Copa dos Campeões 1972-73: o tricampeonato do Ajax
O que o resto do mundo do futebol viria a descobrir na Copa do Mundo, disputada no ano seguinte na Alemanha Ocidental, a Europa conheceu em maio de 1973. E o que descobriram foi que havia algo de especial na geração de jogadores do Ajax liderada por Johan Cruyff. O clube de Amesterdã iria escrever mais uma página dourada na história da Copa dos Campeões, quando uma vitória sobre a Juventus (ITA) em Belgrado, por 1x0, fez da equipe a primeira a conseguir conquistar três títulos consecutivos depois do feito do Real Madrid (ESP), na década de 1950.
O feito revelou-se ainda mais notável ao se levar em conta que nove jogadores estiveram presentes nas campanhas dos três títulos. Apesar de ter sido uma vitória alcançada pela margem mínima, com Johnny Rep a assinalar o único gol, a mesma não refletiu a superioridade dos holandeses. Bem mais contundentes foram as vitórias no Santiago Bernabeu, por 1x0, no jogo de volta das semifinais contra o Real Madrid, a goleada de 4x0 sobre o Bayern de Munique (AL.OC.) nas quartas-de-final e a eliminação tranquila sobre o CSKA Sofia (BUL) ainda na segunda fase.
Mas, enquanto o Ajax garantia sua presença na final, a equipe da Juventus enfrentava dificuldades. Depois de ter vencido o Újpest (HUN) nas quartas-de-final, o clube de Turim envolveu-se, depois, numa controversa semifinal diante do Derby County (ING). O confronto foi decidido na partida de ida, na Itália, onde os italianos venceram por 3x1 (a segunda partida terminou 0x0), mas o resultado ficaria manchado pelos protestos dos ingleses em relação à arbitragem. Na grande decisão, no Estádio Estrela Vermelha, o Ajax venceu a Juventus pelo placar de 1x0 e conquistou o tricampeonato europeu em 1972/73.
Oitavas-de-Final
08/11/72, CSKA Sofia (BUL) 1x3 Ajax
29/11/72, Ajax 3x0 CSKA Sofia (BUL)
Quartas-de-Final
07/03/73, Ajax 4x0 Bayern de Munique (AL.OC.)
21/03/73, Bayern de Munique (AL.OC.) 2x1 Ajax
Semifinais
11/04/73, Ajax 2x1 Real Madrid (ESP)
25/04/73, Real Madrid (ESP) 0x1 Ajax
Final
30/05/73, Ajax 1x0 Juventus (ITA)FICHA TÉCNICA DA FINAL
Estádio: Estrela Vermelha (Belgrado, Iugoslávia)
Data: 30 de maio de 1973
Público: 91.700
Gols:
04' - 1x0 (Rep)
Ajax: Stuy; Suurbier, Hulshoff, Blankenburg, Krol; Neeskens, G.Mühren, Haan; Rep, Cruijff, Keizer – Técnico: Stefan Kovács
Juventus: Zoff; Salvadore, Marchetti, Morini, Longobucco; Causio (Cuccureddu), Furino, Capello; Altafini, Anastasi, Bettega (Haller) – Técnico: Cestmir Vycpalek
Referências: RSSSF e UEFA
Foto: UEFA.com
Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!