PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Odisséia para uma participação histórica

Desde a fundação da federação de futebol do país, em 1948, o Iraque participou de inúmeras competições internacionais. Não só a seleção, mas também clubes nacionais obtiveram êxito em competições asiáticas e entre países árabes. Alguns exemplos são os títulos da seleção na Copa do Golfo (1979, 1984 e 1988), quatro títulos da Copa Pan-Arábica e o 4º lugar nas Olimpíadas de 2004; entre os clubes, pode-se citar os títulos do Al-Rasheed na Copa dos Campeões Árabes em 1985, 1986 e 1987 e do Al-Shorta, na mesma competição, em 1981.

Mas aqui vou falar do que talvez tenha sido o maior êxito do futebol iraquiano: a classificação e a participação histórica na Copa do Mundo de 1986, no México. A participação do país nas eliminatórias asiáticas teve início no dia 15 de março de 1985, com uma goleada sobre o Líbano por 6x0. Três dias depois, o mesmo adversário e o mesmo resultado, ambos os jogos tendo sido disputados no Kuwait. Ainda valendo pela 1ª fase, os iraquianos derrotaram a Jordânia por 3x2 e 2x0, perdendo para o Catar por 3x0 e vencendo o mesmo adversário por 2x1 na última partida. Com a 1ª colocação no grupo, o Iraque avançou para a fase seguinte.

Vale lembrar que o Iraque não disputava em seu próprio território as partidas em casa, pois estava em pleno andamento a Guerra Irã-Iraque, que durou de 1979 a 1988. Várias destas partidas foram disputadas em Taif, na Arábia Saudita.

Na segunda fase tiveram pela frente a forte equipe dos Emirados Árabes, vencendo por 3x2 fora de casa e perdendo “em casa” por 2x1. Avançaram por terem marcado mais gols fora de casa. Na terceira e última fase foi a vez de enfrentar outra equipe árabe: a Síria. Quem sobressaísse no confronto teria garantida a sua classificação para a Copa do Mundo, que seria a primeira vez, independente do país classificado. Jogando em Damasco, no 1º jogo, houve empate sem gols. No segundo jogo, em campo neutro, o Iraque venceu por 3x1 e classificou-se para a Copa do Mundo.

A equipe estreava então na Copa contra o Paraguai em Toluca, no dia 4 de junho, formada com: Salman; Allawe, Mahmoud, Salim e Al-Roubai; Abidoun, Amaiesh, Hanna e Mohammed; Hassan e Shihab. Pederam por 1x0, gol marcado por Romerito. Quatro dias depois era a vez de enfrentar os belgas e foi neste jogo que o Iraque marcou seu único gol na história das copas: Amaiesh marcou aos 22 minutos do segundo tempo, diminuindo para 2x1 o placar, que seria definitivo.

Na última partida enfrentaram os anfitriões mexicanos, que marcaram o único gol da partida aos 9 minutos da etapa final no Estádio Azteca perante mais de cem mil espectadores. Desde então, o Iraque nunca mais conseguiu classificar-se para a maior festa do futebol mundial e, na verdade, não conseguiram chegar muito perto de repetir o feito.

______________________________________________

No Canal #Sports:






Fonte:
http://www.rsssf.com


http://www.canalsports.com.br

2 Comentários:

Anônimo disse...

Por tudo que o Iraque tem passado, seria muito bom se a equipe conseguisse a classificação para a copa, mas essa guerra que ela vivencia na atualidade é uma das mariores causas do seu fracasso.

P. L. F. V. disse...

~ @ _ @ ~
Seria legal mesmo ver o Iraque aparecer em grandes competições novamente.

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO