PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Temporada 1968-69 da NBA: 11º título em 13 anos para os Celtics

Em 1968 Wilt Chamberlain foi trocado pela segunda (e última) vez em sua carreira, desta vez para os Lakers. Parecia que finalmente a equipe poderia finalmente conquistar seu primeiro título em Los Angeles, mas novamente o sonho teria que adiado. A temporada também ficou marcada pelo surgimento de duas novas estrelas, Elvin Hayes (San Diego Rockets) e Wes Unseld (Baltimore Bullets), e duas novas equipes (Phoenix Suns e Milwaukee Bucks).

Boston Celtics (escudo antigo)
A equipe dos Celtics caía de rendimento com sua equipe cheia de veteranos, ficando apenas na quarta colocação do Leste na temporada regular. Baltimore, com 57-25, foi a equipe de melhor campanha, mas acabou sucumbindo sem resistência diante dos Knicks nos playoffs, enquanto Boston ressurgia na vitória por 4-1 sobre os 76ers. Na final do Leste, o bom e velho Bill Russell liderou os Celtics na vitória por 4-2 na série diante da equipe de Nova York. No Oeste os Lakers de Chamberlain e Jerry West foram os melhores na temporada regular com 55-27, chegando, mais tarde, à decisão da divisão diante de Atlanta, a nova casa dos Hawks, outrora sediado em St. Louis. Lakers e Celtics teriam nova chance de se enfrentar na decisão do título.

Boston Celtics (1968-69)
Desta vez os Lakers começaram a decidir em casa e venceram os dois primeiros jogos da série, que se mostraram uito equilibrados: 120-118 e 118-112. Contudo, os Celtics revidaram e venceram os jogos 3 e 4, respectivamente por 111-105 e 89-88. Em vitórias alternadas com mando de quadra, Lakers e Celtics venceram as partidas seguintes, ficando a grande decisão para o jogo 7 na Califórnia. Naquele dia, nem mesmo os 42 pontos, 13 rebotes e 12 assistências de Jerry West foram suficientes para impedir a vitória apertada do Boston Celtics por 108-106, com uma cesta de Don Nelson no final da partida para garantir o 11º título dos Celtics em 13 temporadas. Três meses depois da comemoração, o astro Bill Russell anunciou sua aposentadoria, dando mais impulso para a renovação do elenco de Boston.

Referências: NBA.com e Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO