PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

História e evolução do Lançamento de Dardo

O Lançamento de Dardo é uma das modalidades do Atletismo praticada em todo o mundo e que faz parte dos Jogos Olímpicos desde 1908, em Londres. Acredita-se que o esporte tenha origem ainda na pré-história, seja como instrumento de caça, seja como arma para luta. Como esporte, já era praticado nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga integrado ao pentatlo.

O dardo é um objeto em forma de lança, feito de metal, fibra de vidro ou fibra de carbono. Seu tamanho e peso variam da competição masculina para a feminina. Os homens usam um dardo de 2,7 metros de comprimento e pesando 800 gramas, enquanto as mulheres usam um dardo um pouco mais leve, com 600 gramas, medindo 2,3 metros de comprimento.

Movimento
O atleta corre para tomar impulso e lança o dardo numa pista de lançamento com 34,9 metros de comprimento e 4 metros de largura. O lançador faz um giro rápido com o corpo e lança. O dardo costuma sair das mãos do atleta a uma velocidade em torno de 100 km/h. Após o voo, o dardo crava na grama e a marca obtida pelo atleta é medida pelos juízes, desde a área de lançamento até o ponto onde o dardo tocou no solo. O lançador é desclassificado se sair da zona de lançamento antes, durante ou depois do lançamento ou se o dardo tocar o solo sem ser pela sua ponta dianteira.

As competições de lançamento de dardo iniciam-se com três rodadas de lançamentos para cada atleta. Após esta fase, os oito melhores resultados são apurados para realizar mais três lançamentos. Ao final da prova, o atleta que obtiver a maior distância num lançamento válido é declarado vencedor.

Erik Lemming
Os países escandinavos, em particular a Finlândia, têm uma longa tradição na modalidade e, entre si, conquistaram 14 das 39 medalhas de ouro olímpicas do dardo até hoje. Entretanto, um dos atletas mais bem sucedidos nesta modalidade é o tcheco Jan Železný, vencedor de três medalhas de ouro olímpicas (1992, 1996 e 2000) e que detém o recorde mundial de 98,48 metros e o recorde olímpico de 90,17 metros.

Referências: InfoEscola e Wikipedia

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

Seja o primeiro a comentar

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO