PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Taça Libertadores da América 1979: o primeiro título do Olimpia

A Libertadores da América chegava à sua 20ª edição em 1979 e aquele foi um ano de suspresas. Pela primeira vez um clube paraguaio era campeão do torneio, sendo que não chegavam à decisão desde 1960, na primeira edição. E não foi apenas isso: o Olimpia derrotou na decisão a forte equipe bicampeã do Boca Juniors, que havia entrado diretamente na fase semifinal pelo fato de ter sido campeã no na anterior.

Olimpia (1979)
Na primeira fase o Olimpia enfrentou o Sol de América (PAR), o Bolívar (BOL) e o Jorge Wilstermann (BOL). Sem muitas dificuldades, os paraguaios venceram cinco jogos e perderam apenas um, classificando-se, assim, para a fase seguinte. Na segunda fase o Olimpia precisou deixar para trás o Guarani (BRA) e o Palestino (CHI), tendo garantido a primeira colocação com uma rodada de antecedência. No outro grupo os atuais campeões, Boca Juniors, precisaram de um jogo extra, o qual venceram por 1x0, para eliminar o Independiente (ARG), tendo antes deixado para trás também o Peñarol (URU).

O primeiro jogo da decisão foi disputado em Assunção, no Paraguai. Com apenas dois minutos o placar estava aberto: Aquino fez 1x0 para o Olimpia. Ainda no primeiro tempo os paraguaios fizeram o segundo gol, desta vez por intermédio de Piazza, aos 27 minutos. Os placar de 2x0 permaneceu inalterado no Estádio Defensores Del Chaco e o Olimpia ia para Buenos Aires com uma boa vantagem. Em La Bombonera o Olimpia soube segurar a forte pressão dos argentinos e jogo terminou sem gols. O placar de 0x0 era mais do que suficiente para o Olimpia entrar para história como o primeiro – e até hoje único – clube paraguaio a conquistar a Taça Libertadores da América.

Olimpia (PAR)
1ª Fase
23/03, Olimpia 2x1 Sol de América (PAR)
29/03, Jorge Wilstermann (BOL) 0x2 Olimpia
03/04, Bolívar (BOL) 2x1 Olimpia
05/04, Sol de América (PAR) 0x1 Olimpia
08/04, Olimpia 4x2 Jorge Wilstermann (BOL)
18/04, Olimpia 3x0 Bolívar (BOL)

Fase Semifinal
04/05, Olimpia 2x1 Guarani (BRA)
09/05, Palestino (CHI) 0x2 Olimpia
16/05, Olimpia 3x0 Palestino (CHI)
24/05, Guarani (BRA) 1x1 Olimpia

Finais
22/07, Olimpia 2x0 Boca Juniors (ARG)
27/07, Boca Juniors (ARG) 0x0 Olimpia

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: La Bombonera (Buenos Aires, Argentina)
Data: 27 de julho de 1979
Público: 65.000

Boca Juniors: Gatti, Pernía, Sá, Capurro, Bordón, Benítez, Suñé, Zanabria (Salguero), Mastrángelo, Salinas e Rocha (Palacios) – Técnico: Juan Carlos Lorenzo
Olimpia: Almeida, Solalinde, Paredes, Jiménez, Piazza, Torres (Guasch), Kiese, Talavera, Isasi, Villalba e Aquino (Delgado) – Técnico: Luis Cubilla

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO