PLACARES AO VIVO - FUTEBOL

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

NASCAR: Evolução da Stock Car americana - Parte 1


NASCARAo longo dos 58 anos de história da NASCAR, os carros de corrida foram transformados nas verdadeiras máquinas tecnológicas que vemos hoje voando por circuitos também muito modernos. Para falar sobre a evolução dos carros da principal categoria, hoje a Nextel Cup Series, é necessário voltar ao final dos anos 40. Quando a NASCAR foi criada, em 1948, não havia muitos modelos novos de carros, pois era o início do pós-guerra. O sentimento era de que os fãs de automobilismo não teriam interesse em ver carros novos correndo pelas pistas enquanto eles mesmos tinham de dirigir automóveis mais antigos, dos tempos de antes da Segunda Guerra Mundial.

NASCAR em 1949No entanto, em 1949, o presidente da NASCAR, Bill France Sr., repensou a idéia de corridas utilizando carros usados nas ruas das cidades pelos cidadãos comuns. Visto que nenhuma outra organização havia acenado com esta idéia, ele imaginou que poderia dar certo e atrair o interesse dos norte-americanos. O sucesso da categoria hoje mostra que ele tinha razão.

NASCAR em 1949Do ponto de vista dos pilotos, preparar um carro para as corridas nem era tão caro assim, até porque, além de fazer os acertos necessários ao motor, nada mais podia ser modificado nos primeiros carros usados na categoria. Todos os vidros ficavam intactos, por exemplo. Algo muito encorajado, entretanto, foi a grande diversidade de montadoras que poderiam colocar seus carros na pista. No início da NASCAR, eram nove: Buick, Cadillac, Chrysler, Ford, Hudson, Kaiser, Lincoln, Mercury e Oldsmobile. Alguns dos maiores problemas eram os desgastes dos pneus e as quebras de direção e suspensão, causados pela utilização dos carros num ambiente para o qual não foram projetados. Isto que acabou forçando os engenheiros a pensar em novas soluções.

Fonte: NASCAR

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

1 Comentário:

P. L. F. V. disse...

Muito boa idéia mesmo, é uma coisa "diferente" e bem atrativa.

SEGUIDORES

CANAL #SPORTS ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO