PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Mais uma tentativa do futebol cubano


Aparecer como surpresa na Copa Ouro de 2007. Este era o objetivo do futebol cubano no torneio de seleções da CONCACAF deste ano para, quem sabe, usá-lo como trampolim para a modalidade no país.

“Tentaremos a classificação para a segunda fase. Tivemos pouco tempo para treinar mas estamos em forma, nossa defesa é segura e só falta vencer nosso fantasma: marcar gols”, disse o capitão da equipe, Yenier Márquez, antes de começar competição. Ainda segundo Márquez, dentre os três adversários da primeira fase – México, Honduras e Panamá – o jogo contra os mexicanos seria crucial.

Cuba disputou quatro amistosos no Chile como preparação, mas os resultados não foram bons: um empate e três derrotas. Estreou na Copa Ouro contra o México e por pouco não surpreenderam os adversários. Perderam por 2x1, tendo saído na frente e cedendo a virada numa falha do goleiro cubano. A segunda partida foi o melhor resultado, um empate em 2x2 contra o Panamá. Uma goleada na última partida diante de Honduras por 5x0 terminou com o sonho de seguir adiante na competição.

Na verdade, não é nada fácil para o futebol cubano, assim como várias outras modalidades, viver à sombra do baseball, que é indubitavelmente o esporte mais popular no país. No entanto, eles mostram-se otimistas e continuam afirmando que podem surpreender num futuro próximo e estão trabalhando para isso. O atacante Leonel Duarte, com apenas 19 anos mas com dois anos de experiência na seleção do país, afirma que “o importante é manter a confiança e ter certeza de que é possível, mantendo a equipe unida para seguir adiante”.

Ter jogado novamente nos Estados Unidos tem um significado especial, explica Márquez, que já disputou três edições da Copa Ouro. “O público nos aplaudiu novamente e fomos bem tratados. O fundamental, para nós, é jogar bem e obviamente não gostamos de perder para ninguém, menos ainda se for para os Estados Unidos”, assinalou o jogador.

Na edição anterior do torneio, Cuba perdeu todos os jogos que disputou (4x1 para os Estados Unidos, 3x1 para a Costa Rica e 2x1 para o Canadá). Já em 2003, conseguiram uma vitória (2x0 sobre o Canadá) e perderam dois jogos (3x0 para a Costa Rica e 5x0 para os Estados Unidos). Agora a equipe deverá se preparar para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, tentando repetir o feito de 1938, quando disputaram pela única vez a principal competição mundial entre seleções.

______________________________________________________

No Canal #Sports:




Fontes:
http://www.granma.cu
http://www.terra.com/deportes


http://www.canalsports.com.br

2 Comentários:

P. L. F. V. disse...

Realmente Cuba ainda não tem força nenhuma no futebol, o forte deles é Baseball e Volei, mas quem sabe num futuro o futebol cubano não possa aparecer como "azarão", ou algo do tipo...

Anônimo disse...

Mesmo não sendo forte no futebol, gostaria muito de ver um dia a seleção cubana chegar a uma copa do mundo. Quem sabe né!!

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO