PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 22 de outubro de 2011

Taça Libertadores da América 1986: o primeiro título do River Plate

Na 27ª edição da Libertadores da América, disputada em 1986, houve a consagração de mais um novo campeão. O River Plate conquistava pela primeira vez o mais importante torneio sul-americano depois de passar por equipes como Boca Juniors (ARG), Peñarol (URU) e os campeões do ano anterior, o Argentinos Juniors (ARG), que foram direto para a segunda fase em função deste mesmo título.

River Plate (1986)
Embora, em tese, tivesse um grupo bastante difícil na primeira fase, o River Plate ficou em primeiro lugar sem problemas, ao vencer cinco das seis partidas. Ficaram pelo caminho o rival Boca Juniors (ARG), o Peñarol (URU) e o Montevideo Wanderers (URU). Com isso a equipe classificou-se para a segunda fase, ficando no mesmo grupo dos atuais campeões, Argentinos Juniors (ARG), e do Barcelona (EQU). Foi necessário um jogo extra para que o River conquistasse, mesmo com o empate, devido à sua melhor campanha, para eliminar o Argentinos Juniors e garantir sua vaga na decisão. Do outro lado, pela segunda vez consecutiva, o América (COL) se classificava para a decisão ao eliminar Bolívar (BOL) e Olimpia (PAR). Foi diante deste último adversário que os colombianos garantiram a vaga com uma vitória por 1x0 no último jogo, quando os paraguaios jogavam pelo empate.

O Estádio Pascual Guerrero, em Cali, foi o palco no jogo de ida, mas os argentinos não se intimidaram e marcaram o primeiro gol aos 22 minutos por intermédio de Funes. Apenas três minutos depois, o River ampliou, com gol assinalado por Alonso. A vantagem que os argentinos obtiveram foi diminuída no início do 2º tempo, com gol de Cabañas, mas foi levada para o jogo de volta. Em Buenos Aires, com os 2x1 conquistados fora de casa, o River Plate soube administrar a partida. Em jogo apitado pelo brasileiro José Roberto Wright, Funes, que havia marcado um dos gols na Colômbia, fez o gol da vitória que confirmou o primeiro título do River Plate na história da Taça Libertadores da América.

River Plate
1ª Fase
09/07, Boca Juniors (ARG) 1x1 River Plate
16/07, Montevideo Wanderers (URU) 0x2 River Plate
24/07, Peñarol (URU) 0x2 River Plate
06/08, River Plate 3x1 Peñarol (URU)
14/08, River Plate 4x2 Montevideo Wanderers (URU)
20/08, River Plate 1x0 Boca Juniors (ARG)

Fase Semifinal
04/09, Argentinos Juniors (ARG) 0x0 River Plate
16/09, Barcelona (EQU) 0x3 River Plate
23/09, River Plate 4x1 Barcelona (EQU)
26/09, River Plate 0x2 Argentinos Juniors (ARG)
04/10, River Plate 0x0 Argentinos Juniors (ARG)

Finais
22/10, América (COL) 1x2 River Plate
29/10, River Plate 1x0 América (COL)

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: Monumental de Nuñez (Buenos Aires, Argentina)
Data: 29 de outubro de 1986
Público: 74.300
Gol:
69’ - RIV 1x0 AME (Funes)

River Plate: Pumpido; Gordillo, Gutiérrez, Ruggeri e Montenegro; Gallego, Alsono e Alfaro (Gómez); Enrique, Alzamendi (Sperandío) e Funes – Técnico: Héctor Veira
América (COL): Falcioni; Valencia (De Ávila), Esterilla, Luna e Porras; Ischia, Aquino (Alex Escobar) e Cabañas); Ortíz, Gareca e Battaglia – Técnico: Gabriel Ochoa Ubire

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO