PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

terça-feira, 12 de abril de 2011

Taça Libertadores da América 1969: o bicampeonato do Estudiantes

A décima edição da Taça Libertadores da América foi disputada em 1969, mas não contou com a participação de clubes brasileiros nem argentinos, com exceção do Estudiantes, campeão no ano anterior. Assim, disputaram a primeira fase 16 clubes divididos em quatro grupos e a equipe de La Plata passou direto para a fase semifinal.

Estudiantes (1969)
Os dois melhores de cada grupo passaram para a segunda fase e foram divididos novamente em três grupos: um grupo com duas equipes e dois grupos com três. Os primeiros colocados de cada grupo, Universidad Católica (CHI), Nacional (URU) e Peñarol (URU), se juntaram ao Estudiantes para a disputa das semifinais. Os rivais uruguaios se enfrentaram e o Nacional levou a melhor, enquanto o Estudiantes passava sem dificuldades, com duas vitórias por 3x1, sobre os chilenos do Universidad Católica.

Na decisão entre argentinos e uruguaios, novamente a equipe do Estudiantes obteve duas vitórias, sem a dificuldade que era de se esperar num confronto desse porte. Flores marcou o gol da vitória em Montevidéu no primeiro jogo e também abriu o placar aos 22 minutos na segunda partida. Ainda no primeiro tempo o gol de Conigliaro, aos 37 minutos, serviu para ampliar a vantagem pra 2x0 e o Nacional, do goleiro brasileiro Manga e dirigido pelo também brasileiro Zezé Moreira, não conseguiria reagir. Com duas e vitória e sem sofrer gols nos jogos decisivos, o Estudiantes conquistava o bicampeonato da Libertadores da América em 1969.

Estudiantes (escudo antigo)
Semifinais
01/05, Universidad Católica (CHI) 1x3 Estudiantes
07/05, Estudiantes 3x1 Universidad Católica (CHI)

Finais
15/05, Nacional (URU) 0x1 Estudiantes
22/05, Estudiantes 2x0 Nacional (URU)

FICHA TÉCNICA DO ÚLTIMO JOGO
Estádio: La Plata (La Plata, Argentina)
Data: 22 de maio de 1969
Público: 55.000
Gols:
22' - EST 1x0 NAC (Flores)
37' - EST 2x0 NAC (Conigliaro)

Estudiantes: Poletti, Togneri, Aguirre Suárez, Madero, Malbernat, Bilardo, Pachamé, Flores, Rudzky, Conigliaro e Verón – Técnico: Osvaldo Zubeldía
Nacional: Manga, Ubiña, Ancheta, Em.Alvarez, Mujica, Montero Castillo, Prieto, Espárrago, Cubilla, Garcia (Silveira) e Morales – Técnico: Zezé Moreira

Referências: RSSSF e Bola na Área

Foto: Museu Virtual do Futebol / El Gráfico

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO