Copa dos Campeões 1977-78: o bicampeonato do Liverpool
O Liverpool chegou ao bicampeonato da Copa dos Campeões em 1977/78 muito graças a Kenny Dalglish, contratado ao Celtic (ESC) para substituir Kevin Keegan, que partira para jogar no futebol alemão pelo Hamburgo (AL.OC.). O gol do jogador escocês, aos 19 minutos do segundo tempo, fez a diferença entre os ingleses e a equipe surpresa da temporada, o Brugge (BEL), na final disputada em Wembley.
O Brugge, treinado por Ernst Happel, chegou à grande final com uma longa lista de desfalques, o que fazia todos acreditarem numa vitória fácil do Liverpool. Os números não enganavam: em três jogos em casa, os ingleses marcaram 12 gols contra Dynamo Dresden (AL.OR.), Benfica (POR) e Borussia Mönchengladbach (AL.OC.). Os alemães, que haviam eliminado o Estrela Vermelha (IUG) e o Wacker Innsbruck (AUT), não sobreviveram em Anfield, apesar de terem ganho por 2x1 no jogo de ida na Alemanha. Ray Kennedy, Jimmy Case e Dalglish marcaram os gols em Liverpool para a equipe que se tornou no "carrasco" do Borussia Mönchengladbach, que já havia perdido duas finais de competições europeias para os ingleses.
Situação semelhante teve o Brugge, que fora derrotado pelo Liverpool na final de 1975/76 da Copa da UEFA. Entretanto, os belgas mostraram o seu valor até a final, tendo deixado para trás clubes como Atlético de Madrid (ESP) e Juventus (ITA). O ponto alto foi a reviravolta frente os italianos, que ganharam por 1x0 em Turim, mas perderam por 2x0 na Bélgica. Na grande decisão, porém, Dalglish encarregou-se de acabar com essas pretensões belgas graças a um golaço, o único do jogo, que daria o bicampeonato à equipe vermelha de Liverpool.
Oitavas-de-Final
19/10/77, Liverpool 5x1 Dynamo Dresden (AL.OR.)
02/11/77, Dynamo Dresden (AL.OR.) 2x1 Liverpool
Quartas-de-Final
01/03/78, Benfica (POR) 1x2 Liverpool
15/03/78, Liverpool 4x1 Benfica (POR)
Semifinais
29/03/78, Borussia Mönchengladbach (AL.OC.) 2x1 Liverpool
12/04/78, Liverpool 3x0 Borussia Mönchengladbach (AL.OC.)
Final
10/05/78, Liverpool 1x0 Brugges (BEL)FICHA TÉCNICA DA FINAL
Estádio: Wembley (Londres, Inglaterra)
Data: 10 de maio de 1978
Público: 92.500
Gols:
64' - 1x0 (Dalglish)
Liverpool: Clemence; Neal, Thompson, Hansen, Hughes; McDermott, Kennedy, Souness; Case (Heighway), Fairclough, Dalglish – Técnico: Robert Paisley
Brugge: Jensen; Bastijns, Krieger, Leekens, Maes (Volders); Cools, Decubber, Vandereycken, Kü (Sanders); Simeon, Sörensen – Técnico: Ernst Happel
Referências: RSSSF e UEFA
Foto: www.retroreds.co.uk
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!
2 Comentários:
Hi, here you can find tons of beuty porn videos and photos. Enjoy us and be happy!
Всем привет! Приглашаю Вас на мой личный блог про непознанное [url=http://ufoblog.co.tv ][b]находили ли нло
[/b][/url]
Postar um comentário