Temporada 1961-62 da NBA: Celtics campeões na temporada dos gigantes
A temporada 1961-62 ficou conhecida como a “temporada dos gigantes”. Wilt Chamberlain e Oscar Robertson fizeram o inimaginável. Chamberlain teve média de 50,4 pontos em 48,5 minutos por partida, além de alcançar a incrível marca dos 100 pontos na vitória por 169-147 sobre o New York Knicks, na memorável noite de 2 de março de 1962. Robertson, por sua vez, teve média de um triple-double por partida: 30,8 pontos, 12,5 rebotes e 11,4 assistências. Desde então, ninguém alcançou qualquer destes feitos.
Mesmo com todas estas atuações impressionantes, o Philadelphia Warriors de Wilt Chamberlain e o Cincinnati Royals de Oscar Robertson sequer conseguiram chegar à decisão da NBA. Os Celtics dominaram no Leste mais uma vez, conquistando 60 vitórias e perdendo apenas 20 partidas, enquanto os Lakers tinham a melhor campanha no Oeste, com 54 vitórias e 26 derrotas. A final do Leste teve vitória de Boston sobre o Philadelphia Warriors por 4-3 em grandes embates entre Chamberlain e Bill Russell, enquanto a final do Oeste viu os Lakers deixarem o Detroit Pistons para trás em seis jogos, valendo ressaltar a queda de rendimento do St. Louis Hawks, que nem chegou aos playoffs.
Boston venceu a primeira partida da decisão em casa, mas sofreu a virada para os Lakers nas duas partidas seguintes. O jogo 4 foi vencido pelos Celtics na Califórnia por 115-103, mas os Lakers novamente venceram fora de casa e ficaram pela segunda vez à frente na série ao derrotar os rivais por 126-121. Com a série liderada por Los Angeles por 3-2, o sexto jogo era de vida ou morte para os Celtics, que acabaram prevalecendo fora de casa com uma vitória por 119-105. Seria no dia 18 de abril o sétimo e decisivo jogo no Boston Garden. Frank Selvy perdeu a chance da vitória para os Lakers no tempo normal e a partida foi para a prorrogação, na qual Boston prevaleceu e venceu por 110-107, virando a série para 4-3 e conquistando seu quarto título consecutivo e o quinto no total.
Referências: NBA.com e Wikipedia
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!