: 14 (Abaeté, Águia de Marabá, Ananindeua, Bragantino-PA, Castanhal, Paysandu, Pedreira, Pinheirense, Remo, São Raimundo-PA, Tiradentes-PA, Tuna Luso, Vênus e Vila Rica)
Regulamento: Na primeira fase, nove times se enfrentam em ida e volta para disputar cinco vagas e se juntarem a Paysandu, Remo, Tuna Luso, Ananindeua e Abaeté. Na segunda fase, os dez times se enfrentam em dois turnos independentes, com semifinais e finais cada um. Os campeões de cada turno decidem o título.

CAMPEONATO RONDONIENSE

Início: 15 de março
Clubes: 8 (Ariquemes, Gênus, Jaruense, Pimentense, Rolim de Moura, ULBRA-RO, União Cacoalense, e Vilhena)
Regulamento: As equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, classificando às semifinais os quatro primeiros. Os vencedores das semifinais decidem o título.

CAMPEONATO RORAIMENSE

Início: Ainda sem previsão. Em 2007, o campeonato teve início em março.
Clubes: 7 (Atlético-RR, Baré, GAS, Progresso, Rio Negro-RR, River-RR e São Raimundo-RR). O Náutico-RR tem direito de disputar, mas pediu para não jogar a competição de 2008.
Regulamento: Ainda não está decidida a data do Conselho Arbitral.

CAMPEONATO TOCANTINENSE

Início: 1º de março
Clubes: 13 (Alvorada, Araguaína, Gurupi, Interporto, Ipiranga-TO, Juventude-TO, Kaburé, Palmas, Paraíso, São José-TO, Tocantinópolis, Tocantins e Tubarão-TO)
Regulamento: Na primeira fase, as equipes se dividem em um grupo de sete e outro de seis, onde se enfrentam em jogos de ida e volta, classificando quatro de cada. Na segunda fase, os oito clubes se dividem em dois grupos de quatro, onde voltam a se enfrentar em ida e volta, avançando os dois melhores de cada às semifinais. Os vencedores das semifinais decidem o título.

Fonte: GloboEsporte.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

sábado, 5 de janeiro de 2008

Acessos e descensos para os campeonatos de 2008


Veja aqui os clubes que foram rebaixados para a 2ª divisão e aqueles que obtiveram acesso à 1ª divisão nos campeonatos estaduais de 2008*, assim como as mudanças de divisão no Campeonato Brasileiro:

Campeonato Brasileiro - Série A
- Campeão em 2007: São Paulo
- Rebaixados para a Série B: Corinthians, Paraná, Juventude e América-RN
Campeonato Brasileiro - Série B
- Campeão em 2007: Coritiba
- Promovidos para a Série A: Coritiba, Ipatinga, Portuguesa e Vitória
- Rebaixados para a Série C: Paulista, Santa Cruz, Remo e Ituano
Campeonato Brasileiro - Série C
- Campeão em 2007: Bragantino
- Promovidos para a Série B: Bragantino, Bahia, Vila Nova-GO e ABC

AL - Campeonato Alagoano
- Rebaixado para a 2ª Divisão: CSE
- Promovido para a 1ª Divisão: Santa Rita
BA - Campeonato Baiano
- Rebaixado para a 2ª Divisão: Catuense
- Promovido para a 1ª Divisão: Feirense
CE - Campeonato Cearense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Maranguape e Itapajé
- Promovidos para a 1ª Divisão: Horizonte e Boa Viagem
DF - Campeonato Brasiliense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Paranoá e Luziânia
- Promovidos para a 1ª Divisão: Brazlândia e Legião
ES - Campeonato Capixaba
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Estrela do Norte e Vitória
- Promovidos para a 1ª Divisão: Desportiva e Rio Bananal
GO - Campeonato
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Rioverdense e Goiânia
- Promovidos para a 1ª Divisão: Anápolis e Novo Horizonte
MA - Campeonato Maranhense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Americano e Comerciário
- Promovidos para a 1ª Divisão: Itinga e São José de Ribamar
MG - Campeonato Mineiro
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Caldense e América
- Promovidos para a 1ª Divisão: Social e Uberaba
MS - Campeonato Sul-Matogrossense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: UMJEC e Mundo Novo
- Promovidos para a 1ª Divisão: Naviraiense, Comercial, Aquidauanense, Ivinhema, Maracaju, Pantanal e Ponta Porã
MT - Campeonato Matogrossense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: -
- Promovidos para a 1ª Divisão: Araguaia, Rondonópolis, Palmeiras, Tangará, Parecis, Campo Verde, Nova Ubiratã e Nova Xavantina
PB - Campeonato Paraibano
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Auto Esporte e Perilima
- Promovidos para a 1ª Divisão: Queimadense e Cruzeiro
PE - Campeonato Pernambucano
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Cabense e Belo Jardim
- Promovidos para a 1ª Divisão: Salgueiro, Sete de Setembro, Petrolina e Centro Limoeirense
PI - Campeonato Piauiense
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Flamengo e Cori-Sabbá
- Promovidos para a 1ª Divisão: Picos e Caiçara
RJ - Campeonato Estadual do Rio de Janeiro
- Rebaixado para a 2ª Divisão: Nova Iguaçu
- Promovidos para a 1ª Divisão: Cardoso Moreira, Macaé, Mesquita, Resende e Duque de Caxias
RN - Campeonato Potiguar
- Rebaixado para a 2ª Divisão: Guamaré
- Promovido para a 1ª Divisão: Potyguar (CN)
RS - Campeonato Gaúcho
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Guarani (VA), São José (CS), Glória e Gaúcho
- Promovidos para a 1ª Divisão: Sapucaiense e Internacional (SM)
RO - Campeonato Rondoniense
- Rebaixado para a 2ª Divisão: Ji-Paraná
- Promovidos para a 1ª Divisão: Ariquemes e Rolim de Moura
SC - Campeonato Catariense
- Rebaixado para a 2ª Divisão: Próspera
- Promovido para a 1ª Divisão: Cidade Azul
SE - Campeonato Sergipano
- Rebaixados para a 2ª Divisão: Lagartense e Amadense
- Promovidos para a 1ª Divisão: Boca Júnior e São Domingos
SP - Campeonato Paulista
- Rebaixados para a 2ª Divisão: América, São Bento, Rio Branco e Santo André
- Promovidos para a 1ª Divisão: Portuguesa, Rio Preto, Mirassol e Guarani

* Alguns estados não possuem mais de uma divisão.

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Copa São Paulo de Futebol Júnior 2008


Federação Paulista de FutebolA próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior terá início no dia 5 de janeiro e, como de costume, terá sua final realizada no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Novamente serão 88 equipes de todo o país, com a maior parte delas do Estado de São Paulo, divididas 22 grupos de quatro equipes cada.

A primeira edição ocorreu em 1969, com o título sendo conquistado pelo Corinthians, feito que a equipe paulista repetiu no ano seguinte. Desde então, vem sendo realizada todos os anos, com exceção de 1987, quando não houve disputa. Clique AQUI e veja a lista de campeões do torneio. O atual campeão é o Cruzeiro, que conquistou o título de 2007 ao derrotar o São Paulo nos pênaltis por 6x5, após empate no tempo normal em 1x1. A equipe mineira também teve o artilheiro da competição, Guilherme, que marcou 10 gols e, posteriormente, foi aproveitado na equipe principal do Cruzeiro.

Veja baixo a composição dos grupos da 39ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior:

Grupo A (São José do Rio Preto)
América (SP), Ceilândia (DF) Corinthians (SP), e Sorriso (MT)
Grupo B (Indaiatuba)
Bahia (BA), Primavera (SP), Santo André (SP) e Vespasiano (MG)
Grupo C (Louveira)
Campinas (SP), CENE (MS), Fortaleza (CE) e Paulista (SP)
Grupo D (Leme)
Coritiba (PR), Lemense (SP), Noroeste (SP) e Tocantinópolis (TO)
Grupo E (Taboão da Serra)
Juventude (RS), Juventus (SP), Pirambu (SE) e Taboão da Serra (SP)
Grupo F (Barueri)
Atlético (MG), Fluminense (BA), Grêmio Barueri (SP) e Marília (MA)
Grupo G (Araraquara)
Atlético (PR), Ferroviária (SP), Gênus Rondoniense (RO) e Jaguaré (ES)
Grupo H (Americana)
Criciúma (SC), Guarani (SP), Náutico (RR) e Rio Branco (SP)
Grupo I (Embu das Artes)
Figueirense (SC), Pão de Açúcar (SP), Vila Nova (GO) e Vilavelhense (ES)
Grupo J (Cerquilho)
Atlético Sorocaba (SP), Paraná (PR), Porto (PE) e Portuguesa (SP)
Grupo K (São Paulo)
ABC (RN), Barra do Garças (MT), Nacional (SP) e Santos (SP)
Grupo L (Porto Feliz)
América (MG), Brasiliense (DF), Rio Preto (SP) e São Bento (SP)
Grupo M (Guarulhos)
Flamengo (SP), Independência (AC), Internacional (RS) e Marília (SP)
Grupo N (São José dos Campos)
Flamengo (RJ), Nacional (AM), São José (SP) e Ypiranga (AP)
Grupo O (São Carlos)
Fluminense (RJ), Gurupi (TO), Mogi Mirim (SP) e São Carlos (SP)
Grupo P (Araras)
CSA (AL), Piauí (PI), São Paulo (SP) e União São João (SP)
Grupo Q (São Bernardo do Campo)
Botafogo (PB), Grêmio (RS), São Bernardo (SP), Ypiranga (PE)
Grupo R (Jacareí)
Goiás (GO), Jacareí (SP), Mato Gosso do Sul (MS) e Ponte Preta (SP)
Grupo S (Taubaté)
Paysandu (PA), Taubaté (SP), Vasco (RJ) e Vila Aurora (MT)
Grupo T (Rio Claro)
Americano (MA), Palmeiras (SP), Rio Claro (SP) e São José (RS)
Grupo U (Paulínia)
Avaí (SC), Paulínia (SP), São Caetano (SP) e Vitória (BA)
Grupo V (Hortolândia)
Cruzeiro (MG), Iraty (PR), Mirassol (SP) e SEV/Biônico (SP)


Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO