PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Brasileiro de 2008 poderá ter Série D


FBAAtenção Guarani, Volta Redonda, Paysandu e demais clubes que não se classificaram para a terceira fase da Série C. Na próxima temporada, estes clubes poderão disputar a Série D. Pelo menos, essa é a proposta do presidente da Futebol Brasil Associados (FBA), José Neves Filho. O dirigente propôs à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que a FBA - associação de clubes que disputam a Série B - passe a gerir a terceira divisão. Esta última seria desmembrada em duas divisões disputadas no sistema de pontos corridos: Séries C e D.

- Este é um projeto ainda embrionário, mas estamos aguardando uma resposta positiva da CBF. Gradualmente, queremos transformar a Série C em um campeonato mais organizado, com 20 clubes apenas e disputado no sistema de pontos corridos - analisou.

CBFNa fórmula atual, 64 clubes começaram a disputa da Série C. A primeira fase contou com 16 grupos de quatro clubes cada. Trinta e dois avançaram para a segunda fase e 16 estão agora na terceira. Na fase final, sobrarão oito equipes, que vão brigar por quatro vagas na Série B. A diminuição do número de clubes que disputam a Série C não é vista como problemática por José Neves Filho. Para ele, a solução é criar a quarta divisão, que também teria 20 clubes.

- Para reduzirmos o número de clubes é necessário que outra divisão seja criada. Eu não desejo ver clubes fechando as portas - disse.

A proposta do dirigente foi espelhada no modelo europeu, que contém geralmente quatro divisões. A idéia é valorizar todas as divisões e atrair patrocinadores. José Neves Filho argumentou que a proposta de reformulação das divisões inferiores do futebol brasileiro foi pensada a partir da atual situação crítica de clubes tradicionais, como Paysandu, Guarani e Bahia. Para ele, a criação da Série D beneficiará tanto os clubes grandes como os de menor investimento.

- Nossa idéia é organizar o futebol brasileiro e criar condições para que todos os clubes participem de competições niveladas - analisou.

Após a eliminação na Série C, o Paysandu, por exemplo, clube com uma das maiores torcidas do Pará, fica sem disputar competições até 2008. A proposta de reestruturação da Série C agradou a representantes do Rio de Janeiro que disputam ou disputaram a atual Série C. Para o presidente do Volta Redonda, Rogério Loureiro, o problema está nos estádios.

- Se a Série D for organizada como são as Séries A e B, eu concordo. Atualmente, os estádios dos clubes que disputam a Série C não reúnem condições de sediar jogos - disse.

O dirigente cita o exemplo do Estádio Antônio Acioly, do Atlético-GO.

- Estivemos lá recentemente e não tinha nem água no vestiário - disparou.

Jorge Vieira, diretor de futebol do América, também aprovou a idéia.

- Gostei da sugestão. O número de clubes na Série C precisa ser revisto - afirmou.

O presidente do Bragantino, Marco Chedid, é contra a mudança da Série C. Segundo o dirigente, a falta de dinheiro é o principal empecilho. Ele cita a Série B, dizendo que a competição passa por dificuldades financeiras e que o mesmo aconteceria com as Séries C e D.

Fonte: LanceNet

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

3 Comentários:

P. L. F. V. disse...

Gostei muito dessa idéia de Série D hein ow, realmente pode tornar as divisões "inferiores" do futebol brasileiro MUITO mais organizadas.
E o #Sports já está preparado pra cobertura de uma eventual Série D hein ow @_@

André Luiz Velloso disse...

Eu particularmente achava melhor que se criasse uma Série C nos moldes das Série A e B atuais ou da Série B naquele modelo de classificar os 8 melhores depois de um turno; aí criava uma Série D nos moldes da Série C atual. Do jeito que estão propondo, o número de clubes disputando a competição nacional diminuiria, o que vai contra o que o próprio cara falou ali sobre não fechar clubes. Precisa ter mais times disputando... Se fosse do jeito que eu falei, seriam 124 times disputando as quatro divisões.

P. L. F. V. disse...

É, realmente essa sua idéia é muito boa também...

O_O

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO