PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

História do Torneio de Wimbledon - Parte 2

Leia AQUI a primeira parte

Torneio de WimbledonA expansão das viagens aéreas em 1950 significou mais e mais estrangeiros competindo. Ao mesmo tempo os jogadores começaram a receber ajuda financeira. O Clube propôs, em 1959, que o campeonato fosse aberto a todos os jogadores. A mudança foi rejeitada pela Federação Internacional de Tênis e pela LTA (Associação Britânica de Tênis). Em 1967 a LTA voltou atrás e votou pela abertura do torneio. No ano seguinte foi realizado o primeiro "aberto". Rod Laver e Billie Jean King foram os campeões.

Bjorn BorgEm 1977 o campeonato celebrou seu centenário e, como parte das comemorações, foi aberto o Wimbledon Lawn Tennis Museum. Na mesma época o sueco Bjorn Borg foi o primeiro jogador a ganhar o torneio de simples cinco vezes seguidas, de 1976 a 1980. Cinco anos mais tarde, o alemão Boris Becker, com 17 anos, tornou-se o jogador mais jovem e o primeiro alemão a conquistar o título. Martina Navratilova, tcheca naturalizada norte-americana, foi campeã seis vezes consecutivas e, em 1990, bateu o recorde com nove vitórias no torneio.

A realeza britânica está associada ao clube desde 1907, quando Príncipe de Gales, acompanhado pela Princesa Mary, visitou o Worple Road Ground. Antes de sair, o príncipe aceitou o convite e assumiu a presidência do clube, onde permaneceu até 1910, com a ascensão do Rei George V ao trono. Este tornou-se patrono do clube, uma posição mantida por seus sucessores. O Rei George V e a Rainha Mary eram espectadores assíduos do campeonato, estando presentes de 1919 a 1934, com exceção de 1927 e 1929. A rainha foi ainda aos torneios realizados entre 1935 e 1951, perdendo apenas o de 1936.

Quando o rei e a rainha inauguraram o Church Round Ground, o Príncipe de Gales (futuro Rei Edward VIII) e o Príncipe Albert (futuro Rei George VI) estavam presentes. Em 1926, o Príncipe Albert competiu no Jubilee Championships em parceria com Sir Louis Greig, presidente do All England Lawn Tennis Club. O Rei George VI e a Rainha Elizabeth assistiram à final masculina de simples de 1947.

Em 1929 o príncipe George tornou-se presidente do clube e então começou a longa associação com a família Kent. Quando ele morreu, em 1942, sua esposa, a Duquesa de Kent (futura Princesa Marina), sucedeu-o durante os 26 anos seguintes.

Maiores Campeões até 2007:
- Masculino: William Renshaw (GBR) e Pete Sampras (EUA) - 7 títulos
- Feminino: Martina Navratilova (EUA) - 9 títulos

Últimos Campeões:
- Masculino: 2003 a 2007 - Roger Federer (SUI)
- Feminino: 2003 - Serena Williams (EUA), 2004 - Maria Sharapova (RUS), 2005 - Venus Williams (EUA), 2006 - Amélie Mauresmo (FRA), 2007 - Venus Williams (EUA)

Fonte: tenisbr@sil

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

1 Comentário:

P. L. F. V. disse...

Acho tênis um esporte muito legal mas não entendo quase nada até porque meio q não tenho onde assistir. Assisto melhores momentos de partidas de torneios importantes na Tv E+I mas só... talvez uma sugestão é ensinar aqui as regras do tênis pro pessoal que não entende muito, que tal hein ow? ~0_0~ hehe
Cadê nosso diretor de tênis do #sports (tawdry)?

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO