PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sábado, 22 de maio de 2010

Viktoria Frankfurt: A história do nômade Vorwärts Berlin

O título da postagem parece um pouco sem sentido, mas tudo fica mais claro ao conhecermos a história do clube atualmente conhecido como Viktoria Frankfurt ou, oficialmente, Frankfurter Fußball-Club Viktoria 91 e.V

Escudos Antigos
O clube foi originalmente fundado como um clube ligado ao exército alemão e se chamava SV Vorwärts der HVA Leipzig, na cidade de Leipzig, em 1951. Uma das características do futebol alemão oriental após a Segunda Guerra Mundial, sob a ocupação soviética e sob o regime socialista alemão, era a facilidade em tomar decisões para manipular clubes de futebol e outros esportes de várias maneiras, fosse por motivos políticos ou não. Assim, em 1953 a equipe mudou-se para a cidade de Berlim, sendo renomeada para ZSK Vorwärts Berlin.

Elenco em 1970-71


(Elenco da temporada 1970-71)


Em outubro de 1956 a equipe passou a ter outra denominação, ainda que parecida, sendo agora conhecida como ZASK Vorwärts Berlin. Quatro meses depois, nova mudança: agora era ASK Vorwärts Berlin. Pouco antes, em 1954, o clube entrou numa grande fase após conquistar a Copa da Alemanha Oriental. Conquistou o campeonato nacional em 1958, 1960, 1962 e 1965, além de chegar perto do triunfo na copa nacional em 1956. O êxito do clube perdurou mesmo após nova mudança de nome, agora passando a chamar-se FC Vorwärts Berlin, vindo a conquistar os títulos nacionais de 1966 e 1969. Na temporada 1969-70 a equipe chegou às quartas-de-final da Copa dos Campeões da Europa.

Viktoria FrankfurtEm 1971 o nômade saía novamente de sua casa e partia, desta vez para Frankfurt. O objetivo era substituir a equipe patrocinada pela polícia secreta, o Dynamo Frankfurt, que acabara de ser extinto. Na década de 1980 o clube voltou a ter boas campanhas e chegou a disputar a Copa da UEFA em quatro oportunidades. Depois da reunificação alemã em 1990, o clube deixou de ser ligado ao exército e passou a denominar-se FC Victoria Frankfurt/Oder. Com problemas financeiros, o clube teve que se reorganizer e passou a chamar-se Frankfurter FC Viktoria 91 (Viktoria Frankfurt) em 1993, e acabou tendo rebaixamentos sucessivos até chegar onde está hoje, na Verbandsliga Brandenburg, um dos grupos do que seria equivalente à 6ª Divisão da Alemanha.

Referência: Wikipedia
Foto: http://dspace.dial.pipex.com/bob.dunning/boband.htm
Site Oficial do Clube: www.ffcviktoria91.de

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO